A vida agitada do dia a dia é repleta de compromissos, prazos, metas e resultados a serem alcançados. Esse é um conjunto facilitador e convidativo para gerar um alto nível de estresse, e este estado emocional é altamente desgastante.
Caso não seja controlado e bem conduzido, pode desencadear características prejudiciais no indivíduo, como insônia, falta de apetite, obesidade, problemas cardíacos, gastrite, entre outros problemas.
O estresse não se apresenta totalmente como vilão, afinal, ele nos ajuda a ficar mais alertas, ter mais energia e motivação para realizar nossas atividades com maior empenho. Além de diminuir a procrastinação.
No entanto, assim como qualquer outro aspecto, seja ele emocional, mental ou físico, é preciso manter o equilíbrio para desfrutá-lo positivamente. É preciso aprender a lidar com o estresse, pois pressão e cobranças sempre acontecerão em nossa vida pessoal ou profissional.
Recentemente, uma novidade foi bastante difundida no universo adulto: os livros de colorir, uma simples e poderosa ferramenta de combate ao estresse. O objetivo é proporcionar um estado de relaxamento através da pintura. É um tipo de atividade que estimula a criatividade, foco, coordenação motora e, principalmente, a conexão com sua criança interior.
Continue lendo para entender como os livros de colorir podem te ajudar a combater o estresse.
Benefícios do livro de colorir
Qualquer atividade prazerosa pode se tornar estimulante e relaxante de forma a reduzir o estresse da vida cotidiana. Então, se você gosta de colorir é válido investir nesses livros como uma parte da sua rotina. Trata-se de uma atividade que demanda concentração e que gera sensação de recompensa quando concluída.
Toda atividade prazerosa gera a liberação de endorfinas que, por sua vez, estimula a amígdala cerebelosa. Esse é um centro importante do controle de nossas emoções. Conquiste mais qualidade de vida com os livros de colorir! Confira abaixo os efeitos positivos ao utilizar o livro de colorir como prática de relaxamento:
1. Equilíbrio emocional
Atividades prazerosas contribuem para a liberação de endorfinas que ajudam na sensação de bem-estar. Então, quem aposta nesses livros como parte de sua rotina tende a ter mais equilíbrio emocional. Se você sente que precisa se sentir mais centrado, então é interessante buscar essas publicações como um auxílio. Mas, ressaltamos que esses livros não substituem o acompanhamento clínico.
2. Redução do estresse
Os livros de colorir podem ser um bom complemento do tratamento do estresse agudo e crônico. No entanto, é válido ter em mente que essas publicações apresentam efeito antiestresse relativo. Por isso, devem ser complementos de outros tratamentos como terapias, por exemplo. Quando se sentir muito estressado, é interessante tirar um tempinho para seu livro de colorir.
3. Aumento da concentração
O ato de colorir esses livros contribui para potencializar a sua concentração porque funciona como um estímulo de foco. Você precisa estar muito atento a cada parte que irá colorir para usar a cor certa. Algumas pessoas costumam colorir esses livros antes de momentos em que precisarão de grande concentração exatamente para funcionar como um estímulo.
4. Estímulo à criatividade
A atividade de colorir as páginas desses livros fornece estímulo à criatividade, uma vez que demanda destreza manual e funções visoespaciais, visuais e executivas. O indivíduo que está colorindo precisa se concentrar em tarefas como escolher as cores que serão usadas e a ordem com que irá pintar o desenho. Atividades de viés artístico tendem a estimular a criatividade contribuindo, inclusive, para encontrarmos soluções para questões de ordem prática.
5. Melhora no bom humor
É difícil ficar bem humorado se estamos o tempo todo pensando nos problemas, certo? Então, realizar uma atividade que nos permite deixar os problemas de lado, nem que seja por apenas um momento, é válido. Contudo, observe que os livros de colorir não irão fazer seus problemas desaparecer, irão apenas amenizar os seus efeitos.
Trata-se de uma atividade lúdica que te ajudará a lidar com seus problemas de forma mais leve. Antes de tomar decisões importantes, você pode se dedicar a alguns minutos de pintura em seus livros de colorir. Assim estará mais leve para decidir qual caminho seguir.
6. Fortalece a paciência
É interessante pontuar que a forma do desenho não, necessariamente, determinará o quão relaxante será. No entanto, quanto mais detalhado for o desenho, mais atenção irá demandar. Então, para aqueles que precisam fortalecer a sua paciência, fica a dica de apostar em desenhos mais elaborados.
7. Exercita a coordenação motora
Colorir desenhos repletos de detalhes, empregando cores específicas em determinados espaços, contribuirá para exercitar a sua coordenação motora. Com o passar do tempo, algumas pessoas observam que se tornam um pouco mais habilidosas em tarefas que demandam coordenação motora.
O poder do contato com sua criança interior
Tornamo-nos adultos e, com esse crescimento, também adquirimos maiores responsabilidades. Compromisso talvez seja a palavra mais presente em nosso vocabulário, dita repetidas vezes diariamente.
O tempo passa e ficamos “engessados”, a frieza que a vida de “gente grande” nos exige, faz com que nos distanciemos de nossos sentimentos mais genuínos. Em algum momento da trajetória perdemos nossa criança interior, sem ao menos perceber.
Manter a criança interior é primordial para nosso equilíbrio enquanto ser humano. É através dela que temos a capacidade de sensibilidade para lidar bem com nossas relações.
Nossa criança interior nos ajuda a sermos criativos para solucionar nossos desafios e sermos verdadeiros com nossas vontades. Fatores esses determinantes para conduzir nossos pensamentos e ações, alinhados com a própria essência, vivendo com autenticidade em busca da plenitude e realização.
Fica o adendo de que colorir não é uma atividade que se restringe às crianças. A pintura pode sim fazer parte da vida dos adultos. Inclusive para aqueles que se divertem com os livros de colorir, ressaltamos que eles podem ser apenas a porta de entrada para todo um universo artístico.
Você pode começar a desenhar também, afinal, essa é outra atividade que se mostra bastante impactante para reduzir o estresse. Brinque mais. Desperte a sua criança interior!
Como anda sua criança interior? Comente e compartilhe a dica com seus amigos nas redes sociais!