Ao começar uma empresa, o empreendedor deve levar em conta uma série de fatores: quem será seu público-alvo, qual será seu segmento de atuação, que tipo de produto/serviço ele vai oferecer, quais serão os preços destes, entre diversas outras questões, que farão toda a diferença na hora de determinar o seu posicionamento, bem como a sua permanência no mercado em que ele escolher atuar.
Além de tudo isso, outro ponto muito importante que deve ser analisado é o período de sazonalidade de vendas, para que assim ele tenha a oportunidade de elaborar estratégias cada vez mais assertivas para manter o seu faturamento em dias, sem sofrer nenhum impacto negativo com relação a isso.
Convido você a me acompanhar nesta leitura e saber um pouco mais sobre este assunto, que deve ser aprofundado pelos mais diversos tipos de empresários e empreendedores existentes no mercado.
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O que é sazonalidade de vendas?
Quando falamos em sazonalidade no meio corporativo, estamos falando de eventos que acontecem no tempo, podendo ser repetitivos ou não, e que causarão impactos diretos no funcionamento das empresas. Lembrando que estes eventos não necessariamente precisam de um prazo determinado para acontecer e que podem ser tanto positivos, quanto negativos.
Esta foi uma explicação mais ampla do termo. No caso, quando este é aplicado às vendas realizadas por uma organização, ou seja, o período de sazonalidade de vendas, refere-se ao momento em que a comercialização dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa ocorre em maior ou menor intensidade, de acordo com a época do ano e com diversos outros fatores, como variações climáticas, estações do ano, datas comemorativas, eventos esportivos e crises.
É importante que esse período seja identificado, pois assim a empresa consegue organizar suas finanças e desenvolver ações para aproveitar os melhores meses de vendas.
Descobrir a sazonalidade de uma empresa não é uma tarefa difícil. As organizações pecam, na verdade, por não realizarem esta análise efetivamente e na prática, o que, consequentemente causa impacto negativo nos resultados financeiros que pretendem obter.
Assim, para lidar da melhor maneira possível com estes momentos de altos e baixos, um planejamento é fundamental, pois dessa maneira, será possível que seja feita uma boa previsão e um plano assertivo seja desenvolvido, indicando oportunidades e identificando ameaças ao longo do ano.
Calculando o índice de sazonalidade
O índice de sazonalidade é um valor numérico que avalia as variações de sazonalidade da procura de um bem/serviço. A partir desse índice, a empresa consegue monitorar as tendências e identificar como seriam suas atividades, de acordo com cada época. O resultado desses dados, permite que a organização corrija a oscilação que pode ocorrer no período de sazonalidade.
Para calcular a sazonalidade de vendas, a empresa deve saber a média de vendas por mês, no período de um ano. Com esse índice, ela tem um conjunto de dados que representa a demanda empresarial. Ao dividir esse número em quatro partes, a organização consegue visualizar as vendas sem a ação de variações sazonais simples.
Esse índice permite que a empresa estipule ações que antecipem o período de sazonalidade, determinando o estoque necessário, escolhendo os produtos que serão comercializados e apontando se a produção deve aumentar ou diminuir. Essas medidas tornam possível que a organização tenha maior controle do fluxo de caixa e não enfrente prejuízos no período sazonal.
Como lidar com a sazonalidade?
Conforme pudemos acompanhar até aqui, a forma como a sazonalidade vai impactar um negócio, se positiva ou negativamente, vai depender bastante de seu segmento de atuação, ou seja, o mercado de turismo e hotelaria costuma ter seus melhores rendimentos em épocas do ano como o verão, já uma loja especializada em roupas de frio, com certeza vai ter uma performance maior durante o inverno.
De uma maneira ou de outra, é preciso estar preparado para lidar com ambos os momentos, de alta e de baixa demanda, para que assim os negócios não sofram e não prejudicados no futuro.
Confira as dicas essenciais que preparei para você lidar com maestria e excelência com a sazonalidade de vendas da sua empresa.
Planeje-se sempre
Este é o primeiro e mais importante passo que você deve dar, no sentido de se preparar para não ser pego de surpresa durante os períodos sazonais da sua empresa. Assim, aproveite que estamos chegando ao final de mais um ano e já comece a prever as possíveis oscilações nas vendas que podem acontecer nos seus negócios no ano que está por vir.
Faça este planejamento de forma detalhada, ou seja, inclua as datas em que verdadeiramente você acredita que vai sofrer mais impactos, pois assim você consegue fazer uma projeção de forma muito mais precisa e assertiva, conforme o seu negócio necessita.
Além disso, fazendo este planejamento com tal antecedência, você consegue elaborar estratégias eficientes para lidar com os períodos, tanto de sazonalidade negativa, que é quando a demanda pelos seus produtos ou serviços diminui, quanto para se preparar para positiva, que é quando o consumo aumenta de forma significativa.
Liste os produtos/serviços ideais para este momento
Neste ponto o que você deve fazer é listar os produtos ou serviços que a sua empresa oferece e que possam servir como oferta no período de sazonalidade negativa. O ideal é que esta lista contenha detalhes importantes de cada item, como características, margem de lucro, despesas, entre outros, que lhe possibilitem ter uma clareza maior sobre quais deles podem atender de forma adequada a sazonalidade, deixando as suas finanças devidamente equilibradas para lidar com o restante do ano.
Mantenha-se preparado para lidar com as surpresas
É sempre importante lembrar que sazonalidade pode trazer impactos tanto negativos, quanto positivos. O que quero dizer é que em dado momento, você pode estar com um estoque preparado para atender a um a demanda X, porém, subitamente, pode ocorrer um aumento significativo do consumo de seus produtos ou serviços, e você não estar pronto para lidar com este fator surpresa.
Neste sentido, a minha dica é que você e sua equipe mantenham-se sempre atentos e preparados para lidar com estas mudanças que podem acontecer sem nos dar avisos prévios. Analise o seu negócio e veja de que forma você pode se manter prevenido e ter um bom desempenho conforme o esperado.
Invista em Coaching em Vendas
Outra maneira eficiente para lidar com as intercorrências do mundo das vendas, é investir em metodologias que nos ajudem e nos mantermos sempre preparados, independentemente do que venha a impactar os nossos negócios.
Diante disso, a minha dica é que você conheça e invista em um treinamento in company de Coaching em Vendas, ou seja, tanto para você, quanto para seus colaboradores, que lhes ensine a aplicar, de forma imediata, técnicas e ferramentas essenciais para a realização de um planejamento altamente eficiente, que lhes ajude a lidar com o período de sazonalidade que impacta os seus negócios.
Por meio deste processo é possível preparar a equipe a como se comportar nestes momentos, que podem ser de bastante estresse e também de euforia, lidando com as emoções com inteligência emocional, bem como para ampliarem a sua visão a ajudarem a compreender quais são os períodos em que as vendas tendem a aumentar e quais são aqueles em que elas diminuem, colaborando, assim, com estratégias assertivas que contribuam para que a alta performance seja sempre alcançada, independentemente do momento a ser enfrentado.
Lidar com a sazonalidade vai além de se prevenir de prejuízos, sendo também uma ótima maneira para identificar oportunidades. Por meio de estratégias direcionadas, o empreendedor garante que a empresa não sinta os impactos do período de sazonalidade e consiga manter suas vendas estáveis, garantindo o sucesso do seu negócio.
Você consegue identificar o período de sazonalidade da sua empresa? Quais são as medidas que você toma para que suas vendas não sejam prejudicadas? Comente e compartilhe o artigo nas suas redes sociais, com seus amigos.
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Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock