Atenção Plena – O que é e como fazer?

A atenção plena, ou mindfulness, pode ser uma importante aliada no seu processo de desenvolvimento pessoal e também profissional. Entenda mais a respeito.

Atenção plena, também chamada de mindfulness, é uma prática que consiste em direcionar toda a atenção para o momento presente. Assim, torna-se possível se concentrar apenas na experiência que se está vivendo, deixando que os pensamentos fluam naturalmente sem julgamentos. É inspirada em práticas budistas, com a diferença de que não carrega a conotação espiritual, sendo mais um exercício de controle da ansiedade e de autoconhecimento.

Para saber mais a respeito da atenção plena, como praticar e seus benefícios, é só continuar a leitura.

O que é a Atenção Plena?

Grande parte das pessoas passa a vida em uma espécie de piloto automático, simplesmente cumprindo obrigações e reagindo aos acontecimentos, sem olhar para dentro de si e obter uma visão mais ampla sobre seus sentimentos e sua essência. Isso faz com que detalhes importantes passem despercebidos, tornando as experiências menos significativas do que poderiam ser.

Esse distanciamento de quem se é faz com que, muitas vezes, as pessoas tenham reações a acontecimentos que não representam quem elas são de verdade. Rompantes de raiva, aceitação de coisas que não fazem sentido, escolhas feitas sem refletir são exemplos dos resultados de uma vida acelerada, sem verdadeira atenção às próprias ações.

A atenção plena é como um convite à desaceleração do pensamento, ao contato profundo com quem somos e de como nos sentimos em relação ao mundo. É uma prática que nos leva a aumentar nossas percepções sobre o mundo e, principalmente, sobre nós mesmos, nossos valores, emoções, objetivos, tudo.

[php_everywhere instance=”2″]

20 Benefícios da prática da Atenção Plena

A prática de atenção plena é comumente recomendada por especialistas da área da saúde como uma forma de melhorar o equilíbrio emocional e, consequentemente, trazer mais qualidade de vida. Veja quais são os principais benefícios.

1 – Reduz o estresse e a ansiedade.

2 – Ajuda no controle de sintomas de certas doenças, como alívio de dores.

3 – Auxilia na redução dos sintomas da depressão.

4 – Melhora o desempenho nos estudos e no trabalho.

5 – Ajuda na prevenção do esgotamento mental e Síndrome de Burnout.

6 – Melhora a cognição, que é a nossa capacidade de obter conhecimento.

7 – Aumenta o foco, reduzindo a vulnerabilidade em relação às distrações.

8 – Melhora a autoimagem e a saúde emocional.

9 – Promove o autoconhecimento e a autoconsciência.

10 – Pode reduzir os riscos de perda de memória em decorrência da idade.

11 – Auxilia no combate a vários tipos de vício.

12 – Melhora a qualidade do sono.

13 – Ajuda a reduzir a pressão arterial.

14 – Elimina pensamentos negativos limitantes.

15 – Faz de você um ouvinte mais atento, melhorando a comunicação.

16 – Promove a assertividade para se expressar.

17 – Ajuda a alcançar objetivos ligados à perda de peso corporal.

18 – Melhora a função mental.

19 – Fortalece o sistema imunológico.

20 – Pode ser praticada facilmente e em qualquer lugar.

15 Formas de praticar Atenção Plena

Embora não exista uma forma padrão de praticar a atenção plena, existem algumas sugestões que podem te ajudar a vivenciar ao máximo essa experiência e obter todos os seus benefícios, observe.

1 – Utilize todos os seus sentidos e conecte-se com o ambiente, observando, sentindo os aromas, ouvindo os sons, tocando as superfícies e objetos e saboreando ao máximo os alimentos.

2 – Mantenha um diário e escreva todos os dias pela manhã as suas percepções sobre a vida e a forma como se sente. Faça isso sem julgamentos, como se fosse um observador.

3 – Repita afirmações positivas sobre si mesmo ou pela manhã sobre o dia que está se iniciando e expresse os seus desejos.

4 – Escute as pessoas na essência e dedicando toda a sua atenção, acolha cada palavra que disserem sem usar o tempo de fala do outro para planejar a sua.

5 – Tire alguns minutos do seu dia para observar seus pensamentos indo e vindo, deixe-os fluir, sem forçar ou querer suprimir algo que não considere bom. Lembre-se sempre de não se julgar.

6 – Os exercícios de respiração são mais uma alternativa bastante positiva para praticar a atenção plena. Você pode fazer isso apenas se concentrando na forma como está respirando, sem alterar a frequência, ou fazendo algumas alterações, incluindo movimentos e tempo de inspiração e expiração do ar.

7 – Faça uma espécie de varredura pelo seu corpo, se concentrando em cada parte dele por vez. Comece pelos dedos dos pés e siga até a cabeça. Essa é uma ótima opção para relaxar antes de dormir.

8 – Os exercícios físicos fazem muito bem para o corpo e a mente e, muitas vezes, tentamos desviar o foco dos movimentos que estamos realizando. Para tornar a prática mais poderosa, é interessante se exercitar em atenção plena, sentindo cada movimento realizado.

9 – Muitas pessoas comem quantidades maiores do que o necessário por conta da ansiedade. E dá para vencer isso através da atenção plena, concentrando toda a atenção no alimento, na sua textura e sabor.

10 – Sempre que perceber que a tensão está tomando conta de você, pare, respire e traga sua atenção para o agora, fazendo uma espécie de check-in no momento presente.

11 – Realize atividades do dia a dia em atenção plena, como cuidar das suas plantas, preparar uma refeição, organizar uma gaveta.

12 – Passe algum tempo em contato com a natureza, coloque os pés descalços sobre a grama, sinta a temperatura da água de um lago ou do mar, vivencie essa conexão em atenção plena.

13 – O banho é um momento interessante para praticar a atenção plena após um dia cheio de trabalho, concentre-se na temperatura da água, na textura dos produtos que aplica sobre o corpo, desfrute e aproveite para relaxar.

14 – Grande parte das pessoas costuma usar a música como som de fundo para que realizem outras atividades. Experimente se deitar ou se sentar em um local confortável e ficar apenas ouvindo as suas canções preferidas.

15 – Por mais que pareça simples, ficar em atenção plena pode se mostrar bastante desafiador no início. Portanto, seja gentil consigo mesmo e lembre-se sempre que está iniciando algo novo e que é com o tempo que irá evoluir.

A mente é como uma rede que é formada pelas linhas do passado e do futuro. A atenção plena é o caminho para não ficar preso nessa rede. Se ainda não experimentou, permita-se tentar e desfrute de todos os benefícios que a prática pode oferecer.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010