Manter um clima bacana dentro da empresa não depende somente dos colaboradores ou de como os gestores e líderes lidam com cada profissional da sua equipe. O clima organizacional envolve uma série de fatores como: treinamentos, palestras, eventos, comemorações, campanhas internas, motivação, atividades estratégicas e claro ações de endomarketing criativas.
E por falar em endomarketing, o que você sabe sobre essa estratégia que diversas empresas utilizam para contribuir com a construção de um bom ambiente de trabalho? Você conhece algumas ações de endomarketing, ou já aplica algumas delas em sua empresa? Veja que selecionei dicas valiosas para você aplicar na empresa em que trabalha.
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O verdadeiro objetivo das ações de endomarketing
Com a finalidade de manter o clima da sua empresa ainda mais saudável, e deixar sua equipe mais unida e engajada nos propósitos da organização, acredito verdadeiramente que ações de endomarketing criativas podem ser uma das melhores ideias que você poderá aplicar no seu negócio.
É preciso compreender que o endomarketing não se trata apenas de ações motivacionais, ou ações institucionais, e muito menos de ações isoladas que são usadas apenas nos momentos de desafio que a empresa vive. Pelo contrário! O endomarketing deve ser planejado e muito bem estruturado com base nos valores que a empresa possui, afinal, o objetivo é alcançar resultados extraordinários, não é mesmo?
Partindo da ideia, de que é preciso haver planejamento para criar melhores e mais ações de endomarketing criativas, torna-se mais claro e mais fácil de entender que essas ações são verdadeiramente de extrema importância para uma organização, e que elas são capazes de transformar o relacionamento dos colaboradores com a empresa em que trabalham. Conheça algumas dessas ações de endomarketing:
1- Divulgação de plano de carreira
Quem não sonha em ter a chance de se desenvolver profissionalmente, não é mesmo? O plano de carreira é justamente isso, é ter a oportunidade de crescimento dentro de uma empresa. E quando isso é oferecido para os colaboradores, espera-se que a produtividade deles aumente significativamente, afinal, estarão motivados a trabalhar de forma ainda mais eficaz uma vez que isso será ‘avaliado’ e pesará positivamente para que ele cresça e se desenvolva como profissional dentro daquela organização.
Foi o que a empresa Portobello fez. Através de gibis, e com uma linguagem mais lúdica, simples e interativa, foi criada uma estratégia para divulgar de que maneira um colaborador poderia evoluir como profissional dentro da empresa.
Uma metodologia simples, barata e divertida que conseguiu transformar o clima da organização, e ainda foi capaz de mostrar que a marca se preocupa com o bem-estar e com a carreira de cada profissional que dedica seus dias para a empresa.
2- Mostre ao colaborador que ele é especial
As pessoas possuem sentimentos e emoções, por isso, trata-las com respeito é o mínimo que a empresa deve fazer. Pensando dessa forma, acredito que reconhecer que o seu colaborador é um ser humano e gerar ações que demonstre isso dentro da empresa, pode ser uma excelente ação de endomarketing criativa. Mas como isso pode ser feito?
Bom, a Fiat, montadora de carros, demonstra isso diariamente da seguinte forma: eles não só se preocupam com seus colaboradores, mas também demonstram preocupação com os familiares deles. Isso mesmo! A empresa se dedica a proporcionar colônia de férias as crianças, festas de debutantes para as filhas dos colaboradores e até mesmo bodas de casamento.
Além disso, a Fiat possui um canal de comunicação que permite que qualquer colaborador fale com o presidente da companhia. Não é sensacional? Esse tipo de ação de endomarketing pode estimular ainda mais os colaboradores de uma empresa. Se a sua empresa é pequena, tente adaptar essa ideia as suas condições. O importante é demonstrar que cada profissional dentro da sua empresa é um ser humano verdadeiramente especial e que você precisa dele para conseguir grandes resultados.
