A figura do agente de mudança vem se tornando cada vez mais relevante dentro das empresas. O avanço tecnológico célere dos dias atuais cria a obrigatoriedade de que as organizações se mantenham em constante movimento e evolução. Todos os dias, empreendimentos de todos os portes e segmentos se veem diante de mudanças.
Saber se adaptar a essas transformações é o que diferencia as empresas que prosseguem no mercado daquelas que fecham as suas portas. Dentre essas mudanças desafiadoras está a evolução de tecnologias produtivas, assim como alterações em processos internos.
[php_everywhere instance=”2″]
Agente de mudança: o que é e qual a sua importância?
O maior risco que uma empresa pode correr é não se arriscar, essa frase foi dita por Mark Zuckerberg. O fundador do Facebook tem razão, pois em um contexto que muda de parâmetros constantemente a única estratégia realmente fadada ao fracasso é não correr riscos.
Partindo desse princípio, as empresas estão buscando cada vez mais formas de otimizar recursos e potencializar a sua eficiência. Processos mais eficientes permitem acompanhar o ritmo do mercado globalizado sem perder em comparação com os concorrentes. Dessa forma, é fundamental que empresas que desejam prosperar contem com agentes de mudança em seus quadros.
Profissionais que recebem essa alcunha são responsáveis por influenciar, motivar e inspirar atitudes com foco na transformação. Confira, a seguir, com mais detalhes o que é o agente de mudança e a sua importância.
O que é agente de mudança?
Processos de mudança demandam a ação de agentes facilitadores, você já tentou identificar quem são eles? Os também chamados agentes de mudança são os líderes ou colaboradores responsáveis por influenciar os demais membros da equipe. Esses indivíduos são peças fundamentais para acalmar os ânimos e incentivar novas atitudes que levarão à transformação.
Profissionais que atuam de maneira estratégica são cada vez mais relevantes em um contexto de instabilidade econômica e dificuldades no mercado de trabalho. Tais colaboradores têm maior potencial para cumprir e superar metas, além de influenciar positivamente as pessoas.
Agentes de mudança são colaboradores que atuam com poder para mudar uma cultura. Esses profissionais contribuem para que sejam tomadas decisões adaptadas ao novo contexto, chegando, assim, a melhores resultados. Algo muito forte nesse perfil de colaboradores certamente é a identificação dele com o novo. Trata-se de um profissional que não tem medo de se arriscar, que tem verdadeiro comprometimento com a estrutura organizacional.
Importância do agente de mudança
Você já parou para pensar que empresas não mudam, quem muda são as pessoas que fazem a empresa? São os colaboradores que buscam formas de se adaptar às mudanças do mercado para posicionar a marca de maneira mais positiva. Isso quer dizer que são os profissionais que encontram maneiras de se adaptar, mudando, assim, a forma como os processos internos transcorrem.
O fator de relevância dos agentes de mudança está na influência que eles exercem sobre outros profissionais. Eles são inspiração para os outros colaboradores e contribuem para o desenvolvimento de habilidades que permitam que todos mantenham o foco.
Ter um profissional agente de mudança na equipe é determinante para que a empresa esteja pronta para fazer mais. Como já mencionamos, vivemos um momento em que todos os dias mudanças ocorrem. Quando não há preparo para enfrentá-las, se torna difícil se consolidar competitivamente diante da concorrência.
Como identificar agentes de mudança?
Entendida a importância do agente de mudança, é provável que você esteja se perguntando como identificá-lo. De acordo com o professor da Harvard Business School, John Kotter, identificar os agentes de mudança é um dos 8 passos fundamentais para uma gestão de mudanças eficiente. A seguir vamos dar dicas de como identificar quem são os profissionais da sua equipe que têm esse perfil.
1. Ouça a voz da equipe
Qual a melhor forma de identificar quem são os profissionais com maior influência dentro da empresa? Se você respondeu perguntando a equipe saiba que está certo. Uma dica é fazer uma pesquisa recorrente, que pode ser mensal, com os colaboradores da equipe. Nessa pesquisa, o foco deve ser identificar quem são os profissionais que se diferenciam e inspiram os demais. Esse é um bom momento para a troca de feedbacks.
2. Observação
Observar o método de trabalho e evolução na conquista de resultados das equipes também é válido. Trata-se de uma forma de identificar quem são os profissionais de destaque em cada atividade. Quem são os profissionais que incentivam a equipe? Quem planeja e garante que os resultados sejam alcançados? Lembre-se de que processos de mudança são conduzidos, ainda que indiretamente, por colaboradores adaptados a esse cenário.
3. Identificação do potencial de aliança
Além de ser um profissional adaptável a mudanças e um bom líder, esse colaborador deve ser capaz de concretizar uma aliança. É dessa aliança entre o agente de mudanças e a direção da companhia que nascem os bons resultados e os métodos mais interessantes. Não adianta muito contar com profissionais influenciadores se eles não têm a capacidade de se aliar aos interesses da companhia.
Agente de mudança: uma poderosa estratégia corporativa
A identificação dos agentes de mudança é o primeiro passo para colocar em prática uma poderosa estratégia de negócios. Esses profissionais se diferenciam por terem atitudes e comportamentos que contribuem para que a companhia se atualize constantemente. Trata-se de um perfil fundamental para que a sua empresa se destaque positivamente no mercado.
Contando com agentes de mudança estrategicamente distribuídos nas equipes da empresa é possível observar um crescimento constante. Os colaboradores que contam com a influência desses agentes também têm muito a ganhar com essa convivência. Observe como os colaboradores da sua equipe se portam diante de cenários de mudança e encontre aqueles que podem se tornar boas influências para os demais.
Agentes de mudança são imprescindíveis para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado!
Você já tinha ouvido falar sobre esse assunto? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
[php_everywhere instance=”1″]