Aprenda como fazer uma cadeia de valor e sua importância para uma empresa

Cadeia de Valor Saiba como funciona a Cadeia de Valor de uma empresa

 

Todos gostam de se sentir especiais e queridas. Não só nas relações interpessoais, mas também nas relações com marcas e empresas. Oferecer uma atenção especial faz muita diferença na hora do consumidor optar por este ou aquele produto, esta ou aquela empresa. Mas, existe um nome pra esse conjunto de cuidados e atenção: cadeia de valor. Quer saber mais sobre este tema? Então, continue a leitura!

[php_everywhere instance=”2″]

O conceito da Cadeia de valor

Cadeia de valor é o nome dado a um conjunto de atividades empresariais que estão relacionadas e que são desenvolvidas com o intuito de deixar os clientes realizados e satisfeitos com a entrega do produto e com o bom atendimento oferecido. 

Tudo que estiver envolvido com as atividades de uma organização faz parte da cadeia de valor como, por exemplo, a relação entre a empresa e seus respectivos  fornecedores. Para que fique claro e compreensível de maneira completa o que é a cadeia de valor, é importante saber que esse método utiliza uma abordagem muito eficiente e vasta. Mas, como funciona isso? Confira no próximo tópico a resposta para esta pergunta. 

Como funciona a cadeia de valor?

Uma organização desenvolve diversas atividades que geram valor à sua marca. Não pense que se trata somente de algo ligado a comunicação com o consumidor. A cadeia de valor engloba todos os processos e isso vai desde a matéria-prima utilizada na produção até a entrega para o consumidor final. 

A cadeia de valor é um diagrama que foi criado pelo professor estadunidense Michael Porter, com o objetivo de avaliar justamente o conjunto dessas atividades, de modo a melhorar a relação entre valor e desempenho de processos. Para Porter, cada etapa ligada ao desenvolvimento – seja do produto ou do serviço – contribui com a valorização do que é entregue para o consumidor 

Elementos que formam uma cadeia de valor

Existem dois tipos de atividades que conseguem compor as atividades para que seja formada uma cadeia de valor: Atividades Primárias e Atividades de Apoio.

Das atividades primárias, é importante saber que toda empresa possui as atividades listadas abaixo e que elas facilitam o processo de inserção do “método” cadeia de valor. São elas:

  • Logística interna ou de entrada;
  • Logística externa ou de saída;
  • Operações;
  • Marketing e vendas;
  • Serviço.

Assim como as atividades primárias, as atividades de apoio fazem uma divisão de várias atividades, todas com diferentes valores, além de serem destinadas a áreas e indústrias distintas. Entretanto, essas atividades são separadas em quatro categorias:

  • Aquisição;
  • Desenvolvimento de tecnologia;
  • Gerência de recursos humanos;
  • Infraestrutura da organização.

Vantagens da cadeia de valor para as empresas

Paras as empresas, a cadeia de valor é um importante diferencial competitivo que agrega valor de mercado ao produto em questão. Organizações que trabalham com esse tipo de parâmetro conseguem se diferenciar e obter o sucesso nas vendas

Além disso, graças a cadeia de valor é possível identificar as etapas da produção que necessitam de reajustes ou que tem contribuído de maneira positiva com os resultados alcançados pela empresa. 

A cadeia de valor permite aos gestores e diretores das organizações a real situação da empresa e isso contribui para que a tomada de decisão seja mais pontual, eficaz e segura. 

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Coaching para cadeia de valor

Agora que está claro que a cadeia de valor é importante para a sua empresa, fica a dúvida: o que é preciso ser feito para implementá-la na sua organização empresarial? Algumas habilidades podem fazer muita diferença na hora de implementar a cadeia de valor e o Coaching pode ser um poderoso aliado neste processo. 

O Coaching é um conjunto de metodologias e técnicas das mais variadas áreas das ciências humanas. O foco do Coaching é promover o desenvolvimento de habilidades que permitam o alcance de objetivos em um curto prazo de tempo. Importante dizer que podem ser objetivos pessoais, profissionais e até mesmo, objetivos ligados a empresa – como se aplica neste caso. 

Mas, quais são as habilidades que gestores e diretores necessitam desenvolver para aplicar a cadeia de valor em suas empresas? São elas: 

  • Inteligência Emocional
  • Gestão de pessoas
  • Planejamento estratégico
  • Disciplina 
  • Comunicação eficaz
  • Empatia
  • Ouvir na essência
  • Feedbacks 
  • Foco
  • Negociação
  • Liderança
  • Gestão de tempo
  • Visão sistêmica
  • Rapport

Estas são algumas das muitas habilidades desenvolvidas através das formações em Coaching. Para saber mais sobre as formações que podem contribuir com a cadeia de valor da sua empresa, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. 

Agora, conte pra gente: a cadeia de valor já é uma realidade em sua empresa? Como foi a implementação e quais os resultados obtidos? Conte no espaço abaixo um pouco da sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: arka38 / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010