As dinâmicas são atividades práticas realizadas em grupos. Os seus objetivos podem ser os mais diversos, desde um quebra-gelo até proporcionar momentos de reflexões mais profundas e aprendizados. São tarefas simples, mas que trazem consigo significados maiores.
Com o objetivo de quebrar o gelo e deixar as pessoas mais à vontade, muitas técnicas e dinâmicas podem ser utilizadas. Dinâmicas em grupo são bastante usadas com esse intuito, e entre elas está a dinâmica da carruagem.
Além de minimizar o estresse e a ansiedade dos candidatos, a dinâmica consegue diminuir as tensões no momento de uma conversa mais tensa. Além disso, em momentos de avaliação, consegue também diminuir as defesas e os bloqueios que o cérebro cria quando se está em ambientes de estresse. Quer saber mais sobre esta dinâmica e como aplicá-la? Continue a leitura e confira!
Dinâmica da carruagem: o que é como aplicá-la?
Esta é uma dinâmica que deve ser aplicada por um recrutador e deve ser realizada com o auxílio de um script, ou seja, uma história (que será mostrada no próximo tópico). A dinâmica da carruagem deve ser feita em uma sala relativamente espaçosa, em que todos os participantes possam se locomover com tranquilidade. Vale dizer que ela é bem fácil de ser realizada e possui uma eficácia incrível.
A dinâmica da carruagem é uma história contada aos envolvidos em processos seletivos de empresas, com o objetivo de aliviar um momento de alta tensão. Ela consegue tranquilizar os candidatos e fazer com que eles interajam entre si, a ponto de esquecerem, por minutos, o real motivo de estarem ali. Durante essa dinâmica, é possível ver o nível de comprometimento, a velocidade de raciocínio, o nível de competitividade e outras características de cada participante.
Esse é o momento divertido, que consegue mostrar quem mais se destaca entre os candidatos. A história contada apresenta alguns personagens, que são distribuídos aleatoriamente aos candidatos. Cada um fica com o seu personagem gravado na memória e, com o passar da história, a pessoa deve bater uma palma toda vez que o seu personagem for citado. Além disso, toda vez que a palavra carruagem for dita, todos do grupo devem se levantar e bater uma palma.
A princípio, a dinâmica da carruagem parece ser um pouco sem graça e fácil, porém, esse processo deve ser feito por duas vezes. A primeira vez deve ser feita de forma mais lenta, afinal, as pessoas estão ouvindo a história pela primeira vez, e será preciso familiarizar-se com ela. Na segunda vez, a história é contada de forma mais ágil, e é nesse momento que ocorrem a descontração e a interação entre os participantes. É aí que o gelo é quebrado, e as tensões vão embora.
Construção da dinâmica
São exatamente 9 personagens e mais a carruagem. Cada um fica com o seu personagem e, ao aparecer a palavra carruagem, todos se levantam e batem palmas juntos, certo?
Conheça os personagens.
- Cocheiro
- Roda
- Passageiro magro
- Passageira
- Menininho chorão
- Banco
- Porta
- Mola(s)
- Cavalo
Depois de distribuir cada personagem e explicar aos candidatos como funciona a dinâmica, o recrutador deve começar a contar a história. E qual é a história?
A história da carruagem
A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem. O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão, que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo, enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu, e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.
Conforme citamos, conte a história acima duas vezes: a primeira em velocidade tranquila, e a segunda em velocidade mais alta. Perceba como a dinâmica gera divertimento, mas também foco e concentração.
Efeitos e aplicações da dinâmica
Faça o teste da dinâmica da carruagem e perceba a capacidade e a eficácia dela. É impressionante como o ambiente se transforma, e como as pessoas ficam mais calmas. Aquela pressão psicológica deixa de existir rapidamente, pois as pessoas ficam atentas e concentradas, a fim de não errar.
Esse processo, além de ser bom para o candidato, é melhor ainda para a empresa e para o recrutador que está ali a fim de selecionar o melhor perfil para compor a sua equipe. Contudo, também pode ser aplicado em outros contextos, como em salas de aula muito agitadas, que demandam uma atividade de mais foco e concentração para manter os alunos mais atentos e tranquilos.
E se você ainda se sente inseguro em relação ao seu comportamento diante de situações de estresse, vale a pena potencializar os seus conhecimentos e investir em aspectos que consigam facilitar a administração das suas emoções e também dos seus comportamentos.
Uma dica excelente para superar toda essa dificuldade é a formação Professional & Self Coaching — PSC. Vale a pena conhecer mais sobre essa extraordinária estratégia de maximizar resultados profissionais e pessoais. O IBC é a única escola de coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a eficácia de suas formações.
E você, ser de luz, o que achou da dinâmica acima? Conhece alguma outra atividade que também pode despertar a concentração e a calma em momentos complexos, como em uma sala de aula ou em um processo seletivo empresarial? Então, deixe no espaço a seguir o seu comentário. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Imagem: Monkey Business Images / Shutterstock