3- Enriquecendo o ambiente de trabalho
Existem diversas formas de uma empresa enriquecer o ambiente de trabalho, duas delas são: aplicar treinamentos e investir em um programa de integração onde o colaborador consiga compreender as habilidades e necessidades da empresa que vai trabalhar. É o que a Toyota realiza dentro de suas instalações.
Assim que um profissional é contratado pela empresa, ele passa aproximadamente 5 meses em treinamento e se dedicando a compreender e aprender toda a cultura organizacional. Nesse processo, esse colaborador também ficará um período na fábrica e nas concessionárias, para que ele possa entender sobre as montagens e vendas, respectivamente.
Mas por qual motivo essa ação de endomarketing chega a ser importante para a empresa e para o colaborador? Esse processo capacita os profissionais em cada uma das etapas da empresa. Ele entenderá ainda mais sobre cada processo, além de fortalecer o relacionamento com os demais profissionais.
4- Estimule a união da ‘galera’
Pode ser que você ache estranho esse tipo de ação de endomarketing, contudo, estimular a união da equipe é fundamental para o bom desempenho da empresa. Interação, coleguismo e trabalho em conjunto são combustíveis para o bom funcionamento e claro, para conquistar resultados ainda melhores. E como uma empresa pode estimular a união da ‘galera’?
Visando sempre o bem-estar dos colaboradores e mostrando o quanto eles são importantes para a alta performance da empresa, aqui no IBC estimulamos o companheirismo e a união dos colaboradores através de ações como: comemoramos aniversariantes do mês com muita alegria, diversão e descontração. Nossas reuniões possuem momentos de diversão, além de dinâmicas que exigem a participação em grupo. Em datas comemorativas como Carnaval, Halloween, Dia de São João, Natal, e outros, temos sempre a ideia de movimentar a empresa com decoração, lanches, concursos e brincadeiras que são capazes de unir as pessoas, criar laços de amizade e acima de tudo mudar os ares para que a rotina não fique tão desafiadora.
5- Melhore e facilite a comunicação interna
Quando falo em comunicação interna, não falo apenas de e-mails informativos. Estou falando em comunicação interna de verdade. Aquelas que são pensadas estrategicamente para atingir um objetivo maior dentro da empresa. Quer um exemplo de uma excelente comunicação interna usada por uma grande empresa? Já ouviu falar da Best Buy? A Best Buy é uma empresa dos Estados Unidos que é conhecida no universo digital, ela realiza vendas virtuais.
Com uma simples ação de endomarketing criativa, a empresa conseguiu aprimorar a comunicação interna com seus colaboradores, e ainda reduziu em 50% o índice de rotatividade dos mesmos. Como isso foi feito? Eles criaram uma rede social própria. Isso mesmo! Sensacional essa ideia. Esse era um canal de comunicação que fornecia informações da empresa (informações institucionais) e também era capaz de promover a comunicação
entre os próprios colaboradores, facilitando assim a troca de ideias experiências e claro, feedback para a empresa. Esse se tornou um canal para a solução de pequenos gaps.
Viu só como pode ser simples criar ações de endomarketing? Veja qual a necessidade da sua empresa e da sua equipe, estude a melhor forma para implementar sua ideia, coloque em prática e comece a ver os resultados.
Pude expor cinco exemplos de ações de endomarketing criativas, que apresentam soluções que são capazes de aprimorar o rendimento das equipes da sua empresa e consequentemente, alavancar os resultados da mesma. Por isso querida pessoa, ouso dizer que no Endomarketing é preciso usar a criatividade, sem deixar de lado a cultura e os valores da empresa em questão.
Gostou destas dicas e dos cases citados? Comece a pensar nas ações de endomarketing criativas que você poderá usar na sua empresa. O próximo exemplo a ser citado pode ser a sua ideia! Use o espaço abaixo para deixar o seu comentário, e se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse material nas redes sociais.
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