Aprenda como fazer um histograma passo a passo

como fazer histograma Histograma é uma representação gráfica que mostra a distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos dentro da empresa.

O que é Histograma?

O histograma foi desenvolvido no ano de 1933, pelo estatístico francês André–Michel Guerry, com o intuito de detalhar sua análise sobre ocorrências criminais. O método, que é uma das 7 ferramentas da qualidade e também conhecido como distribuição de frequências, tem sido aplicado em diversas áreas e nada mais é do que um gráfico de barras verticais da distribuição de frequências de uma medição, a qual transcorre em um determinado intervalo.

Basicamente trata-se de uma ferramenta que tem como principal objetivo apresentar a frequência com que determinado fato acontece, bem como contribuir para que os processos, tanto da indústria, quanto de serviços, sejam acompanhados e controlados de perto.

Os resultados obtidos por meio desta poderosa ferramenta permitem que os aspectos de um processo sejam conhecidos, assim como possibilitam uma visão holística da variação de um conjunto de dados, funcionando como guia de melhoramento do projeto em análise.

Como fazer um Histograma?

Para o desenvolvimento do histograma:

  • O primeiro passo é coletar os dados a serem analisados e organizá-los, a fim de facilitar a interpretação dos mesmos.
  • Calcule a amplitude (diferença entre o maior e o menor valor dos dados (R) – range, em inglês).
  • Defina os números de classes (as barras verticais). Para ordenar a quantidade de classes, primeiro deve-se computar o número de dados apontados. A letra (K) corresponde ao número de classes.
  • Calcule o intervalo das classes (dividindo-se a amplitude pelo número de classes).
  • Determine os limites das classes. Aqui, você seleciona o menor valor da amostra (se for mais viável, ele pode ser arredondado para baixo). Para calcular o limite superior da primeira classe, soma-se o valor do intervalo de classe (H).
  • Monte o histograma.

Este é o passo a passo básico para a elaboração de um Histograma, que seja capaz de lhe trazer informações precisas sobre a frequência com que algo acontece em um determinado contexto.

Quando utilizar o Histograma?

Existem contextos nos quais é possível aplicar o Histograma, para se chegar a algumas respostas, que sem a sua utilização, pode ser um pouco mais difícil de serem encontradas. Confira em quais momentos e para que serve esta poderosa ferramenta da qualidade:

  • Para analisar a amplitude da dispersão em um determinado conjunto de dados;
  • Avaliar se o conjunto de dados analisados é simétrico;
  • Descobrir qual dos valores apresentados é o mais comum;
  • Verificar se há mais de um pico no gráfico;
  • Analisar há valores isolados no conjunto de dados específico analisado;
  • Compreender qual é a dispersão relacionada às metas e às especificações;
  • Saber se alguns valores tendem a estarem presentes ou ausentes.

É importante saber que, junto ao Histograma, é essencial utilizar um gráfico de controle, que vai ajudar a chegar até as respostas relacionadas às questões levantadas acima. Isso porque é necessário saber se o processo é estável ou não.

Outro ponto que é fundamental abordar é que esta é uma poderosa ferramenta para se demonstrar e compreender os efeitos apresentados quando uma mudança é implementada em algum processo dentro da empresa. A partir do Histograma, consegue-se saber como o processo era antes e como ele ficou depois que as modificações foram implementadas.

Os benefícios para a empresa

Contar com ferramentas como o Histograma para compreender melhor os processos, acompanhar o seu andamento, bem como o efeito das mudanças que são implementadas, para que hajam melhorias organizacionais para todos, é essencial para todo empresário, gestor, empreendedor e líder.

É por isso que apresento as principais vantagens da aplicação de um histograma em uma empresa:

  • Inúmeros dados são organizados e analisados com a devida atenção;
  • Ele identifica os problemas e as consequências de determinado projeto;
  • Reconhece frequências de eventos e determina fluxos;
  • Sua forma eficaz de transmitir as informações tornou-se fundamental para as empresas nivelarem seus projetos com as necessidades dos seus stakeholders e verificar se as mesmas estão sendo cumpridas;
  • A facilidade com que o histograma pode ser feito (manualmente ou via programa) também é um fator determinante na sua aplicação.

Pontos de melhoria do Histograma

Assim como toda e qualquer ferramenta com a qual tenhamos que lidar em nosso dia a dia, o Histograma não é algo que pode ser considerado 100% completo, uma vez que existem pontos de melhoria a serem implementados, para que ele seja melhor aproveitado.

O que quero dizer é que a sua análise de dados ainda é incompleta, pois não leva o tempo em consideração neste processo, tratando-se, assim, de uma ferramenta que apresenta uma medida estática em sua execução. Um exemplo que posso citar é que um gestor comercial, por exemplo, não consegue saber se todos os dias em que teve vendas positivas ocorreram em um mesmo período ou se estão dispersos de forma aleatória no processo analisado.

O tempo é um fator essencial neste tipo de análise, pois permite compreender o período em que as vendas foram boas e o motivo que fez com que isso acontecesse. Ou seja, se alguma promoção estava em andamento nesta época, o gestor consegue ter ciência de que a sua campanha teve bons resultados. O contrário também pode acontecer: se ele teve um resultado ruim, sabendo o período em que isso aconteceu, ele consegue compreender os motivos e aplicar melhorias para que não ocorra mais.

Sendo assim, a partir do momento em que analisamos os dados sob a ótica do tempo, levando em consideração a forma como as informações coletadas se comportaram em determinado período, conseguimos buscar as causas comuns, bem como as causas especiais para as variações apresentadas.

Diante disso, se você precisar de uma análise mais completa, para chegar a resultados conforme os exemplos que citei acima, pode contar com outras ferramentas como o gráfico de tendência e o gráfico de controle.

O gestor deve ter em mente que o desenvolvimento de um Histograma é apenas um método dentre os inúmeros que podem auxiliar no sucesso de seu negócio. É essencial que a sua empresa tenha um planejamento bem definido, assim como metas e objetivos traçados e que, através das ferramentas corretas, trabalhe da melhor forma possível ao lado de seus colaboradores.

Agora me conte: você gostou de saber como funciona o desenvolvimento de um Histograma? Acha que pode ser viável para a sua empresa? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, com seus amigos.

Imagem: Jemastock / Shutterstock

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