Muitos são os fatores que levam os gestores a investir em maneiras de aumentar a produtividade de suas equipes. As constantes mudanças no mercado, a alta competitividade e a rotatividade dos profissionais são alguns dos principais fatores que fazem da produtividade uma meta constante de gestores dos mais variados segmentos do mercado.
Produtividade dos colaboradores é algo atrelado a motivação destes profissionais. Por isso, cabe aos gestores buscar formas e traçar estratégias para manter a produtividade e a motivação de seus colaboradores.
Tal tarefa pode ser bastante desafiadora para os gestores, mas é um esforço necessário. Afinal, a motivação garante a produtividade e isso garante bons resultados para a organização empresarial.
Mas, como melhorar a produtividade da equipe? Como motivar os colaboradores cada vez mais? Para saber mais e assim, garantir a motivação da sua equipe, continue a leitura!
[php_everywhere instance=”2″]
Dicas de como melhorar a produtividade de uma equipe
1 – Estabeleça metas
Estabeleça metas a serem cumpridas pelos colaboradores. O ideal é que sejam metas de curto prazo e tangíveis. Para que eles não se sintam desmotivados pelo volume de trabalho, quebre essas metas em pequenas porções e evidencie o papel de cada profissional para que esses objetivos sejam alcançados. Crie metas semanais para que os colaboradores vejam os avanços obtidos.
2 – Compartilhe informações
Mostre dados a respeito do projeto que está sendo trabalhado por sua equipe, bem como as atividades já realizadas, a visão estratégica da empresa e seus objetivos com cada tipo de demanda. Uma vez que estão a par de todas essas informações, os profissionais sentem que realmente fazem parte do projeto, se tornando automaticamente mais motivados. Compartilhar informações demonstra confiança e isso é fundamental para que os colaboradores se motivem a produzir mais.
3 – Tenha uma comunicação eficiente
Tenha um canal de comunicação para que exista troca de informações entre todos da empresa. Dessa forma, haverá integração, motivação, aumento de produtividade e agilidade entre as diferentes equipes da organização. Ter um canal de comunicação também é importante para que todos tenham a mesma informação e, com isso, não haja ruídos ou conclusões errôneas.
4 – Ofereça ferramentas e infraestrutura adequadas
Para que uma equipe trabalhe de forma eficaz, ela não depende apenas do seu potencial, mas da existência de ferramentas e infraestrutura adequadas. Assim, os colaboradores são capazes de colocar todas as ideias em prática, otimizar o tempo gasto em cada execução, identificar e resolver problemas com maior facilidade e apresentar maior eficiência na entrega de resultados. Portanto, verifique se os colaboradores possuem ferramentas e meios adequados para executar suas tarefas. De nada valerá motivá-los se a execução for impedida por computadores, internet e outras ferramentas que falham constantemente.
5 – Diminua as atividades dispensáveis
Identifique e elimine etapas desnecessárias para a execução de determinado projeto. Isso agiliza o fluxo de trabalho dos colaboradores, além de garantir a entrega de bons resultados. Isso fará com que todos os envolvidos mantenham o foco em atividades que realmente importam e que contribuem com o alcance de resultados positivos para a empresa.
6 – Faça reuniões
Ao realizar reuniões, você garante que todos os profissionais estejam cientes do andamento das atividades, dos objetivos a serem atingidos, dos problemas eventualmente identificados e do que ainda está pendente. As reuniões permitem que toda a equipe compreenda o trabalho realizado e sinta-se incentivada para o alcance de bons resultados. Ao convocar a equipe para a reunião, estabeleça o tempo da reunião e deixe todos avisados previamente sobre o que será discutido na reunião. Isso fará com que a reunião seja mais produtiva.
7 – Exclua as distrações
Distrações como internet, redes sociais, telefone, conversas paralelas e longas pausas afetam a produtividade dos colaboradores de maneira negativa. Sendo assim, crie normas e estabeleça limites para tais questões. A conscientização é melhor que a proibição.
8 – Apresente feedbacks
O feedback é uma excelente ferramenta para captar o desempenho do profissional. Caso o colaborador tenha realizado o seu trabalho de forma eficaz, reconheça este feito. O mesmo vale para colaboradores que precisam melhorar seu rendimento de alguma forma. Com a aplicação do feedback, os colaboradores sentem-se mais confiantes quanto à realização do seu trabalho.
9 – Faça pausas
Enquanto longas pausas podem prejudicar a produtividade do profissional, pequenas pausas regulares são essenciais para que o colaborador permaneça em um mesmo rendimento de trabalho e, assim, mantenha-se concentrado. Se possível, promova pequenos happy hours na empresa para que os colaboradores se mantenham motivados.
10 – Ofereça oportunidades de capacitação e desenvolvimento
A capacitação e o desenvolvimento mostram ao profissional que a empresa oferece oportunidades para que ele desenvolva técnicas, habilidades e competências, aumentando sua produtividade. Isso mostra que a empresa reconhece e acredita no potencial destes colaboradores.
11 – Remuneração e incentivos
Por meio de benefícios como boa remuneração, incentivos, ajustes salariais e planos de carreira, a empresa mostra para o colaborador que reconhece o valor de seu trabalho e acaba motivando o funcionário e aumentando sua produtividade.
Você conhece outras dicas para melhorar a produtividade de uma equipe? Quais ações você realiza com para aumentar o rendimento dos seus colaboradores? Comente e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright:: Rawpixel.com / Shutterstock