Muito mais que meios poderosos de comunicação, as plataformas digitais também se tornaram um importante espaço para negócios. Prova disso são as várias estratégias de marketing e vendas que incluem os influenciadores digitais. Para as pessoas da minha geração, esta profissão ainda causa estranheza. Por que, afinal de contas, o que fazem estes tais influenciadores digitais?
Bom, influenciadores digitais são pessoas que se tornaram populares e famosos nas redes sociais através da produção de conteúdo para a internet. Seja no Youtube, Twitter, Facebook, Instagram ou nas demais redes sociais, eles conquistam o público com o conteúdo que é produzido e compartilhado pelos seguidores.
Parafraseando aquele programa de toda sexta-feira: influenciadores digitais, o que fazem? Onde vivem? Aí é que está o pulo do gato: os influenciadores digitais são pessoas comuns, com vidas e formações que podem ser a sua ou a minha, dos nossos filhos. Não são artistas consagrados, tampouco pessoas que pensaram em fazer da internet uma ferramenta da profissão.
E se você ainda não se convenceu de que os influenciadores digitais são mais que uma “modinha”, confira os dados a seguir:
- A segunda maior mídia utilizada atualmente é a Internet
- A estimativa é de que até 2019 a Internet seja mais utilizada que a televisão
- Cerca de 75% dos consumidores decidem suas compras com base em avaliações feitas nas redes sociais
- 54% buscam recomendações de pessoas confiáveis/ conhecidas antes de efetuar alguma compra.
Estes são alguns dados que mostram que ser influenciador digital (ou digital influencer) pode ser algo bastante rentável, tanto para os anunciantes quanto para os influenciadores. Mas, se por um lado, tais dados apontam para a lucratividade, por outro lado estas informações podem ser motivo para muito produtor de conteúdo talentoso não dar o primeiro passo neste universo digital.
O que te impede de ser um influenciador digital?
Tenho certeza de que você conhece ao menos uma pessoa que tem um jeito envolvente de falar, ou que é engraçada. Você conhece alguém que tem algum conhecimento que pode ser compartilhado nas redes sociais. Talvez você seja essa pessoa, querido leitor. E eu quero saber: o que te impede de começar sua empreitada nas plataformas digitais?
Timidez? Medo do fracasso? Falta de recursos tecnológicos? Falta de informação? Eu quero te contar, querida pessoa, que é normal em um primeiro momento ter todos estes questionamentos. Mas, eles não devem te dominar e te fazer desistir de algo que pode dar (e muito!) certo. Sabia que muitos influenciadores digitais da atualidade começaram assim: tímidos, com poucos recursos e de maneira despretensiosa. Quer alguns exemplos? Então, vamos lá:
1- Jout Jout
A jornalista carioca Júlia Tolezano jamais imaginou que um dia conseguiria superar a própria timidez. Júlia era tão tímida que não conseguia encarar as pessoas e trabalhar com telejornalismo era algo totalmente descartado. Ler seus textos para as pessoas mais próximas era uma tarefa difícil, em virtude de sua timidez. Por sugestão de seu ex-namorado, Júlia gravou um vídeo como uma tentativa de superar a timidez. Este vídeo foi publicado na plataforma Youtube e logo, vieram outros vídeos. Assim, nasceu o canal Jout Jout Prazer. Júlia Tolezano aborda os mais variados temas em seu canal – que conta com mais de 1 milhão de inscritos. Ela também é autora do livro “Tá todo mundo mal”, lançado em 2016.
2- Thaynara OG
A primeira celebridade brasileira nascida e criada na plataforma Snapchat vem do Maranhão. Advogada, Thaynara Oliveira Gomes começou a utilizar o Snapchat para amenizar o sentimento de solidão que sentia durante os longos períodos de estudos para concursos públicos. Na época, o Snapchat tinha 1 ano de vida (2012) e os vídeos de Thaynara foram, paulatinamente, ganhando notoriedade. O sucesso de Thaynara OG tomou uma proporção tão inesperada para ela que foi preciso contratar um empresário para administrar a agenda da snapchatter, além de dar um tempo na carreira de advogada. Thaynara já foi garota propaganda de várias marcas, além de ser convidada para eventos importantes, como as Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro, em 2016. Atualmente, Thaynara possui mais de 2 milhões de seguidores no Snapchat e no Instagram.
A solidão e a timidez foram os fatores que motivaram duas pessoas a serem quem são hoje. O conteúdo produzido por Júlia Tolezano e Thaynara Gomes é visto por milhares de pessoas, compartilhado nas mais variadas plataformas digitais. Vale ressaltar que nenhuma delas começou com grandes investimentos ou com um grande aparato para iniciar esta empreitada. Elas começaram. Apenas isso.
E se você quer começar esta empreitada como influenciador digital, confira algumas dicas que podem contribuir positivamente neste processo:
1- Não se intimide
O sucesso destes (e de outros) nomes do cenário digital não significa que não há espaço para mais ninguém. Significa que há um universo de possibilidades neste mercado. Portanto, se você tem uma ideia ou um projeto para este mercado, não se intimide. Acredite e vá!
2- Seja verdadeiro, seja você mesmo
É importante que você trabalhe de maneira autêntica. Não aborde temas que você não domina, tampouco escolha abordagens que não combinam com o seu estilo e a sua personalidade. Isso soará como falso e sua audiência irá perceber.
3- Escolha plataformas que você tenha maior familiaridade
Como mencionei anteriormente, existem várias plataformas digitais disponíveis. Opte por se inserir naquelas que condizem melhor com o seu estilo e nas quais o seu conteúdo terá um alcance maior.
4- Faça planejamentos e se organize
É importante que você tenha uma frequência nas suas publicações. É importante também que você entenda que é uma atividade profissional e que isto te exigirá disciplina. Portanto, faça planejamentos. Escolha os dias que serão publicados os conteúdos, deixe tudo anotado e siga o planejamento com a disciplina necessária.
5- TBC, querida pessoa!
Planejou, pensou, criou, elaborou? Então, agora é TBC! Isso mesmo, tira a bunda da cadeira. É hora de agir. Aperte o play e comece a gravar o seu vídeo, edite e não tenha vergonha de compartilhar com as pessoas o seu conteúdo. Se você quer trabalhar com blogs, comece a escrever seus textos. Seja lá qual for a sua plataforma, o importante é começar e acreditar que dará certo!
Agora, me conte: que tipo de conteúdo você pretende criar? Como você pretende se tornar um influenciador digital? Eu te desejo boa sorte e acredito verdadeiramente no seu sonho. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
[php_everywhere]