O atual cenário socioeconômico do País, a exigência do mercado por empresas de alta qualidade e a grande rotatividade de colaboradores são aspectos que fazem com que a tarefa de encontrar e manter um profissional adequado seja cada vez mais difícil. Por isso, é fundamental que as empresas busquem formas eficazes para manter a qualidade da produtividade de suas equipes. Mas, como fazer ofertas que sejam atraentes e que garantam o comprometimento dos colaboradores? Uma boa alternativa é a bonificação salarial. Quer saber como ela pode ser implementada em sua organização empresarial? Confira nos tópicos a seguir.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é bonificação salarial?
A bonificação salarial é um incentivo que mostra reconhecimento profissional do gestor perante o trabalho exercido pelo profissional. Este tipo de benefício é oferecido ao colaborador como maneira de reconhecer o serviço prestado, a meta alcançada ou a dedicação a determinada tarefa. Esse incentivo geralmente não possui valor preestabelecido e pode variar entre dinheiro, jantar, viagem, dias a mais de férias e outros tipos de presentes.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ressalta que a empresa deve lançar o benefício na folha de pagamento do colaborador, tomando o cuidado de não fazer isso de maneira frequente — pois, assim, o pagamento extra deixaria de ser uma bonificação e passaria a ser parte do salário.
Conforme foi mencionado anteriormente, existem alguns tipos de bonificação previstas em lei. E quais são estas bonificações?
Tipos de bonificações salariais
Se você deseja implementar a bonificação salarial em sua empresa, é de extrema importância conhecer os tipos existentes para que esta medida atinja seu principal objetivo – que é promover o reconhecimento do trabalho e garantir o comprometimento dos colaboradores com os resultados.
Existem dois tipos de bonificações salariais, são elas:
1 – Bonificação casual
Esta bonificação refere-se ao atrativo concedido sem ligação com metas fixas de desempenho. O gestor gratifica o colaborador eventualmente, por uma ação exclusiva, por uma atitude inédita do colaborador e que trouxe resultados importantes. Podem ser também para atitudes que podem contribuir com melhorias para a organização empresarial.
2 – Bonificação estruturada
Neste tipo de bonificação, o profissional é beneficiado pelo desempenho e alcance de metas. Portanto, a bonificação ocorre com definição de tempo e diferente da bonificação casual, a bonificação estruturada tem valores previamente estabelecidos, normas e vale para todos os membros da equipe.
Vantagens da bonificação salarial
A bonificação salarial tem várias vantagens e benefícios tanto para a organização empresarial quanto para os colaboradores. Vale destacar aqui que a bonificação salarial – seja a estruturada ou a casual – gera vários resultados. E quais são as principais vantagens da bonificação salarial? Confira a seguir:
- Motiva mudanças na forma de trabalho do profissional, que desempenha suas atividades de forma mais engajada e produtiva;
- Aumenta a produtividade do quadro de colaboradores;
- Proporciona transparência quanto aos processos realizados na organização;
- Identifica colaboradores em potencial;
- O estímulo gerado ao profissional garante que ele se mantenha fiel à empresa e não se sinta tentado a mudar para a concorrência;
- Permite que novas estratégias sejam implementadas nas atividades da empresa;
- Gera alcance de resultados satisfatórios para a organização;
- Promove lucratividade.
Como o Coaching pode colaborar com a bonificação salarial?
Agora que você já sabe o quão importante é a bonificação salarial para a sua organização empresarial, chegou a hora de buscar formas para implementar a bonificação salarial. E é nesta hora que o Coaching entra em cena.
O Coaching é uma metodologia dotada de ferramentas e técnicas capazes de oferecer consultoria empresarial para que os gestores sejam capazes de alinhar as competências dos colaboradores com os objetivos previstos para a empresa, assim como avaliar as qualidades e pontos de melhoria de cada profissional para que o mesmo seja capaz de desenvolver sua produtividade e alcançar a alta performance.
Através das técnicas e ferramentas, o Coaching contribui de maneira significativa com o desenvolvimento de habilidades que farão da bonificação salarial algo realmente eficaz. E que habilidades são essas?
- Visão sistêmica
- Liderança
- Gestão de processos
- Comunicação eficaz
- Inteligência Emocional
- Gestão de tempo
- Empatia
- Planejamento estratégico
- Rapport
- Proatividade
Estas são algumas das principais vantagens de investir em Coaching e aplicá-lo em sua organização empresarial. Para saber mais sobre as ferramentas de Coaching e como elas podem fazer a diferença em sua empresa; O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia. Comece já a implementar esta novidade em sua empresa e conte conosco neste processo.
Agora, conte pra gente: a sua empresa oferece bonificação salarial aos colaboradores? Você considera o método eficaz? Quais foram os resultados alcançados? Tem alguma dica para partilhar sobre este tema? Então, utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência com a gente. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.
Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock