Quando se fala de pessoas empreendedoras, muitos imaginam que sejam jovens – o que de certa forma, procede. Afinal, a vontade de empreender tem atingido um público cada vez mais jovem. Mas, se você acha que somente adolescentes e jovens estão com ideias inovadoras, neste artigo você vai descobrir que não é bem por aí.
Muitas crianças estão cheias de ideias surpreendentes e inovadoras. Ideias que podem ser um grande sucesso de mercado e inspirar muita gente grande a estruturar seus negócios.
Para os adultos que estão em busca de inspiração para empreender e alcançar o sucesso profissional, vale a pena prestar um pouco mais de atenção nas fantasias que as crianças propõem, pois muitas delas podem se transformar em um extraordinário empreendimento. De muitas brincadeiras podem sair ideias de sucesso. Já parou pra pensar nisso?
E se você acha que não existem empreendedores mirins, este artigo vai te mostrar que tem criança e adolescente empreendedor de grande sucesso no mercado. Quer saber quem são estes empreendedores mirins? Continue a leitura!
[php_everywhere instance=”2″]
5 cases de empreendedores mirins de sucesso
Antes de começar a narrar as histórias, vale salientar que alguns empreendedores mirins já passaram na frente de muito adulto no que diz respeito à mente criativa e ousadia. A seguir, alguns cases de sucesso destas jovens mentes criativas.
1 – Catherine Cook
Aos 15 anos, Catherine e seu irmão David, de 16, bolou a ideia de criar um site para substituir o anuário do colégio em que estudavam. Em dois meses, com cerca de 250 mil dólares, eles criaram a rede social MyYearbook. Estima-se que em abril de 2005, o site dos irmãos possuía cerca de 20 milhões de usuários, com um faturamento de 20 milhões de dólares. Nesta idade, Catherine liderava uma equipe composta por 12 desenvolvedores.
2 – Farrah Gay
Aos 6 anos, Farrah Gay já trabalhava vendendo um hidratante caseiro de porta em porta. Aos 7 anos, ele já era ousado o suficiente para distribuir um cartão dizendo “CEO do século 21”. No ano seguinte, ele se tornou co-fundador da Urban Neighborhood Enterprise Economic Club, que oferece uma oportunidade para os jovens que vivem em situação de risco obterem uma fonte de renda.
Entre os 12 e 16 anos de idade, Farrah fundou diversos negócios, uma delas era a Kidztel, empresa de cartões telefônicos pré-pagos. Hoje, com 26 anos de idade, Farrah é palestrante motivacional e CEO da empresa Farrah Gray Publishing.
3 – Ashley Qualls
O caso dessa garota de 14 anos, que possuía um hobby e o transformou em um novo negócio com apenas 8 dólares, é extraordinário. Personalizar as páginas da rede social MySpace era o seu hobby favorito e, com apenas 8 dólares, Ashley criou o site Whateverlife.com, que distribui layouts para os jovens e é suportado por anúncios publicitários. Com mais de 7 milhões de visitantes mensais, o site já recebeu uma oferta de compra de 1,5 milhões de dólares, e Ashley não aceitou vender sua ideia. Seus primeiros colaboradores foram seus colegas de escola e também sua mãe. Atualmente com 28 anos, o site de Ashley segue ativo.
4 – Leanna Archer
Aos 9 anos de idade, Leanna deu início a um negócio deslumbrante: a menina começou a vender shampoos e condicionadores naturais para cabelos. Muitos produtos ela mesma fez a partir de pequenos experimentos feitos em sua própria casa. O que começou de porta em porta se tornou algo muito maior. Com mais de 350 pedidos por semana, Leanna faturou 100 mil dólares no ano de 2007. Hoje, com 22 anos, a jovem é a CEO da empresa Leanna’s Inc. Vende seus produtos através do e-commerce e estuda ciência política com o objetivo de incentivar outros jovens do mundo todo a acreditar em suas ideias.
5 – Jason O’Neill
Um dia, o pequeno Jason quis participar de uma feira de artesanato e para isso, pensou em desenvolver peças para enfeitar lápis. Com esta ideia de vender essas peças coloridas, Jason começou seu negócio aos 9 anos de idade. No princípio, Jason atendia os pedidos de pessoas próximas e seus primeiros (e principais) clientes eram familiares e amigos da escola. Com o tempo a ideia tomou uma proporção grande e ficou mais profissional. Todas as suas criaturas possuem nomes e certificados de autenticidade. E foi aí que nasceu a Pencil Bugs. Atualmente, a Pencil Bugs é um e-commerce que vende para consumidores dos Estados Unidos e também do Canadá. Aos 14 anos, Jason O’Neill publicou um livro com dicas para jovens empreendedores e mantém um blog com dicas para que seus leitores possam desenvolver seus negócios.
E você, conhece algum empreendedor mirim? Tem alguma dica para algum jovem que deseja empreender? Use o espaço abaixo para deixar uma opinião ou dica para quem está buscando empreender. E, se você achar interessante, curta e compartilhe este conteúdo nas redes sociais, encorajando outras pessoas.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: Creativa Images / Shutterstock