O sonho de grande parte do povo brasileiro é ter condições de investir e abrir o próprio negócio. Alguns já contam com capital suficiente, que pode ser direcionado a tal investimento, porém, outras pessoas precisam contar com a ajuda de terceiros, para tornar real este objetivo.
Para esta finalidade, algo que ajuda bastante é o plano de negócio, com um sumário executivo bem elaborado, ou seja, capaz de apresentar, de forma clara e objetiva, a ideia da empresa, para a captação de investidores, sócios, parceiros, entre outros stakeholders essenciais, para que o sonho do empreendedor saia finalmente do papel.
No artigo de hoje você vai aprender, de maneira efetiva, como elaborar um sumário executivo verdadeiramente eficiente, que vai contribuir para que você se um empreendedor de muito sucesso. Acompanhe-nos na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a importância desta ferramenta.
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O que é o sumário executivo de um plano de negócios?
Uma das partes mais importantes do plano de negócio é o sumário executivo. Através dele, o leitor verá se a execução daquele projeto é viável ou não. Mas o que é o sumário executivo, afinal? Nada mais é que uma introdução objetiva de cada etapa do plano de negócio.
Para fazê-lo com assertividade é preciso ter em mente algumas questões importantes. A começar pelo público que terá acesso a este conteúdo. Redigir um sumário que converse com este público é fundamental para despertar o interesse deste leitor. Pense que ao redigir este sumário, você falará com um futuro parceiro, investidor ou até sócio em seu negócio. Lembre-se sempre de fazer sumários executivos que atendam aos perfis destes leitores.
Exemplos de perfis de leitores:
- Um possível sócio e/ou parceiro: para este público, entenda o que realmente o motiva em um negócio. É algum ideal? É retorno financeiro? Apresente em seu sumário o que este leitor considera como uma motivação para se encantar pelo seu plano de negócio.
- Uma instituição financeira: destaque a experiência positiva em negócios anteriores e mostre que há garantias de pagamento, caso o negócio não dê certo.
- Parceiros em potencial: mostre quais são as vantagens e benefícios que o seu negócio trará para aqueles que se tornarem parceiros.
- Familiares e amigos: destaque as características do negócio com clareza. Este público gosta de dar feedbacks e opiniões. Portanto, mostre com simplicidade a ideia que norteia o seu negócio. Assim, eles poderão dar ideias que contribuirão de forma positiva para o sucesso de sua empreitada.
Como redigir o sumário executivo
Após a definição do leitor, o próximo passo é deixar o sumário para o final! Pode parecer confuso deixar para o final algo que vai no começo do plano de negócio, mas é recomendável que ele seja escrito por último, após a redação e estruturação do plano. Assim ele terá um conteúdo consistente, com todas as etapas do negócio. Redigir o sumário no final tem uma outra vantagem: evita correções e retrabalhos, já que ele será escrito quando todo o plano estiver pronto.
Outra dica importante é que o sumário tenha até três páginas, no máximo. Lembre-se sempre de que ser objetivo e conciso é fundamental para que o documento possa encantar o leitor e convencê-lo a fazer parte da realização do seu negócio.
As principais partes do sumário executivo
Depois de entender que o sumário executivo de um plano de negócios deve ser como uma espécie de documento que se sustenta sozinho, escrito em um tom mais formal, é hora de nos aprofundarmos um pouco mais neste ferramenta, conhecendo as partes fundamentais e a estrutura básica sobre a qual o mesmo deve ser elaborado.
Continue conosco para conferir:
Informações gerais
Um bom sumário executivo deve conter em suas páginas uma descrição sobre a empresa, contendo nome, o segmento do qual ela faz parte, seus clientes, os produtos e serviços que oferece, bem como as necessidades que supre, dentro do mercado em que atua.
Outra informação que deve fazer parte do documento é sobre o empreendimento, onde você pontuará o local em que a empresa realizará suas atividades, bem como de que maneira a sua estrutura será formada. Além disso, é preciso apresentar os sócios, informando o perfil de cada um e suas principais competências, deixando claro que todos contam com as habilidades necessárias para gerir o negócio, com verdadeira eficiência.
Lembre-se que este é o momento ideal para fazer uma descrição breve sobre a empresa em si e seu principal objetivo ao entrar em seu segmento. Neste sentido, é de fundamental importância fazer uma boa apresentação, para que assim seja possível impactar positivamente o leitor.
Justificativa
Depois de apresentar as informações gerais sobre a empresa, é hora de investir um tempo para escrever a justificativa do negócio. Aqui o que você vai fazer é descrever os motivos que tornam o empreendimento necessário dentro de seu mercado.
Para isso, você pode levar em consideração algumas questões, como os problemas que as soluções apresentadas pela empresa resolvem, a sua proposta de inovação, se ela traz para o mercado produtos e serviços com um custo-benefício interessante, se segue alguma tendência, entre diversos outros pontos, que contribuem para mostrar o quão o negócio é relevante, tem diferencial competitivo e tem potencial para se tornar bem-sucedido dentro de seu segmento.
Visão, missão e valores
Além das informações gerais e da justificativa é necessário também apresentar a visão, missão e valores da empresa, que basicamente vão resumir os objetivos do negócio, mostrando a sua verdadeira identidade organizacional.
Assim, quando for falar sobre a visão, você descreverá as pretensões da empresa para o futuro; na missão, você vai falar sobre o papel que ela tem a intenção de cumprir dentro de seu mercado de atuação, e nos valores, você apresentará os princípios morais e éticos, que serão colocados em prática no cotidiano dos negócios.
Mercado
Este é o momento em que você apresentará uma análise do mercado, mostrando o potencial da empresa dentro dele. Esta deve ser uma descrição breve e objetiva da forma como você pretende fazer com que o seu negócio se insira neste mesmo mercado e ganhe a sua própria fatia nele.
É importante que a apresentação desta análise seja elaborada, levando em consideração pesquisas e dados concretos sobre o mercado e a empresa em si.
Marketing
Seguindo adiante, agora é hora de apresentar o plano de marketing da empresa. Aqui você vai se dedicar a falar sobre a campanha de marketing e também sobre as principais ações que colocará em prática, para promover o negócio no mercado.
O plano de marketing vai servir para você mostrar as estratégias que pensou, no sentido de inserir a empresa no meio digital, gerar e captar leads, fazer com que estes convertam e trabalhar na manutenção da relação com o público-alvo do negócio.
Planejamento operacional, financeiro e jurídico
Dentro do seu sumário executivo é preciso que você apresente também o seu planejamento operacional, descrevendo de forma resumida a estrutura da empresa. as metodologias a serem utilizadas, bem como as operações que serão necessárias para que o negócio atinja seus objetivos.
Feito isso é hora de dar uma síntese do planejamento financeiro, mostrando o quantitativo que será necessário para dar início às operações, os recursos e de que maneira estes contribuirão para que seja possível a empresa alcançar o que almeja no mercado.
Já no planejamento jurídico você vai se dedicar a demonstrar quais requisitos legais a empresa precisará atender, para que a sua formalização seja verdadeiramente efetivada.
Equipe
Neste item você vai apresentar a equipe de trabalho com a qual vai precisar contar, para dar início às operações. Descreva a quantidade de profissionais que serão necessários, assim como as competências, especialidades e habilidades de cada um, que vão contribuir, efetivamente e na prática, para que os objetivos organizacionais sejam devidamente cumpridos.
Metas e objetivos
Dando continuidade ao que deve conter em um sumário executivo, é hora de apresentar os objetivos de curto, médio e longo prazos da empresa, bem como as metas que esta pretende atingir no dia a dia, para alcançar estes mesmos objetivos.
Projeções
Por fim, mas não menos importante, apresente as projeções da empresa, em formato de gráficos, de preferência, para que, a partir disso, os leitores tenham a possibilidade de visualizar o potencial do negócio no futuro.
Estes são os principais elementos que devem ser encontrados em um sumário executivo. Lembre-se que, por mais que se trate de muitos itens, é preciso que os mesmos sejam apresentados de forma breve e objetiva, para que assim o público para o qual ele se direciona consiga ter uma visão geral sobre o negócio e seja convencido de que se trata de um bom investimento.
Agora que você já aprendeu a produzi-lo, dedique-se à elaboração do seu e boa sorte!
Este conteúdo lhe auxiliou a entender melhor sobre o sumário executivo? Então use o espaço abaixo para deixar a sua opinião sobre o assunto e se estas dicas foram importantes para você e para a sua empresa, curta e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e com seus amigos!
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