Os processos empresariais estão associados ao estabelecimento da relação com os clientes e a entrega de valor. É importante mapear os processos empresariais justamente para que seja possível fazer uma gestão mais efetiva deles.
Importância da modelagem de processos
Para a modelagem de processos, é preciso levar em consideração o nível de detalhamento dos eventos, além do conjunto de ações realizadas, os responsáveis pelas atividades, entradas e saídas financeiras, regras e recursos empresariais. A modelagem constrói uma visão em que todos os colaboradores têm a mesma visão, de modo que seja possível trazer melhorias aos processos.
[php_everywhere instance=”2″]
Modelando processos empresariais
Para começar é preciso saber o nível de detalhamento em termos de tipo e quantidade. Existem alguns diagramas que podem ser feitos para melhorar a visualização do processo:
- Diagrama da visão corporativa;
- Diagrama da visão de negócios;
- Diagrama da visão de operações;
- Diagrama da visão de sistemas.
2 exemplos de processos empresariais
Processo de compras e aquisição
Trata-se de um processo com muitas tomadas de decisão. O objetivo principal deste processo é tentar economizar tempo, efetivando as atividades que demandam mais horas.
Vendas
Este processo empresarial é muito importante, pois traz lucro para a organização. Ele é composto por muitos sub processos, sendo mais complexo. É fundamental mapear este tipo de processo, o que consiste em obter maiores informações a respeito da entrada de processo, saída de processo, papel do sistema, descrição dos procedimentos e função dos agentes do processo.
O que você achou do artigo? Deixe sua opinião no espaço abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: ESB Professional / Shutterstock