Quando surge a necessidade de adquirir um item, o que você faz? Compra o item no primeiro local que encontrar ou faz uma cotação de preço? Seja para fazer uma compra pequena ou para fechar negócios com uma grande empresa, é sempre importante fazer uma cotação de preços para que você faça esta transação com assertividade e segurança.
[php_everywhere instance=”2″]
3 dicas para fazer uma excelente cotação de preços
É importante dizer que estas dicas valem para todos os tipos de negociações, que também exigem um bom planejamento financeiro e a visualização de quanto pode ser investido na negociação. Confira dicas de como fazer uma cotação de preços eficiente:
Não se contente com o primeiro preço
Sempre verifique se há políticas de desconto, as formas e as condições de pagamento. Analise se o preço e as condições de pagamento são compatíveis com o que consta em seu planejamento e, caso não sejam, não feche a compra e procure empresas com ofertas melhores.
Não seja dependente de fornecedores
Quando há uma dependência de fornecedores, perde-se a real situação do mercado. Muitas vezes, essa dependência é fruto da sensação de que o fornecedor atende a sua empresa de todas as formas — o que pode ser verdade ou não. Procure outros fornecedores para que você não se torne refém de uma empresa só, principalmente em situações urgentes e delicadas.
[php_everywhere instance=”2″]
Decida a compra com base em 3 orçamentos
Antes de decidir com quem fechará negócio, tenha em mãos pelo menos três propostas. Aceitar a proposta do primeiro fornecedor pode significar a perda de oportunidades melhores e mais assertivas.
E você, tem alguma dica para compartilhar conosco? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: iDin / Shutterstock