Todo mundo sonha com uma aposentadoria digna. Independentemente do grau de instrução, profissão ou área de trabalho, todas as pessoas desejam chegar à terceira idade podendo desfrutar dos resultados de seu trabalho, recebendo uma recompensa à altura de tudo o que foi conquistado ao longo da vida.
A aposentadoria é um benefício concedido a todos os trabalhadores brasileiros, e vale tanto colaboradores de uma empresa, autônomos, empresários ou profissionais liberais que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e possuem uma idade mínima previamente determinada.
No caso de funcionários contratados por uma empresa, o INSS já vem descontado em folha de pagamento. Pessoas que não possuem carteira registrada, por sua vez, precisam quitar o Guia da Previdência Social para obter a renda. Existem 4 maneiras de receber a aposentadoria: por idade, por invalidez, casos especiais e por tempo de contribuição.
[php_everywhere instance=”2″]
Como calcular a aposentadoria
De acordo com o Ministério da Previdência Social, trabalhadores que desejam solicitar a aposentadoria por tempo de serviço precisam estar atentos à soma de sua idade ao tempo de contribuição trabalhista. Mulheres precisam somar 85, enquanto os homens precisam somar 95 anos no total.
Por exemplo: Uma mulher de 50 anos que tenha trabalhado por um período de 35 anos pode obter sua aposentaria, uma vez que a soma total é de 85 (50 + 35 = 85). O mesmo vale para um homem de 55 de anos que tenha trabalhado 40 anos, ele também poderá obter o benefício, pois a soma é de 95 (55+ 40 = 95).
Além disso, é necessário também que o trabalhador comprove a carência de 180 meses de contribuição, ou seja, comprovar pagamento do INSS durante 15 anos para receber a aposentadoria sem a aplicação do fator previdenciário.
Este artigo foi útil para você? Então não se esqueça de curtir e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Cube29 / Shutterstock