4 Dicas essenciais de como organizar um cronograma de estudos

cronograma-de-estudos

Crie o seu cronograma de estudos de acordo com a sua rotina.

 

Quem nunca ouviu falar em planejamento? Existem inúmeros tipos de planejamentos, para toda e qualquer área da sua vida. Se você precisa se organizar para alcançar metas e objetivos pessoais, seja para sua saúde física, mental, espiritual, ou para seus relacionamentos em família, com amigos ou cônjuge, sempre haverá uma forma de trabalhar de forma planejada.

Nesse sentido, a ideia não muda quando suas metas são profissionais e intelectuais. Planejar é organizar, e isso não é diferente quando o assunto é criar um cronograma de estudos, principalmente se o seu objetivo é passar em um concurso público, entrar em uma faculdade federal ou passar de ano no colégio.

As pessoas que precisam de um cronograma de estudos são aquelas que estão em busca de mais organização, foco e planejamento durante o dia. Diante disso, selecionei algumas dicas de como criar um cronograma de estudos, para que você tenha mais assertividade e alcance os bons resultados que almeja em sua vida pessoal e profissional no futuro.

Continue esta poderosa leitura e confira:

[php_everywhere instance=”2″]

Organizando um cronograma de estudos

Independentemente se você está estudando para o Enem, para passar em um concurso ou apenas para aprimorar seus conhecimentos, é fundamental que este processo tenha boas doses de organização, foco e planejamento, para que assim você tenha a oportunidade de colher bons frutos através de seus esforços nos estudos.

Veja, a seguir, as dicas que elaborei para que você tenha sucesso em sua rotina de estudos a partir de agora:

  • Defina seu objetivo de estudo

Normalmente, são seus sonhos, metas e objetivos que te impulsionam. É por isso que a definição de objetivo é o primeiro passo para a elaboração de um cronograma de estudos eficiente e ao mesmo tempo consciente.

Sendo assim, se o que você quer é ter boas notas no final do ano; passar para medicina no Enem; ou ter um bom resultado prestando o concurso público que sempre sonhou, a minha dica é que você escreva o seu objetivo acima do seu cronograma, pois dessa forma, você sempre se lembrará do motivo pelo qual está se dedicando com tanto afinco.

Além disso, ter me mente e olhar a todo momento para o seu objetivo, para onde você deseja estar em um curto espaço de tempo, vai te ajudar nos momentos em que você estiver cansado e pensar em desistir.

  • Determine como será sua rotina

Todo o processo começa quando você define sua rotina. Esse é o momento que você decidirá quantas horas por dia deverá se dedicar aos estudos. É através da análise do seu dia a dia que você será capaz de tomar decisões difíceis, afinal, serão necessários alguns sacrifícios em prol dos estudos e também do alcance de seus objetivos no futuro.

Comece desde o momento em que você se levanta, até a hora em que vai dormir, detalhando quanto tempo deseja empregar em cada uma das atividades que fazem parte do seu dia. Pode parecer exagero, mas, fazendo isso, você terá um visão mais ampla sobre os pontos onde está desperdiçando tempo, fazendo com que você perca o foco dos estudos, e quanto tempo você pode dedicar aos momentos para relaxar e aos momentos para estudar efetivamente e na prática.

Defina horário por horário e assim você verá que, com o passar do tempo, a sua rotina diária e de estudos estará muito mais organizada, exatamente da maneira como você planejou.

  • Defina o tempo dedicado a cada conteúdo

Agora que você já tem a sua rotina diária toda programada e planejada, é chegado o momento de definir o tempo a ser dedicado para cada conteúdo que você precisa estudar.

Para aqueles que estão se empenhando para ter bons resultados em concursos públicos, para o exame do Enem, ou algo neste sentido, são diversas as matérias a serem estudadas, por isso, é fundamental que, dentro de seu cronograma, você determine os horários para cada uma delas.

Como existem matérias que são mais complexas que outras, isso vai te ajudar a definir, da melhor maneira possível, o tempo que você vai precisar para se dedicar a estas que você tem um pouco mais de dificuldade, podendo, assim, absorve-las melhor e ter um aproveitamento de excelência em cada uma delas.

  • Pense nos momentos de descanso

Mais acima falei sobre os sacrifícios que deveriam ser feitos para que seus estudos não fossem prejudicados, certo? Entretanto, neste processo, é preciso também pensar e incluir os momentos de descanso e relaxamento, uma vez que ficar horas e horas estudando não faz bem à saúde e você não terá o resultado que precisa.

Assim, é essencial que em sua planilha, ou em qualquer outra ferramenta que você utilizar para montar o seu cronograma, você inclua o tempo para tirar uma folga, respirar, tomar água, praticar atividade física, mudar um pouco o foco e, com isso, voltar a estudar com a mente e o corpo mais descansados, leves e preparados. Lembre-se também dos finais de semana, e procure relaxar por um período e escolha outros para se dedicar aos estudos aos sábados e aos domingos.

O que quero que você entenda é que o descanso, o relaxamento e o lazer, quando realizados nos momentos e da forma apropriada, são fundamentais para a absorção dos conhecimentos, por isso, tire um tempo para você e para quem apoia os seus projetos, esteja ao lado de pessoas que querem o seu bem e que estão sempre acreditando em você e em seu esforço, pois o pensamento e as vibrações positivas também te ajudam a ter mais forças para continuar e alcançar seus objetivos.

Exemplo que você pode utilizar

Pensando em melhorar ainda mais o seu rendimento nos estudos, veja abaixo o exemplo de como criar um cronograma, para que você consiga colocar em prática as ações e dicas que compartilhei, e obtenha o êxito que tanto almeja em sua jornada.

tabela

Essa é uma ideia macro de como pode ser feito um cronograma de estudos. Entretanto, vale ressaltar, que esse é apenas um modelo. É necessário que você crie o seu, de acordo com a sua rotina, levando em consideração o seu tempo no trabalho, seu tempo de lazer/descanso, suas refeições, que precisam ser respeitadas e devem ser feitas normalmente, entre outros pontos particulares de seu dia a dia.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que a sua saúde e o seu bem-estar são fundamentais para o sucesso dos seus estudos. Sendo assim, nada de chegar a extremos para alcançar seus objetivos, visto que isso pode acabar mais atrapalhando do que efetivamente contribuindo com algo.

Espero que estas dicas contribuam para que você tenha sucesso em suas empreitadas nos estudos e alcance resultados extraordinários a partir deles.

Agora é a sua vez de escrever! O que você achou deste conteúdo? Você já tem um cronograma de estudos bem definido? Quais dúvidas ainda tem sobre este tema? Aproveite o espaço abaixo para deixar o seu comentário e lembre-se de curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais com seus amigos que também estão estudando com dedicação para terem cada vez mais um futuro melhor.

Copyright: This Is Me / Site: https://www.shutterstock.com/pt/g/This+Is+Me

 

[php_everywhere instance=”1″]

 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010