Um bom clima organizacional em uma empresa é crucial para o aumento da produtividade e sucesso no alcance de metas. Esse conceito se apoia em diferentes fatores, como boa interação interpessoal entre a equipe, a divisão justa de carga de trabalho, entre outros. Quanto mais agradável é o clima organizacional, mais colaborativos se tornam os funcionários entre si.
Colaboradores valorizados e constantemente motivados são capazes de oferecer um grande diferencial para a empresa, gerando vantagem competitiva e ajudando a organização a alcançar o sucesso almejado. Para que isso seja possível, é essencial que esses profissionais trabalhem em um ambiente harmonioso e colaborativo, que os incentive a serem engajados em suas atividades.
Adotar estratégias para melhorar o clima organizacional contribui significativamente para o crescimento da companhia. Continue lendo e confira ações para melhorar o clima na empresa e estabelecer um ambiente mais colaborativo.
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10 Dicas para melhorar o clima organizacional nas empresas
É papel do gestor desenvolver e buscar aprimoramento do local de trabalho dos seus colaboradores, de modo que eles se sintam valorizados e motivados para entregar bons resultados. Qualquer pessoa se sente mais motivada para realizar seu trabalho em um ambiente agradável e acolhedor. Empresas que investem em melhorar o clima organizacional estão investindo em seu crescimento e destaque competitivo.
Abaixo apresentaremos dez dicas para melhorar o clima organizacional das companhias, acompanhe!
1. Crie canais para ouvir os colaboradores
A forma mais prática de saber como anda o clima organizacional e como melhorá-lo é ouvir os colaboradores. Empresas que estão empenhadas verdadeiramente nessa questão devem utilizar métodos como pesquisas e diálogo para chegar a um entendimento.
Através de pesquisas a respeito da interação entre os colaboradores é possível identificar a existência de conflitos. O diálogo entre colaboradores e líderes também deve ser incentivado para construir relações mais fortes.
2. Investimento na qualidade de vida dos colaboradores
Investir na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores contribui para construir um ambiente organizacional mais positivo. Para isso, é interessante oferecer para os funcionários programas de benefícios que vão além dos itens básicos. A oferta de convênios com clubes e academias, assim como plano médico e odontológico, são ótimas opções.
Além disso, é importante pensar no bem-estar dos trabalhadores com o desenvolvimento de uniformes adequados para cada estação do ano, entre outros cuidados. Tudo o que a companhia fizer para melhorar a vida dos funcionários contribui para um ambiente corporativo positivo.
3. Recompensas
Estabelecer metas contribui para que a empresa trabalhe com mais chances de sucesso no mercado. O ponto crucial é estabelecer metas realistas e oferecer recompensas para as equipes. Atente-se para o fato de que estipular metas fora da realidade pode gerar um sentimento de frustração nos colaboradores. O ideal é recompensar as equipes e não colaboradores individualmente para não gerar atritos e nem competição desnecessária.
4. Incentivo à cultura do feedback
A troca de feedbacks entre os colaboradores é essencial para que não se criem atritos. Quando os membros da equipe pontuam pontos fortes e dificuldades no trabalho dos colegas não deixam nada por dizer. Além disso, há mais chances de crescimento e evolução profissional em um ambiente em que se pode dizer aquilo que se pensa.
O mais importante é que a troca de feedbacks aconteça de forma respeitosa e valorize os pontos positivos do trabalho de cada um. Em um ambiente colaborativo o feedback negativo vem acompanhado de uma oferta de ajuda e não uma mera crítica.
5. Invista na preparação dos líderes
Uma empresa com um bom clima organizacional é sinônimo de uma empresa que tem líderes e não chefes. A diferença está na forma como conduzem as equipes. Os líderes adotam uma postura humanizada, enquanto os chefes são mais autoritários. Quando a liderança é inspiradora se torna mais fácil que os colaboradores atuem de forma mais motivada. As companhias devem investir na preparação de suas lideranças, ou seja, oferecer mais expertise no tocante à interação com os subordinados.
6. Programas de integração para novos colaboradores
A integração de novos colaboradores à equipe é fundamental para que o trabalho seja realizado com efetividade. O processo de apresentação das atividades laborais e aproximação dos novos colegas deve ser facilitado pela companhia.
As relações interpessoais construídas entre os funcionários se refletem em melhores resultados. A companhia pode e deve oferecer treinamento para os novos contratados, assim como viabilizar a aproximação entre todos.
7. Flexibilidade de horários e home office
Cada vez mais empresas estão descobrindo as vantagens de apostar na flexibilidade de horários e home office. Facilitar a vida dos colaboradores ajuda a deixá-los mais satisfeitos e felizes com seu trabalho. A satisfação é o primeiro passo para gerar uma interação mais saudável entre os funcionários.
Alguns colaboradores se tornarão mais colaborativos para as suas equipes se puderem fazer home office às vezes. As companhias devem analisar como alinhar essas vantagens com seu ambiente corporativo.
8. Tranquilidade leva a mais produtividade
Um ambiente laboral constituído por pessoas tranquilas é um ambiente mais agradável e produtivo. Além de oferecer planos de saúde para os colaboradores, é interessante considerar estender o acesso a dependentes. A saúde da família é uma questão que interfere em um bom desempenho laboral e gera estresse.
A certeza de que a família está bem assistida em relação à saúde contribui para um melhor desempenho e para mais motivação no dia a dia profissional. Quando as pessoas estão preocupadas, tendem a se mostrar mais irritadas.
9. Investimento na capacitação dos colaboradores
Se cada membro da equipe estiver qualificado para realizar a sua atividade laboral, evitará a sobrecarga. Um dos principais pontos de conflito dentro das empresas é a sobrecarga de alguns funcionários. Para evitar que um colaborador carregue um peso maior do que os demais, vale a pena investir em qualificação.
A oferta de treinamentos, palestras e contribuição financeira para cursos ajuda significativamente nessa preparação. O ideal é que a companhia tenha uma verba separada para essa finalidade.
10. Plano de carreira
Por fim, concluímos essa lista indicando que as empresas invistam em planos de carreira para seus colaboradores. Em um ambiente em que os funcionários entendem que têm chances de crescer, há mais chances de bom relacionamento. A existência de oportunidades para os profissionais que são colaborativos e empenhados aumenta a produtividade e o alcance de metas.
O plano de carreira deve considerar o desejo dos colaboradores de crescer dentro da companhia. Ter perspectiva de crescimento com certeza contribui para que desenvolvam relações mais saudáveis uns com os outros, o que irá impactar diretamente nos resultados.
O ambiente colaborativo gera inúmeros benefícios à empresa que o implementa, uma vez que ele permite que os profissionais realizem suas funções com mais engajamento, aumenta a produtividade, possibilita que estratégias sejam traçadas em conjunto, otimiza o espaço físico, extingue os níveis hierárquicos, gera diferenciação no mercado e propicia a realização de brainstorming.
E você, já trabalhou em uma empresa que possui ambiente colaborativo ou aplicou estratégias com esse objetivo no seu negócio? Comente sua experiência e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Imagem: Monkey Business Images / Shutterstock
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