O aprendizado é um processo rico, fantástico e encantador. Mas, para que ele aconteça de maneira realmente eficaz é preciso entender o que é o desenvolvimento intelectual e suas respectivas fases. Para que você conheça melhor as fases do desenvolvimento, reunimos aqui neste artigo informações sobre este tema. Vamos lá?
O desenvolvimento intelectual e suas fases
De acordo com o epistemólogo suíço Jean William Fritz Piaget, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, existem quatro períodos de desenvolvimento intelectual, sendo que cada um deles prepara o indivíduo para as fases seguintes, de forma que as aquisições de uma fase acabam constituindo uma pré-condição para a próxima.
Os estudos de Jean Piaget apontam que o aprendizado é, portanto, um processo gradual. O ponto de partida para o desenvolvimento intelectual de uma pessoa é a posição egocêntrica, ou seja: aquela em que a criança ainda não é capaz de distinguir a existência de um mundo externo. A partir daí, Piaget divide o processo de desenvolvimento cognitivo em quatro períodos:
- 1º período: sensório motor (0 a 2 anos);
- 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos);
- 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos);
- 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante).
Vale destacar que cada um desses períodos se caracteriza por aquilo que o indivíduo consegue fazer e não depende necessariamente da faixa etária da pessoa, mas de suas características biológicas e de fatores educacionais e sociais específicos. A divisão de idade apresentada acima, portanto, é apenas uma referência e não uma norma rígida.
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As quatro fases do desenvolvimento intelectual
Agora que você sabe como é o processo de aprendizado e como ele promove o desenvolvimento intelectual dos indivíduos, chegou o momento de entender as suas fases. Importante destacar que estas fases são definidas pelo epistemólogo Jean Piaget. Confira as quatro fases:
1 – Sensório motor
Durante o período sensório motor, a criança baseia-se exclusivamente em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas, que são essencialmente práticos. Embora a criança já tenha uma conduta inteligente, considera-se que ela ainda não possui pensamentos, pois nessa idade não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e pensar no futuro.
Os esquemas sensórios motores são construídos a partir de reflexos inatos, usados pelo bebê para lidar com o ambiente. A partir da construção de esquemas pela transformação de sua atividade sobre o meio, a criança vai construindo e organizando noções. Nesse mesmo período, as concepções de espaço, tempo e casualidade são construídas, possibilitando que a criança desenvolva novas formas práticas de lidar com o meio.
2 – Pré-operatório
Este período é marcado pelo aparecimento da linguagem oral, em que a criança começa a construir esquemas de ações interiorizadas, chamados de esquemas representativos ou simbólicos. Nesta fase, a criança pode substituir objetos, ações, situações e pessoas por símbolos, que são as palavras.
Outras características do pensamento da etapa pré-operatória é o animismo, que é a atribuição de sentimentos e intenções às coisas e aos animais.
3 – Operações concretas
Nesta fase, o pensamento lógico e objetivo prevalece. Ao longo do período das operações concretas, as ações interiorizadas vão se tornando cada vez mais reversíveis e, consequentemente, móveis e flexíveis. O pensamento torna-se menos egocêntrico e a criança é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia.
4 – Operações formais
A principal característica desta fase é o pensamento livre das limitações da realidade concreta. Nesta etapa a criança se torna capaz de raciocinar logicamente, libertando seus pensamentos e passando a trabalhar com as realidades concretas e possíveis.
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Dicas para estimular o desenvolvimento intelectual de seus filhos
Com certeza, depois de entender um pouco melhor cada uma das fases do desenvolvimento intelectual do ser humano, você deve estar se sentindo animado e animada, para estimular ainda mais este processo em seus filhos, não é mesmo?!
Então, continue conosco, e veja, nos próximos parágrafos, o que você pode fazer, para potencializar este desenvolvimento intelectual:
Brincadeiras
É claro, que a primeira dica seria essa. Brincar é uma das formas mais eficazes de levar ensinamentos e aprendizados às crianças, pois isso vai proporcioná-los a oportunidade de explorar novos conhecimentos, de maneira prazerosa, com todo o divertimento que tanto gostam.
Afetividade
Brincar é motivador e estimulante, mas é importante também receber afeto, pois as relações afetivas da criança, vão fazê-la se sentir segura para aprender e ousar, não só na infância, mas ao longo de toda a sua vida.
Interatividade
Através das interações familiares e com outras crianças, os pequenos sentem-se estimulados a desenvolver funções cognitivas, como resolução de problemas, autocontrole, organização, atenção, entre diversas outras, que o ajudarão em sua adolescência e em toda vida adulta.
Rotina
Definir uma rotina, que, de preferência, deve ser seguida diariamente pela criança, também contribui, efetivamente e na prática, para que ela sinta-se segura, para realizar determinadas tarefas sozinha. Isso a ajudará a ter cada vez mais autonomia, principalmente para aprimorar o seu desenvolvimento intelectual.
Investir nessas ações, é algo de grande valia, não só para as crianças, mas também para que pais e mães sintam que estão trilhando o caminho certo, no desenvolvimento de seus pequenos. Comece dando estes primeiros passos e, sem dúvidas, você e seus filhos, terão resultados extraordinários.
Agora, conte pra gente: o que você pensa a respeito deste tema? Conhece o trabalho de Jean Piaget? Utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência e também a sua opinião sobre este assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe em suas redes sociais.
Imagem: Chinnapong / Shutterstock
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