Toda empresa tem o lucro como um dos principais objetivos. Para ajudar com essa meta, as áreas de gestão, comercial e vendas devem fazer uma projeção de vendas para realizar um planejamento eficaz e de acordo com a sua realidade. Esse conceito é a previsão da receita da empresa em um período futuro. Ou seja, a estimativa da quantidade de vendas nos próximos meses. A partir daí a organização é capaz de realizar planejamentos e simulações.
O exercício é muito importante para que a empresa consiga se desenvolver e se manter atuante no mercado. Ela ainda auxilia na contratação de colaboradores, conquista de novos fornecedores, compra de matéria-prima, reposição de estoque, mensuração dos custos e realização de novos investimentos. Quer saber mais? É só continuar lendo!
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Confira dicas para fazer uma projeção de vendas bem-sucedida
A empresa pode realizar a sua projeção de vendas com base em alguns fatores. Saiba quais são os principais:
- Canais de distribuição: detalhamento de quais canais que a empresa utiliza para distribuir seus produtos e/ou serviços a seus clientes. Estes podem ser a comunicação do ponto de venda, site, redes sociais, filiais, revendedores e outros. Caso o perfil do cliente seja significativo e tenha peculiaridades, ele também deve ser analisado e considerado como parceiro nessa divulgação. É comum observar marcas divulgando produto e serviços nas redes sociais por meio dos influenciadores digitais, por exemplo.
- Experiência de vendas: por meio da jornada de compra do cliente, da experiência de vendas passadas e da análise do contexto atual, é possível prever a venda de cada produto e/ou serviço. Para que essa análise seja realizada de forma eficaz é necessário que a organização tenha um histórico atualizado das compras já realizadas.
- Mix de produtos: todos os produtos e/ou serviços comercializados na organização devem ter uma taxonomia própria e devem ser catalogados, isso quer dizer que eles devem ser divididos de acordo com a linha, o tipo, o segmento, o modelo, etc.
- Preços: a organização estipula o preço de cada produtos e/ou serviços nos diferentes canais de distribuição em que atua. Esse valor é estabelecido por meio do custo da produção e da média de compra dos itens comercializados. Também podem ser considerados os valores de trânsito (taxa de entrega).
- Ações: é essencial observar se alguma ação, que pode ter influenciado nas vendas, foi realizada em determinado momento. Por exemplo, campanhas de marketing podem atrair novos clientes, promoções aumentam as chances de as pessoas concluírem a compra. Por isso, é imprescindível que toda ação seja rastreada e monitorada.
- Fatores externos: alguns coeficientes como economia do país e o perfil de consumo dos indivíduos podem influenciar nas vendas da empresa, portanto, a mesma deve considerar tais itens para realizar sua projeção de vendas. As pesquisas de mercado e de satisfação dos clientes regulares ajudam muito nesse quesito.
- Concorrência: a organização deve realizar estudos regulares sobre a concorrência, ou seja, comparar suas vendas com empresas do mesmo segmento, mesma localização, mesmo público-alvo e mesmo tamanho.
- Margem de contribuição: com a margem de contribuição a empresa consegue especificar o valor líquido que possui após as vendas de determinado período. Com base nessa informação, ela tem o valor disponível para pagar seus custos operacionais e ter lucro.
Se você acha que faltou alguma recomendação é só escrevê-la nos comentários!
Benefícios da projeção de vendas
São diversos os benefícios resultantes do desenvolvimento da projeção de vendas de uma empresa. Conheça os principais:
- Indica quais produtos e/ou serviços da empresa vendem mais;
- Analisa o desempenho dos diferentes canais de distribuição;
- Indica a viabilidade real do negócio;
- Permite que a organização realize propostas condizentes de investimentos;
- Evidencia os períodos em que a empresa vende mais ou menos;
- Identifica quais são os pontos fortes de venda e quais são aqueles que precisam de novas estratégias;
- Auxilia a organização quanto ao planejamento de campanhas direcionadas;
- Garante estabilidade e consolidação.
É importante frisar que nenhuma empresa consegue manter uma constância de vendas durante a sua trajetória. Nesse sentido, é fundamental que a mesma desenvolva a projeção de vendas de acordo com a sua necessidade e realidade do momento. Assim, o material será adequado e irá auxiliar a todos para que alcancem resultados extraordinários.
Como o coaching pode ajudar
Não importa quanto antes de experiência você tenha, é essencial que você se mantenha atualizado. Basicamente, é preciso que você desenvolva hábitos como a leitura de novidades do seu setor e dos adjacentes; busque e faça cursos que irão complementar seu conhecimento; busque e faça cursos de assuntos novos que lhe ajudam no dia a dia profissional; esteja disposto a ensinar e a aprender com o colega de trabalho, sem se importar com a idade dele; tenha a mente aberta para novidades; pense em formas mais criativas de solucionar situações problemáticas.
Todos esses itens fazem parte do seu progresso pessoal diário. Por isso, é relevante para o seu crescimento pessoal e profissional, que você pratique constantemente o exercício do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. Somente assim, você poderá entender quais são os seus pontos que precisam de atenção e quais são os outros que estão lhe sabotando. E o coaching ajuda, e muito, nessa parte.
A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais completa e moderna do Brasil no assunto com 180 horas de profunda imersão em novas sabedorias com aulas práticas, teóricas e dinâmicas. Com o curso você terá o curso, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Ou seja: você pode impulsionar sua carreira dentro da sua área ou/e se tornar um coach.
O conteúdo exclusivo do PSC ensina sobre o que é e como exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; a história e evolução do coaching; bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que é o processo evolutivo; o que são processos de identidade; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; quais são as melhores práticas relacionadas à liderança; quais são os principais pontos do código de ética; o que são roteiros estruturados; quais são as principais técnicas de coaching; como desenvolver a inteligência emocional; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; e muitos outros temas super interessantes!
Durante o curso, você irá usar muitas ferramentas que demonstram resultados muito positivos. Por exemplo, o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. Como se não bastasse, você terá a oportunidade de participar de outros métodos, tais como Rapport, Tríade do Tempo, Roda da Vida, Roda da Inteligência Emocional, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências e muito mais!
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E você, já desenvolveu a projeção de vendas da sua empresa? Quais foram os resultados obtidos? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais.
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