Quem nunca sentiu um formigamento no corpo ou o famoso “frio na barriga” diante de um novo trabalho, uma entrevista de emprego, uma apresentação, ou ao realizar uma prova importante? Se você já passou por algo similar, então você já vivenciou momentos de ansiedade.
Presente no dia a dia de muitos profissionais, a ansiedade é um sentimento normal, mas, em excesso, configura um transtorno que tem se tornado cada vez mais comum e feito muitas organizações repensarem o modo de produção de trabalho que adotam no dia a dia dentro da empresa. Prazos curtos, cumprimento de metas, algumas vezes irreais, desorganização, sobrecarga, entre muitas outras, são algumas da causas da ansiedade no trabalho. A seguir, confira como administrar esse sentimento!
O cenário do problema
Uma pesquisa feita pela Robert Half, empresa internacional de Recursos Humanos, apontou que o excesso de tarefas e a ausência de reconhecimento por parte dos gestores são as maiores causas desse transtorno. A pesquisa mostra, ainda, que os colaboradores brasileiros são os que mais sofrem de ansiedade, sendo que 42% dos entrevistados pela Robert Half disseram ser comum encontrar colaboradores com sintomas de estresse e ansiedade no trabalho. A média mundial é de 11%.
Esse problema, se não cuidado e evitado, pode prejudicar muito a saúde física e psicológica dos mais diversos tipos de profissionais, causando mal-estar, tonturas, formigamentos, falta de ar e até mesmo doenças ainda mais graves e fobias. Nesse sentido, algumas atitudes e mudanças de comportamento são fundamentais e podem fazer grande diferença. Confira algumas dicas valiosas que podem ajudá-lo a controlar a ansiedade, principalmente no ambiente de trabalho.
Como controlar a ansiedade no trabalho e ser um profissional mais feliz?
Para ajudá-lo nesse importante processo, separamos algumas dicas poderosas para que você possa trabalhar com mais tranquilidade e disposição. Vamos lá?
1. Relaxe
Separe um tempo e dedique-o apenas a você. Procure descansar, dormir tranquilamente e fazer exercícios físicos regularmente, pois eles oferecem uma agradável sensação de bem estar. A yoga, por exemplo, é uma excelente atividade que ajuda a tranquilizar o corpo e a mente.
Por falar em mente, relaxe-a. Nada de ficar ocupando a cabeça com problemas de trabalho que podem ser resolvidos posteriormente ou durante o expediente. Esse horário de descanso merece ser respeitado.
Assim, aproveite para ler um livro interessante, escutar as suas músicas favoritas, sorrir mais, fazer programas que o divirtam e tragam satisfação pessoal. Quando você está bem consigo mesmo, esse bem-estar se prolonga também para as outras áreas da vida.
2. Faça pausas
Se o trabalho estiver exigindo demais, faça uma pausa breve. Tire alguns minutinhos para tomar um café, esticar-se, trocar ideias com os colegas de trabalho, sair um pouco do ambiente, dar uma volta breve e respirar tranquilamente.
Tudo isso vai contribuir para que você retorne ao trabalho com a mente mais leve, tendo mais possibilidades de melhorar a ansiedade e também de continuar desenvolvendo as suas atividades de maneira satisfatória.
3. Organize-se
Não tem nada mais desgastante do que trabalhar em um ambiente desorganizado, onde nada é encontrado, ou várias coisas acontecem ao mesmo tempo, e nada é verdadeiramente priorizado.
Assim, é essencial que você faça o que puder para manter, pelos menos, o seu ambiente e o seu trabalho organizados. Organize a sua mesa e crie um local harmonioso e acolhedor. Se a sua empresa permitir, decore a sua área de trabalho com os objetos que façam você se sentir bem.
Podem parecer pequenas atitudes, mas é a partir delas que as verdadeiras mudanças acontecem, no sentido de ajudá-lo a controlar a ansiedade.
4. Defina prioridades
Se você é daqueles que fica perdido em meio a tantas atividades, é hora de planejar as tarefas que deverão ser cumpridas. Quando você não sabe o que fazer primeiro e deixa tudo para a última hora, a ansiedade se potencializa ainda mais.
