Todos gostam de se sentir especiais e queridas. Não só nas relações interpessoais, mas também nas relações com marcas e empresas. Oferecer uma atenção especial faz muita diferença na hora do consumidor optar por este ou aquele produto, esta ou aquela empresa. Mas, existe um nome pra esse conjunto de cuidados e atenção: cadeia de valor. Quer saber mais sobre este tema? Então, continue a leitura!
[php_everywhere instance=”2″]
O conceito da Cadeia de valor
Cadeia de valor é o nome dado a um conjunto de atividades empresariais que estão relacionadas e que são desenvolvidas com o intuito de deixar os clientes realizados e satisfeitos com a entrega do produto e com o bom atendimento oferecido.
Tudo que estiver envolvido com as atividades de uma organização faz parte da cadeia de valor como, por exemplo, a relação entre a empresa e seus respectivos fornecedores. Para que fique claro e compreensível de maneira completa o que é a cadeia de valor, é importante saber que esse método utiliza uma abordagem muito eficiente e vasta. Mas, como funciona isso? Confira no próximo tópico a resposta para esta pergunta.
Como funciona a cadeia de valor?
Uma organização desenvolve diversas atividades que geram valor à sua marca. Não pense que se trata somente de algo ligado a comunicação com o consumidor. A cadeia de valor engloba todos os processos e isso vai desde a matéria-prima utilizada na produção até a entrega para o consumidor final.
A cadeia de valor é um diagrama que foi criado pelo professor estadunidense Michael Porter, com o objetivo de avaliar justamente o conjunto dessas atividades, de modo a melhorar a relação entre valor e desempenho de processos. Para Porter, cada etapa ligada ao desenvolvimento – seja do produto ou do serviço – contribui com a valorização do que é entregue para o consumidor
Elementos que formam uma cadeia de valor
Existem dois tipos de atividades que conseguem compor as atividades para que seja formada uma cadeia de valor: Atividades Primárias e Atividades de Apoio.
Das atividades primárias, é importante saber que toda empresa possui as atividades listadas abaixo e que elas facilitam o processo de inserção do “método” cadeia de valor. São elas:
- Logística interna ou de entrada;
- Logística externa ou de saída;
- Operações;
- Marketing e vendas;
- Serviço.
Assim como as atividades primárias, as atividades de apoio fazem uma divisão de várias atividades, todas com diferentes valores, além de serem destinadas a áreas e indústrias distintas. Entretanto, essas atividades são separadas em quatro categorias:
- Aquisição;
- Desenvolvimento de tecnologia;
- Gerência de recursos humanos;
- Infraestrutura da organização.
Vantagens da cadeia de valor para as empresas
Paras as empresas, a cadeia de valor é um importante diferencial competitivo que agrega valor de mercado ao produto em questão. Organizações que trabalham com esse tipo de parâmetro conseguem se diferenciar e obter o sucesso nas vendas
Além disso, graças a cadeia de valor é possível identificar as etapas da produção que necessitam de reajustes ou que tem contribuído de maneira positiva com os resultados alcançados pela empresa.
A cadeia de valor permite aos gestores e diretores das organizações a real situação da empresa e isso contribui para que a tomada de decisão seja mais pontual, eficaz e segura.
Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!
Coaching para cadeia de valor
Agora que está claro que a cadeia de valor é importante para a sua empresa, fica a dúvida: o que é preciso ser feito para implementá-la na sua organização empresarial? Algumas habilidades podem fazer muita diferença na hora de implementar a cadeia de valor e o Coaching pode ser um poderoso aliado neste processo.
O Coaching é um conjunto de metodologias e técnicas das mais variadas áreas das ciências humanas. O foco do Coaching é promover o desenvolvimento de habilidades que permitam o alcance de objetivos em um curto prazo de tempo. Importante dizer que podem ser objetivos pessoais, profissionais e até mesmo, objetivos ligados a empresa – como se aplica neste caso.
Mas, quais são as habilidades que gestores e diretores necessitam desenvolver para aplicar a cadeia de valor em suas empresas? São elas:
- Inteligência Emocional
- Gestão de pessoas
- Planejamento estratégico
- Disciplina
- Comunicação eficaz
- Empatia
- Ouvir na essência
- Feedbacks
- Foco
- Negociação
- Liderança
- Gestão de tempo
- Visão sistêmica
- Rapport
Estas são algumas das muitas habilidades desenvolvidas através das formações em Coaching. Para saber mais sobre as formações que podem contribuir com a cadeia de valor da sua empresa, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino.
Agora, conte pra gente: a cadeia de valor já é uma realidade em sua empresa? Como foi a implementação e quais os resultados obtidos? Conte no espaço abaixo um pouco da sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: arka38 / Shutterstock