
Conhecer seu negócio e o mercado em que ele está inserido é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Uma ferramenta que auxilia os gestores a identificar as melhores oportunidades e as maiores ameaçadas a seu sucesso é a Análise SWOT, um método que tem o intuito de identificar quatro fatores essenciais em seu negócio. São eles:
- Força (Strength);
- Fraqueza (Weakness);
- Oportunidade (Opportunity);
- Ameaças (Threat).
[php_everywhere instance=”2″]
Com base nessas informações, é possível identificar o momento que a empresa vive atualmente, fazendo previsões para o futuro. Na Análise SWOT cruzada, estes fatores são analisados de forma conjunta, conferindo uma visão sistêmica sobre seu negócio. Com isso, você consegue desenvolver estratégias mais assertivas.
Estratégias com base na Análise SWOT cruzada
Estratégia de reforço
Os fatores usados para elaborar essa estratégia são as oportunidades e os pontos fracos. Esta estratégia é ideal para gestores que precisam diminuir os impactos da fraqueza em seu negócio.
Estratégia de confronto
As estratégias de confronto são baseadas nas ameaças e nos pontos fortes. São indicadas para que as ameaças sejam barradas a partir dos pontos fortes do seu negócio.
Estratégias de defesa
Essas estratégias são indicadas para minimizar perdas e impactos negativos, com base nas ameaças e fraquezas do seu negócio.
Estratégia ofensiva
Aqui, a força é utilizada para que uma oportunidade possa ser aproveitada para otimizar e ampliar os negócios da sua empresa.
Com a análise SWOT cruzada, sua empresa ficará mais competitiva no mercado. Faça esta análise levando sempre em conta os seus concorrentes — o que inclui conhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças destes concorrentes.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: chase4concept / Shutterstock