A cada momento são desenvolvidas novas formas de consumo. Os clientes, cada vez mais exigentes, buscam por empresas que ofereçam, além de um produto/serviço capaz de suprir suas necessidades, um atendimento diferenciado e uma experiência única de compra. Nesse sentido, uma forma de consumo vem ganhando bastante força no mercado: o serviço de assinatura de produtos.
O método consiste na entrega periódica de produtos sortidos que agradam ao cliente, em troca de um valor específico. Nessa maneira de negócio, o consumidor pessoa paga, por meio de uma assinatura com valor fixo, para receber uma variedade de produtos desenvolvidos e selecionados de acordo com o seu gosto e especificações.
Os produtos são diversos, e a empresa pode desenvolver uma caixa com produtos de beleza, vinhos e cervejas, livros, chocolates ou até mesmo alimentos saudáveis. O importante é que o serviço garanta uma experiência única para o cliente, além de diferenciação de mercado.
Dicas de como oferecer um serviço de assinatura de qualidade
Para que o serviço de assinatura resulte em algo rentável, a empresa precisa estar atentada à algumas questões, são elas:
Produto
É fundamental que a empresa defina qual será o produto oferecido. Portanto, ela deve conhecer profundamente o seu mercado de atuação e seu produto. O serviço de assinatura oferece mais do que um bem material, agregando valor à compra do cliente.
Preço
A empresa deve computar questões como produção, frete, marketing e outras despesas, de modo a definir o preço a ser cobrado pela assinatura.
Logística
Como o serviço de assinatura envolve entrega, é essencial que a empresa desenvolva um sistema de logística eficaz. O cliente, por pagar por este serviço, deseja receber seu produto dentro do prazo estipulado e é necessário que a empresa trabalhe para que isso aconteça, garantindo uma experiência única de compra.
Planos
A empresa deve criar poucos planos e eles devem ser simples, de modo a garantir que o cliente não se perca em meio a muitas opções e escolha rapidamente pela assinatura, sem chances de procurar pelo serviço de uma empresa concorrente.
Curadoria
É imprescindível que a empresa tenha, no processo de seleção e montagem dos produtos, cuidado e organização. Conhecer o seu potencial cliente, suas necessidades e o que ele espera também é indispensável. O serviço de assinatura não tem como objetivo entregar um bem material para o cliente, mas agregar valor à compra e garantir uma experiência única de compra.
Vantagens do serviço de assinatura
- Gera receita constante para a empresa;
- Melhora o relacionamento entre cliente e empresa;
- Proporciona fidelização;
- Converte novos clientes;
- Reduz os custos de marketing;
- Facilita a expansão do negócio;
- Garante comodidade ao cliente;
- Permite que o consumidor receba um serviço exclusivo;
- Assegura que produtos de qualidade superior aos tradicionais sejam vendidos.
As empresas precisam estar atentas às diferentes formas de consumo do seu cliente. Caso ela não disponibilize o serviço de assinatura ao seu público-alvo, chegou a hora de rever a situação.
O método é uma excelente forma de vender não apenas um produto, mas uma experiência de compra. Isso garante que o cliente veja a empresa não somente como mais uma marca, mas como um negócio que está atento à suas necessidades e se importa com sua comodidade e bem-estar.
Você já experimentou algum serviço de assinatura? Qual foi a sua experiência? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
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Imagem: Africa Studio / Shutterstock