Tem quem pense que o e-mail é uma ferramenta obsoleta e que ele não perdeu espaço para as redes sociais ou aplicativos de mensagens. Tal pensamento é bastante errôneo. Afinal, com o advento das redes sociais e dos aplicativos de mensagem, o que mudou foi a forma de utilizar e-mail. Ele segue sendo útil e presente no cotidiano de várias pessoas, especialmente no ambiente corporativo.
De acordo com pesquisas, 44% dos usuários realizam pelo menos uma compra ao ano com base em um e-mail promocional recebido, enquanto que 59% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail ainda é o canal mais eficiente para geração de receita.
Diante desses dados, é possível observar que o e-mail pode (e deve) ser incluso em estratégias de comunicação. Os dados citados acima são alguns dos muitos que atestam a importância de criar estratégias assertivas e eficazes para montar um mailing list de sucesso. Mas, o que é mailing list e como ele pode contribuir para o sucesso do seu negócio? Continue a leitura e descubra!
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O que é mailing list?
Para entender este conceito é preciso voltar um pouco no tempo. Em uma época que não existia meios virtuais para se comunicar, a carta era o meio mais popular de comunicação. Em um papel você contava novidades para pessoas distantes, falava sobre amores e paixões, dava notícias tristes. Até mesmo comunicações oficiais de reis, rainhas, imperadores e imperatrizes foram feitas assim.
A carta era redigida e enviada para um endereço específico. Foi com base nesta lógica que os e-mails (que em inglês significa endereço eletrônico) foram criados e,posteriormente, os mailing lists.
Mailing list é uma lista com e-mails de pessoas que fazem parte do seu público alvo para que estas possam receber conteúdos relevantes e que contribuam com a tomada de decisão de compra. Através do mailing list é possível apresentar seu produto/serviço para mais e mais pessoas, garantindo assim a prospecção e também a fidelização dos mesmos.
Por isso é importante que esta seja uma comunicação pautada por uma estratégia bem estruturada. Mas, como criar um mailing list assertivo e que traga bons resultados para a empresa? Descubra no próximo tópico!
Dicas poderosas para fazer um mailing list assertivo
Agora que você já sabe que o mailing list pode trazer resultados satisfatórios para o seu negócio, resta saber como fazer de maneira eficaz e assertiva. Para isso, confira as dicas a seguir. Vamos lá?
1 – Escolha um software de mailing list
O mercado disponibiliza diversos softwares e sistemas bastante eficientes que otimizam o envio de e-mails. É importante fazer uma pesquisa e avaliar qual atenderá melhor a sua empresa. Estes softwares contribuem para que os e-mail sejam entregues pontualmente e facilitam o processo de seleção para que o conteúdo a ser entregue seja de acordo com o grau de envolvimento das pessoas que estão no mailing list. É possível utilizar aqui a lógica do Funil de Vendas.
2 – Não compre listas
Assim como ocorre com as cartas, o e-mail é uma mensagem enviada de alguém para outra pessoa com quem ele já teve algum tipo de contato. Quando um e-mail é enviado para alguém que não conhece a empresa, as chances desta pessoa não ter vontade de abri-lo são muito maiores. Imagine a sua própria reação ao receber a carta ou o e-mail de alguém desconhecido. Certamente não é uma reação agradável, certo?
Portanto, a dica é criar seu mailing list a partir de contatos feitos com clientes ou interessados por sua empresa. Mesmo que este processo faça com que seja mais demorado criar a lista de e-mails, é muito mais efetivo criar este mailing aos poucos em vez de desperdiçar dinheiro com contatos que não se interessam por você.
Afinal, o objetivo é conquistar novos clientes. Então, não compre listas para que você possa enviar seus conteúdos para quem realmente tem interesse em seu negócio.
3 – Invista em textos pessoais e que despertem a curiosidade do destinatário
Na hora de redigir o e-mail, escreva de modo pessoal. Assine como uma pessoa e não como uma empresa. Ao redigir o e-mail é importante que fique claro que você é uma pessoa que quer dizer algo para outra pessoa. Na hora de definir o assunto, pense em algo que seja tão instigante a ponto do destinatário não querer deixar de ler aquele e-mail.
Assim como as cartas, os e-mails envolvem uma comunicação mais coloquial e intimista. Afinal, você está em contato com uma única pessoa. Por isso, é importante construir textos que aproxime a marca e o destinatário. Isso torna esta estratégia mais eficaz e garante que o destinatário se torne um cliente feliz e satisfeito.
E você, tem alguma estratégia que queira compartilhar? Use o espaço abaixo para contar sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este assunto te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.
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Imagem: Roobcio / Shutterstock