8 dicas de como ser um gestor mais carismático

8 dicas de como ser um gestor mais carismático

Um gestor carismático é capaz de inspirar confiança, promover um trabalho de qualidade e gerar resultados de excelência para a empresa.

 

Um bom gestor deve possuir diversas características e habilidades que influenciam diretamente na sua capacidade de lidar e comandar seus liderados. Uma qualidade bastante requisitada no meio corporativo é o carisma, já que líderes com essa característica possuem personalidade própria, inspiram confiança, geram mudanças significativas, são claros e objetivos e sabem envolver as pessoas.

Esses são benefícios importantes não apenas para o crescimento profissional do gestor, mas também para que um trabalho de qualidade seja desenvolvido pela equipe, levando a empresa a alcançar bons resultados. Continue lendo o texto para saber mais!

Dicas para ser um gestor mais carismático

Confira 8 recomendações de como se tornar um gestor ou líder que tem mais carisma.

  • Acredite na empresa e em seus colaboradores: o gestor deve acreditar verdadeiramente na empresa, nos projetos que estão sendo desenvolvidos e nos seus colaboradores. Isso permite que ele trace estratégias e ações assertivas e que levam ao crescimento de todos.
  • Tenha autoconhecimento: é importante conhecer a si mesmo de forma profunda para, a partir daí desenvolver ações que impactem e inspirem os demais colaboradores. Saber quais são suas qualidades, pontos de melhoria e responsabilidades, permite que o líder tome atitudes de acordo com o que ele verdadeiramente é, inspirando confiança.
  • Desenvolva a liderança: o gestor carismático não é chefe, mas um líder. Ele não toma decisões pensando apenas em resultados e lucro, e também leva em consideração a sua equipe como um todo, bem como as motivações individuais, opiniões e incertezas.
  • Saiba ouvir: é essencial estar aberto a ouvir os interesses de seus colaboradores, suas objeções, suas ideias e opiniões. Isso porque ele acredita que esse feedback é fundamental para melhorar os processos da empresa e garantir seu crescimento.
  • Atenção à linguagem corporal: a postura e a maneira de tratar seus colaboradores deixa evidente o carisma de um gestor. Os gestos, o olhar, o tom de voz, a calma e a receptividade são aspectos que influenciam diretamente na maneira como os colaboradores enxergam o líder.
  • Priorize uma comunicação holística: além de saber ouvir os colaboradores, um gestor com a característica do carisma expõe suas ideias e estratégias para toda a equipe, de modo que cada colaborador consiga saber quais são os processos da empresa, bem como seus resultados e impacto.
  • Faça a mediação dos conflitos: ao resolver um conflito, o gestor que tem carisma promove o diálogo na equipe, o que gera identificação de falhas, oportunidades de crescimento e melhorias nas atividades da empresa.
  • Treine: o carisma é uma qualidade que pode ser desenvolvida e aprimorada. A metodologia de coaching auxilia o gestor a liderar de forma eficaz a sua equipe, além de aprimorar suas competências, reconhecer seus pontos de melhoria e entregar resultados de qualidade.  

Faltou mais alguma recomendação? Escreva qual é nos comentários!

Usando o coaching todos os dias

Um líder carismático deve identificar o potencial da sua equipe, influenciar os colaboradores de forma positiva, promover a comunicação entre todos e trabalhar em prol do alcance das metas da empresa. Tudo isso permite que todos desenvolvam suas atividades de forma motivada e produtiva, entregando resultados de excelência.

Se você é um profissional, líder ou não, que acredita que deveria investir nessa característica, há formas de educação contínua que podem ajudar nesse quesito. A formação Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um bom exemplo de contribuição efetiva na construção de um colaborador de alta performance.

Esse curso é baseado em uma área de estudo de nome homônimo, que foi desenvolvida nos anos 70, nos Estados Unidos, pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder. De acordo com a pesquisa deles, é super possível conectar os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento para se chegar a um objetivo comum. Isso não é aquela história de ter pensamento positivo para conseguir as coisas, e sim, como a dedicação de todos os pilares do seu ser essencial para se alcançar grandes feitos.

O palestrante internacional, Tony Robbins, é um dos entusiastas do estudo do Richard Bandler e do John Grinder. Em seu trabalho, ele usa a técnica da modelagem, em que ele analisa a vida de pessoas bem-sucedidas para encontrar padrões. Assim, ele pode verificar o que cabe para as outras pessoas que estão buscando pela melhor versão de si mesmas.

O curso de PNL no IBC também trabalha com a referência do Tony Robbins para a construção do conteúdo. Durante a formação, o coachee (aprendiz) irá obter preciosos conhecimentos sobre a própria programação neurolinguística, como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a autoestima; como desenvolver o carisma com a construção da inteligência emocional; o que é o alinhamento de níveis neurológicos;  que é e como funciona a estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação); o quais são os canais representacionais; como criar a flexibilidade comportamental; como negociar e solucionar problemas de forma efetiva; como olhar para uma situação com mais de um ponto de vista para desenvolver a criticidade; como praticar a linguagem não verbal; e muitos outros tópicos interessantes para a sua evolução como profissional.

Caso você seja um gestor ou líder irá poder usar todo a sabedoria do PNL no seu dia a dia com facilidade. Nessa função, você terá mais habilidade em ser mais carismático nos momentos corretos; gerir melhor o tempo e a quantidade de tarefas; gerir as emoções do grupo em tempos difíceis; transformar sonhos em objetivos reais com planos de ação tangíveis e factíveis; desenvolver a criatividade própria e da equipe; incentivar a descoberta de novas habilidades da equipe e aumentar a autoestima; mais capacidade em se comunicar e gerar o comprometimento dos funcionários; desenvolver a escuta ativa; ser mais empático; aprender a eliminar bloqueios; aumentar o poder de persuasão; como lidar com conflitos; e muitos outros benefícios.

Viu como essa formação pode realmente alterar o curso da sua vida? O único arrependimento que você pode ter aqui é de não ter começado antes! O despertar do seu potencial máximo é somente o início do que o seu esforço pode fazer por você mesmo. Quando os processos neurológicos, a linguagem e os comportamentos trabalham juntos é possível conseguir resultados incríveis!

As consequências de um investimento em coaching poderão ser vistas em curto, médio e longo prazo e em todos os setores da vida. Afinal, a evolução pessoal pode ser bem utilizada no lado do trabalho e ao contrário também. Por isso, é essencial ter a mente aberta para entender que o novo é essencial para aumentar sua sabedoria e sua criticidade em relação ao mundo. Não deixe que a sua mente fique estagnada em valores passados ou em conceitos desatualizados. Renovar-se faz parte da história de evolução da humanidade. Por que você deixaria esse costume de lado, não é mesmo?

Comece o seu caminho

De nada adianta apenas ler o que fazer e não começar a se mexer. Use suas ferramentas internas para se tornar uma pessoa melhor tanto no trabalho quanto fora dele, mas não deixe de lado a possibilidade de aprender. O coaching traz um aprendizado contínuo e contribui para a criação da sua capacidade de se transformar positivamente e de ser uma pessoa mais empoderada.

Você possui as habilidades de um gestor carismático? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

 

Imagem: Uber Images / Shutterstock

 

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