A dica aqui é que você organize-as por ordem de prioridade, ou seja, importantes, circunstanciais ou emergenciais. Assim, fica mais fácil saber o que executar primeiro e o que pode ficar por último. Na dúvida pergunte ao seu superior o que deve ser priorizado.
5. Pense positivo
Não há nada que atraia mais o baixo astral do que a negatividade. Assim, fuja dos pensamentos negativos e das pessoas pessimistas que o colocam para baixo, prejudicando o seu bom humor e a sua autoestima.
Pense positivo, respire fundo e preocupe-se menos. Confie em você mesmo e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que você pode tudo e que o sucesso está a apenas um passo de você. Basta querer e ousar ir além!
6. Mude de hábitos
Saia da rotina e reinvente-se! Nada de continuar fazendo sempre as mesmas coisas. Procure novas maneiras de tornar as atividades diárias mais agradáveis, para que, assim, você possa afastar da sua rotina a ansiedade, principalmente no trabalho.
Além disso, outra coisa que você pode e deve fazer é analisar quais hábitos você está desenvolvendo e que estão fazendo com que você fique ainda mais ansioso. Procure refletir sobre cada um deles e verificar o que fazer para administrar a ansiedade. Trabalhe para diminuir a ocorrência desses maus hábitos aos poucos e permita que os momentos de bem-estar na sua vida sejam cada vez mais frequentes.
7. Procure ajuda especializada
Se você se encontra em um estado de ansiedade mais avançado, não deixe de buscar a ajuda especializada de profissionais como psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, entre outros, que tenham os recursos, o conhecimento e as técnicas necessárias para ajudá-lo a compreender e administrar a ansiedade.
Por meio de profissionais especializados, você tem a oportunidade de conhecer-se melhor e de entender o que causa a ansiedade em você, principalmente quando você está no trabalho, encontrando mecanismos cada vez mais eficientes para lidar com as situações que lhe fazem mal nesse transtorno.
Não hesite e não se sinta envergonhado, pois somente você é o responsável pelo seu bem-estar. Sendo assim, investir nessa possibilidade vai trazer de volta os momentos de felicidade que você tem perdido por conta das situações de ansiedade que vivencia.
O que fazer para melhorar a ansiedade por meio do coaching?
Antes de finalizar este conteúdo, compartilhamos com você uma dica em relação à ansiedade. Aliado a todas as dicas anteriores, passar pelo processo de coaching também vai contribuir, de maneira significativa, para que você tenha ainda mais controle e formas de melhorar a ansiedade na sua vida, tanto profissional, quanto pessoal.
Lembramos, porém, que ele é complementar, mas jamais deve substituir o tratamento psiquiátrico e o acompanhamento psicológico em casos de transtornos ansiosos, OK?
Por meio de técnicas e ferramentas de diversas áreas do conhecimento, utilizadas para que os indivíduos tenham a possibilidade de se conhecer cada vez melhor, essa poderosa metodologia de desenvolvimento humano oferece àqueles que permitem passar pelo processo a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento e ter acesso aos seus recursos internos. Isso lhes permite lidar da melhor forma com a ansiedade no momento em que surgir, principalmente no ambiente de trabalho.
Sendo assim, é fundamental conhecer o Professional & Self Coaching — PSC, a formação em Coaching mais completa do país, pois trata-se de um programa elaborado sob medida para quem deseja se desenvolver cada vez mais e alcançar o seu potencial infinito, sem se deixar vencer pelo medo e pela ansiedade.
Assim, convidamos você a permitir-se ir além e conhecer o poder interno que você possui para vencer esse grande desafio na sua vida, que é a ansiedade no trabalho.
Conheça o PSC e transforme a sua realidade para melhor!
Agora me conte, ser de luz: o que você achou deste conteúdo? Quando a ansiedade surge, como você faz para lidar com ela? Deixe o seu comentário no espaço a seguir e lembre-se de compartilhar este artigo poderoso com todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!
Copyright: 207787303 https://www.shutterstock.com/pt/g/KieferPix