Seja qual for o segmento, o porte da empresa, ou o tempo de atuação no mercado, o relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de uma organização empresarial. Muitos especialistas até consideram esse tipo de relação um fator bastante decisivo, tanto para a construção da imagem da marca quanto para as tomadas de decisão de compra.
Dessa forma, é importantíssimo que as empresas compreendam a importância desse fator e os meios mais eficazes para conduzi-lo no dia a dia. Mais do que isso, é fundamental que haja profissionais especializados nessa função. Quer saber mais sobre o poder do relacionamento com o cliente e como torná-lo ainda melhor? Então, é só continuar a leitura a seguir!
As vantagens de ter um bom relacionamento com os clientes
Para que qualquer relação seja saudável, existem fatores que são fundamentais. Entre eles, estão:
- Confiança;
- Respeito;
- Saber ouvir;
Assim como as relações humanas, os relacionamentos entre marcas e clientes precisam ter esses fatores. Graças a eles, os clientes tomam decisões de compra e se tornam verdadeiros advogados da marca.
Quando o relacionamento é positivo, os clientes ficam satisfeitos com a experiência que vivem durante o processo de compra e se mantêm fiéis à marca. Em contrapartida, quando o relacionamento é negativo, os resultados são bastante nocivos e desastrosos. Queda nas vendas, baixa na lucratividade e até o encerramento da atividade de filiais podem ser alguns dos resultados negativos vindos desse relacionamento ruim.
Por isso, é de extrema importância que as organizações empresariais tenham políticas de relacionamento com os clientes. Isso é útil para que eles possam se manter fiéis à marca e para garantir que novos clientes queiram fazer parte desse time de consumidores satisfeitos.
5 dicas poderosas para ter um relacionamento melhor com o cliente
Se você acredita que necessita melhorar o relacionamento com os clientes da sua empresa, este artigo é pra você! Confira, a seguir, algumas dicas importantes para que relacionamento com o seu cliente seja cada vez melhor.
1. Tenha empatia
Colocar-se no lugar do cliente é fundamental para que você avalie se o relacionamento entre a empresa e ele está satisfatório. Pergunte a si mesmo: A abordagem é muito agressiva? Estou pressionando esse cliente? Eu ficaria confortável nessa situação?
A empatia o ajudará a identificar qual é a melhor abordagem com o cliente. Esse fator no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para que ele sinta confiança ao longo da experiência de compra. A ideia é que os profissionais de atendimento e relacionamento sejam agradáveis, educados, bem-informados e ágeis, como qualquer pessoa gostaria de ser atendida.
2. Analise o comportamento do cliente
Ter informações sobre o cliente é fundamental para definir as melhores estratégias de venda. Saber o que ele gosta e como se comporta são alguns dados essenciais para definir abordagens de venda e oferecer produtos e serviços com maior eficácia. Por isso, é fundamental que as equipes de marketing das empresas realizem pesquisas com alguma frequência para compreender quem é o seu consumidor, quais são as suas características e quais são os desejos e necessidades a serem atendidos.
Além disso, é importante que o próprio profissional de relacionamento e atendimento fique atento ao comportamento do cliente. Ele deve escutar atentamente o seu relato e procurar identificar as características de cada cliente, selecionando a melhor forma de resolver as suas necessidades.
3. Não faça falsas promessas
Em nenhuma situação, uma falsa promessa traz algo positivo para o relacionamento com clientes. Por isso, jamais dê descontos fora da realidade ou prometa realizar entregas em prazos impossíveis. Não prometa o que você não tem certeza que pode dar.
Se houver algo que você não pode garantir que acontecerá, não prometa. Promessas não cumpridas refletem na imagem e na credibilidade da equipe de vendas e, principalmente, da empresa. Em casos mais extremos podem gerar transtornos e processos judiciais, além de crises corporativas. Seja sincero e transparente sempre, mesmo nas horas mais difíceis.
4. Foque na gentileza e na proatividade
Se as falsas não são bem vindas, o mesmo não se pode dizer sobre a gentileza. Todas as pessoas gostam de receber gentilezas — tanto nas palavras como nas atitudes. Palavras de gentileza são bem-vindas em qualquer situação. Ser gentil significa também ouvir o cliente e compreender os seus anseios. A vontade de ser gentil traz também um fator bastante importante para o relacionamento com o cliente: a proatividade.
Assim, ao ter atitudes gentis com os clientes, busque também formas para atender às expectativas deles da melhor maneira possível, ou seja, com precisão e rapidez. Seja proativo! Isso será um verdadeiro diferencial para que esse relacionamento seja saudável e duradouro.
5. Compartilhe conhecimento
Tem gente que acredita que guardar informações fará com o que o cliente volte. Ledo engano. Transmitir e compartilhar conhecimento aos clientes é uma boa forma de evitar transtornos futuros. Portanto, não tenha receio de ensinar o cliente como funcionam determinados produtos e qual é o procedimento para contratar os serviços.
Quanto maior o conhecimento do consumidor a respeito dos seus produtos e serviços, maiores serão as chances de ele criar um elo de confiança com a empresa, o que favorece a tomada de decisão de compra. Outra dica importante é: compartilhe a história da sua empresa. Isso também ajudará o cliente a se sentir mais confiante na hora de comprar. Por isso, reforce a identidade institucional em toda a comunicação da empresa: site, publicidade, materiais de apoio, entre outros.
As atitudes acima tornam ainda maiores as chances de as vendas serem mais precisas e volumosas. Além disso, elas minimizam o risco de devolução do produto ou de insatisfação, pois o cliente tomou a decisão com mais informações. Coloque as dicas acima em prática e veja o relacionamento com o cliente alcançar uma qualidade impressionante!
E você, querida pessoa, tem um relacionamento satisfatório com os seus clientes? Tem alguma dica para compartilhar? Utilize o espaço abaixo para nos contar como a sua empresa se relaciona com os clientes. Além do mais, se este conteúdo o ajudou de alguma forma, curta e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Copyright: Olga Danylenko / Shutterstock