O plano de carreira é um aglomerado de regras, caminhos e metas que foram definidos para orientar os colaboradores em seu crescimento profissional. A elaboração deste plano é de responsabilidade dos gestores, com a supervisão da equipe de Recursos Humanos. Além disso, é importante que este plano atenda às expectativas e necessidades dos colaboradores e da empresa.
Como fazer um plano de carreira
Faça um plano de carreira individual
Optar pelo plano de carreira individual é respeitar e compreender as particularidades de cada colaborador. Elabore esse plano a partir do desempenho do funcionário, garantindo que o plano seja assertivo, eficaz e motivador. Se possível, faça uma lista dos potenciais deste colaborador antes de dar início a este plano.
Faça este plano com o colaborador
Envolva o colaborador na elaboração do plano de carreira. Mostre a ele quais são suas expectativas e ouça quais são as expectativas que ele tem e quais são as suas metas e objetivos dentro da sua empresa. Com estas informações, será possível fazer um plano de carreira que atenda ambas as partes.
Defina um cronograma
Definir um cronograma para ações e cumprimento de metas é importante para que o plano seja seguido com precisão. Faça o cronograma com base nas etapas estabelecidas no plano, com prazos possíveis de serem cumpridos. Caso contrário, o plano não surtirá o efeito desejado.
Mantenha o diálogo com o colaborador
Converse com seu colaborador para obter feedbacks a respeito do plano e sempre que for necessário fazer alterações. Deixe claro para o colaborador que é este plano pode sofrer mudanças em virtude de mudanças inesperadas e que, caso aconteça, será preciso flexibilidade e versatilidade da parte dele. Deixar tudo previamente acordado e estabelecido ajudará na execução do plano.
Sua empresa tem plano de carreira para colaboradores? Qual sua opinião a respeito deste assunto? Utilize o espaço abaixo para nos contar sua experiência com planos de carreira.
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Imagem: Visual Generation / Shutterstock