Em algum momento você já deve ter se perguntado quais são os requisitos para um funcionário conseguir um aumento salarial. Esse tipo de questionamento é bastante comum, principalmente pelo fato de esse ser um assunto de grande interesse.
As pessoas costumam se perguntar o que fazer para conseguir um aumento salarial, se existe estratégias que ajudam a conquistar um salário mais cheio e assim por diante. Mas o que as pessoas devem entender é que muitas vezes não depende somente do que o funcionário faz ou deixa de fazer. Na verdade, é a soma disso com outros fatores que somente um gestor ou o próprio empreendedor podem entender.
Um funcionário do mês, por exemplo, deve ser reconhecido e recompensado pelo seu esforço e dedicação que provavelmente devem ter rendido resultados extraordinários para a empresa. Contudo, será que para a empresa esse funcionário verdadeiramente deve receber um aumento salarial por conta disso?
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Equilíbrio
Para um funcionário conseguir um aumento salarial é necessário muito mais do que ter um bom relacionamento com os colegas, ser educado e chegar no horário certo. É preciso que ele saiba mostrar o seu valor de mercado, sua vontade de crescer dentro da organização em que trabalha, os resultados de suas atividades, e claro, mostrar sua qualidade técnica.
Muitas vezes a ambição profissional de uma pessoa não a deixa enxergar as variáveis que permitem ou não um aumento salarial. Como mencionado anteriormente, somente o gestor ou chefe poderá saber se um funcionário deve ou não receber um aumento salarial. Às vezes, o que o colaborador julga certo, pode não ser o mais apropriado para a empresa. Dessa forma, é preciso encontrar um equilíbrio.
O outro lado da moeda
Chega o momento em que a empresa (gestor, líder ou chefe) escuta todos os argumentos e motivos pelos quais um determinado colaborador acredita merecer o aumento. A empresa analisa se consegue liberar ou não o valor que foi solicitado e, em uma reunião, o colaborador é informado sobre a decisão da diretoria.
As duas partes (empresa e colaborador) precisam chegar a um consenso para ver as melhores opções para ambas as partes. É fundamental que a empresa veja, perceba e exponha sua análise em relação ao funcionário que busca o aumento salarial. O mesmo serve para o colaborador. Ele deve entender o lado da empresa, que pode ou não concordar com as pontuações dele.
Mas o que fazer quando a empresa não consegue, em um determinado momento, oferecer aumento salarial a um funcionário que possui excelentes habilidades, um comportamento impecável, uma qualidade técnica maravilhosa e que, além de tudo, merece verdadeiramente um salário justo?
É claro que o funcionário não sairá satisfeito se a resposta for curta e sem muitas explicações, como por exemplo: “no momento não podemos oferecer o valor que foi solicitado”. Ser gentil nesses momentos faz toda a diferença.
Percebendo que oferecer o que seu funcionário pede não é a melhor saída para a empresa, a diretoria pode encontrar meios de não perder essa pessoa que consegue excelentes resultados e que contribui para o crescimento da organização.
Há algumas formas mais educadas e gentis de informar ao funcionário que esse pode não ser o melhor momento para um aumento salarial.
- Mostre a ele que a empresa reconhece, valoriza e agradece o trabalho que ele presta à organização;
- Informe que essa pode ser uma possibilidade para um futuro não muito distante, isso pode servir de motivação para que ele continue seu trabalho com excelência;
- Se possível, demonstre com ações e atitudes que a organização valoriza o trabalho dele. Ofereça benefícios, cursos para que ele desenvolva um crescimento pessoal e profissional;
- Deixe claro quais são os motivos pelos quais a empresa não pode arcar com esse tipo de compromisso. Justificar a decisão negativa ajuda a fazer com que o colaborador compreenda melhor a decisão tomada.
Sobretudo, é fundamental buscar formas de mantê-lo em uma posição confortável para que permaneça produzindo com qualidade.
Também é necessário cumprir com o que foi dito ao funcionário, ou seja, o que for combinado em reunião deve ser levado adiante. Caso contrário, pode ser que aquele colaborador excelente e que trazia grandes resultados para a empresa se torne uma pessoa desacreditada, desestimulada e passe todos esses sentimentos aos demais colegas de equipe, gerando um ambiente de trabalho menos harmonioso.
Dessa forma, fica claro que a empresa deve dar atenção aos seus funcionários, ainda que ela deixe para uma próxima oportunidade aquilo que foi solicitado. Gostou do tema abordado? Curta e compartilhe esse conteúdo nas redes socais.
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Imagem: g-stockstudio / Shutterstock