11 dicas de como atrair e conseguir novos clientes no começo da sua empresa

imã puxando clientes

Conquistar novos clientes é uma tarefa que requer bastante esforço, comprometimento e pensamento estratégico.

Atrair e manter clientes é uma tarefa fundamental para garantir que uma organização continue funcionando e lucrando. Esse trabalho, porém, não é tão simples quanto pode parecer. Por conta das crises econômicas que eventualmente surgem, os consumidores não ficam mais propensos a comprar o primeiro produto que encontram pela frente, especialmente se isso significa gastar valores elevados.

Nesse contexto, é papel da empresa transformar a venda em uma experiência de compra positiva e cuidar para que as suas estratégias e o seu atendimento sejam capazes de atrair e fidelizar os clientes. Neste artigo, separamos 11 dicas para atrair novos consumidores para a sua organização. Continue a leitura e saiba mais!

1. Conheça a sua empresa

Em primeiro lugar, entenda o perfil do seu negócio, saiba o que a sua organização possui de diferente das demais empresas do segmento e identifique os motivos pelos quais o seu público-alvo escolheria comprar o seu produto/serviço. Além disso, conheça a identidade da instituição (missão, visão, valores) e a própria história da organização, de modo que toda a comunicação desenvolvida esteja alinhada com essas questões. Qualquer incongruência é percebida como incoerência pelo público.

2. Saiba quem é o seu cliente

Em segundo lugar, entenda quem é o seu consumidor, o que ele deseja, quais são os seus desejos e necessidades e quais são os seus anseios. Para isso, monte um banco de dados com informações demográficas, como sexo, idade, estado civil, renda, localização geográfica etc. Construa também um perfil psicográfico desse público. A partir das respostas coletadas, você terá o perfil do seu cliente, tornando-se capaz de traçar a estratégia mais adequada para alcançá-lo com a sua comunicação.

3. Cuide da sua marca

Para chamar a atenção do cliente, é essencial que a sua marca consiga transmitir os valores da empresa aos consumidores. Nesse sentido, é necessário pensar em absolutamente tudo: nomes, símbolos, logotipos, slogans, conteúdos produzidos, embalagens, diferenciais a serem enaltecidos, e por aí vai. Todos esses elementos constroem uma marca e a maneira como ela é percebida pelo público, que deve ser sempre consoante com os valores institucionais.

4. Entregue a mensagem certa para as pessoas certas

A mensagem da empresa deve refletir os pontos positivos do negócio, fazendo o cliente entender que ela é a melhor opção para as suas necessidades. Para a eficácia da comunicação, é necessário desenvolver uma mensagem que seja atrativa ao público-alvo e que esteja disponibilizada em canais de comunicação que sejam de fato utilizados por essas pessoas. Não vale a pena investir em televisão, por exemplo, se o seu público consome mais conteúdo via internet. Pesquise e seja estratégico!

5. Produza conteúdo de qualidade

O consumidor nem sempre efetua a compra no primeiro contato. Por isso, a empresa deve desenvolver conteúdo de valor aos seus potenciais clientes, de modo a atraí-los e a construir uma relação embasada em autoridade de mercado. Por isso, além da publicidade tradicional, construa um website com informações completas, crie um blog repleto de informações interessantes sobre a sua área, faça parcerias de assessoria de imprensa, produza eventos, enfim, crie contextos para mostrar o seu valor.

6. Invista nas mídias sociais

Além das estratégias já citadas, utilize as mídias sociais para marcar presença no meio online, estabelecendo uma comunicação eficaz com o cliente. Produza conteúdos interessantes, construa a reputação do seu negócio e seja referência no seu segmento. Em conjunto com os sites e blogs, um conteúdo de qualidade nas redes sociais torna a sua empresa mais facilmente encontrável na internet, com o auxílio dos mecanismos de busca e dos algoritmos dessas redes.

7. Adote medidas eficazes de recrutamento e capacitação

Recrute uma equipe de colaboradores de fato preparada para atender o seu público-alvo e identificar de que ele necessita. Para isso, a equipe deve sempre passar por treinamentos de capacitação, e devem ser oferecidos incentivos aos vendedores, de modo a mantê-los sempre motivados. O conhecimento e a motivação são as forças que constroem equipes profissionais vencedoras.

8. Construa um relacionamento duradouro com o seu cliente

Ter um bom relacionamento com o seu público-alvo é uma ótima forma de garantir que eles divulguem a sua empresa a outras pessoas, garantindo que a organização atraia novos clientes. Para isso, faça pesquisas de satisfação, telefone de vez em quando e troque e-mails com eles. Mantenha esse relacionamento vivo, estimulando a recompra. Além disso, lembre-se sempre de responder e-mails e mensagens nas redes sociais.

9. Gere satisfação

O produto/serviço oferecido pela sua organização deve corresponder às expectativas do seu cliente, construindo uma imagem positiva do seu negócio. Não adianta criar uma comunicação impecável se o produto ou serviço em si não cumprir aquilo que a comunicação prometeu. Portanto, certifique-se de que as suas soluções sejam de qualidade.

10. Não se esqueça do pós-venda

Na fase pós-venda, a equipe de vendedores garantirá a fidelização do novo cliente. Por meio do contato pós-venda, a empresa saberá o nível de satisfação dos stakeholders e tentará achar soluções para eventuais problemas e reclamações, entre outras ações. Além disso, o relacionamento duradouro permite que a empresa envie aos clientes novos conteúdos e novas sugestões de compra, com mais exclusividade e uma atenção especial, favorecendo a fidelização do cliente.

11. Informe-se sobre a concorrência

Por fim, estudar e avaliar as outras empresas do seu nicho de mercado é uma tarefa que permite a identificação das estratégias que estão dando certo e as ações que a sua organização deve rever. Não se trata de copiar ninguém, mas apenas de inspirar-se em soluções positivas e adequá-las ao seu contexto, de modo que você possa estar sempre um passo à frente das empresas concorrentes.

Todas essas sugestões não podem ser adotadas da noite para o dia, e é preciso muito planejamento para que a empresa adapte a estrutura do seu negócio. Nesse sentido, o coaching é uma metodologia capaz de ajudar o empreendedor a colocar essas dicas em prática, pois fornece consultoria empresarial para que o gestor entenda o seu negócio, defina o seu público-alvo, obtenha informações sobre o mercado em que a empresa está inserida, trace estratégias eficazes e atraia mais clientes!

E você, querida pessoa, conhece alguma outra dica para atrair novos clientes? Como esse processo ocorre no seu local de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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