Todos os negócios existentes têm como objetivo o lucro. Mas, para que isso aconteça é de extrema importância o investimento em administração financeira. Graças a ela, empresas do mundo todo conseguem ter lucratividade e ampliar o crescimento dos respectivos negócios.
É importante dizer ainda que a administração financeira é fundamental que as empresas dos mais variados segmentos de mercado continuem suas atividades e se mantenham ativas.
A administração financeira contribui de maneira positiva para que a empresa se torna capaz de controlar seu fluxo de caixa, se antecipar em épocas de turbulência, realizar investimentos, executar planos de expansão e ampliar seu lucro.
Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e deseja aumentar a sua lucratividade e reestruturar a administração das finanças da sua empresa, confira no próximo tópico as dicas poderosas para que você e sua empresa se destaquem no mercado.
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5 dicas poderosas de administração financeira para pequenas empresas
Antes de começar as dicas, vale ressaltar que administração financeira é algo que exige constância. Portanto, ao alcançar o objetivo continue com a boa administração das finanças da sua empresa. Dito isso, confira as dicas que farão a diferença em sua empresa.
1 – Faça planejamento
Uma boa administração vem com um bom planejamento. Por isso, é importante que a empresa realize um planejamento financeiro realista sobre seus gastos, despesas e receitas. Com ele, a organização é capaz de identificar eventuais falhas, desenvolver estratégias e realizar investimentos necessários. Nesta etapa é fundamental contar com os colaboradores. Envolva-os para que este planejamento seja feito com base em informações plausíveis e reais. Esta também pode ser uma boa oportunidade para conhecer novos talentos dos colaboradores. Aproveite este momento para envolver e motivar equipes. Isso fará diferença nos resultados.
2 – Separe sua conta pessoal das contas da empresa
É muito comum encontrar empresas de pequeno e médio porte ser fundadas por familiares ou pessoas próximas – o que traz um clima mais informal para reuniões e até para a administração da empresa. Isso inclui a administração das finanças. Muitos donos de pequenos negócios cometem o erro de misturar suas contas pessoais com as contas e despesas da empresa. Esse tipo de conduta deve ser abolida, pois impede que o empreendedor tenha acesso a um relatório sobre a situação financeira do seu estabelecimento. As contas da empresa são exclusivamente da empresa e as contas de proprietários, gestores e diretores são pessoais. Isso pode resultar em uma grande bola de neve onde os lucros não são revertidos para a empresa pois são aplicados de maneira errada.
3 – Acompanhe as entradas e saídas de dinheiro
Como saber se a empresa tem um negócio rentável? Como saber o montante de dinheiro que entra e o que sai? Através de um minucioso acompanhamento de fluxo. A empresa deve acompanhar constantemente a entrada e saída do seu fluxo de caixa. Com esse controle, o dono do negócio consegue entender a real situação financeira da organização, além de identificar ganhos e movimentações do caixa. Existem sistemas e aplicativos voltados para gerenciar o fluxo de dinheiro. Contar também com profissionais – como contadores e administradores – é importante. Isso ajudará a identificar investimentos supérfluos e possíveis desperdícios.
4 – Fique atento aos custos
Para um pequeno negócio, qualquer custo pode causar impactos. Por isso, é fundamental que o gestor reduza custos que não resultem em ganhos para o negócio. A administração financeira impedirá que haja gastos supérfluos e contribuirá com a eliminação de desperdícios de matéria-prima, além do mau uso dos equipamentos. Também é indicado que seja avaliada a necessidade de adquirir equipamentos, pesquisas podem ser uma boa alternativa para isso. Assim, sua empresa só investirá em produtos e serviços realmente necessários para o bom funcionamento da organização.
5 – Cuidado com os empréstimos
Todas as empresas em algum momento de sua trajetória vão precisar de empréstimos bancários. Apesar de serem necessários em certas situações, os proprietários de empresas – especialmente, empresas de pequeno e médio porte – precisam estar atentos às condições de pagamento de empréstimos e suas taxas de juros, pois muitas vezes, eles acabam resultando em novas dívidas. Caso seja preciso solicitar um empréstimo, fique de olho nas taxas de juros e nas condições oferecidas. Esta não é uma decisão para ser tomada de qualquer maneira. Requer estudos, análises e consultas. Portanto, veja as condições oferecidas pelos bancos, consulte sua equipe financeira, faça comparação entre as ofertas. Faça esta escolha com base em informações seguras para que a sua empresa tenha bons resultados a partir deste empréstimo.
Espero que estas dicas façam a diferença em sua carreira e que a sua empresa alcance a lucratividade esperada. E você, tem alguma dica de administração financeira? Você realiza uma administração financeira em seu negócio? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e opinião sobre o tema. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.
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