Abordar um cliente pela primeira vez pode ser algo simples para muitas pessoas, porém pode ser um obstáculo para outras. E um cliente nunca deve ser um obstáculo, não é mesmo pessoa querida? Ganhar um cliente novo e manter os antigos são maneiras efetivas de manter o negócio em crescimento. Como conversar com um consumidor é uma ação essencial para o negócio, hoje vou mostrar 10 dicas de ouro para você aplicar na sua abordagem. Continue lendo para saber quais são!
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1. Segurança no discurso e na argumentação
Ter um discurso que demonstre sua segurança no assunto é o primeiro passo. Quando você passa informações e argumentos seguros, o cliente também se sentirá seguro. A segurança vem de muitos pontos, tais como:
- Seu conhecimento sobre o produto e empresa: estudar constantemente os produtos e a empresa para a qual você trabalha é fundamental.
- Seu conhecimento sobre o setor: além de pesquisar sobre o próprio produto, é muito interessante estar sincronizado com as mudanças do mercado e as novidades.
- Autoconhecimento: saber profundamente quais são seus pontos fortes e seu pontos fracos pode ser uma chave para montar um discurso de venda promissor. Com essa sabedoria, você poderá investir mais tempo do seu treinamento, trabalhando seus pontos fortes e encontrando maneiras de mudar ou minimizar os pontos fracos. O método coaching é um excelente modo de aprender a praticar o autoconhecimento. Além dos benefícios para o lado profissional, o lado pessoal também será afetado positivamente.
2. Entenda seu cliente
Outro ponto extremamente importante é o entendimento que você tem do seu cliente. Quando falo cliente não estou querendo dizer apenas a pessoa específica que você está conversando, mas do seu público-alvo.
Antes de abrir qualquer empresa ou trabalhar para um líder, é preciso saber quais são as pessoas a quais a comunicação deve ser dirigida. Confira algumas dicas para chegar a conclusões efetivas sobre público-alvo:
- Estudo: para encontrar quais são essas pessoas, é preciso entender todos os tipos de serviços e produtos que a empresa desenvolve e/ou oferece.
- Pesquisa com funcionários: converse com os proprietários, gestão, líderes com bastante tempo de casa para saber qual é o público que eles julgam atingir. É preciso avaliar gênero, faixa etária, demografia, classe social e gostos. Exemplo: o público da sua empresa pode ser homens e mulheres entre 25 e 35 anos que são moradores da região central e sudeste, de classe social B e C e que tem interesse em ser empreendedores. Como você irá ter a opinião de diversos profissionais, é provável que muitas delas sejam muito diferentes. Mesmo assim guarde todos os dados.
- Benchmarking: agora é hora de pesquisar o mundo externo a empresa. Estude o setor em que a empresa está inserida fazendo um documento profundo benchmarking competitivo, em que serão avaliados os principais pontos dos concorrentes mais importantes. Como o seu foco é encontrar o público-alvo, o estudo deve fazer o mapeamento do mercado e pesquisas quais são as ações de marketing e publicidade que os concorrentes estão fazendo. Dessa forma, será possível entender com mais clareza quais são as estratégias que outras empresas estão usando. A análise irá verificar diversos pontos, tais como a presença em redes sociais quanto compra de publicidade em televisão. Se o seu objetivo fosse, por exemplo, otimizar a compra de produtos para revenda no seu e-commerce, o benchmarking deve ser focado na pesquisa de produtos e fornecedores dos principais concorrentes.
- Pesquisas com compradores: após a finalização de um serviço ou entrega de um produto, envie uma pesquisa de satisfação para o seu cliente. Pode ser um totem na loja física, um formulário no fim de serviço ou um e-mail. Isso irá contribuir para construir o perfil do tipo de cliente que a sua empresa atrai.
- Pesquisas com novos leads: envie uma pesquisa solicitando por sugestões para os leads que ainda estão no começo de um funil de conversão. Essa pode ser uma maneira de os manter no funil e os fazer converter para a venda de um produto ou serviço. Além disso, vai ajudar a conhecer qual é o perfil de quem se interessa pela sua empresa.
- Conclusão: após seguir todas essas etapas, é hora de definir afinal qual é o público-alvo. Reúna todas as informações em um documento. As opiniões internas, os dados de mercado e os estudos do setor serão fatores essenciais para a construção de um documento completo e que irá direcionar qual é o perfil do cliente corretamente.
3. Linguagem adequada
Após aprender a demonstrar segurança e a entender qual é o seu tipo de público, é o momento de definir a linguagem. Entenda quais são os termos e palavras mais comuns para o seu cliente e procure as usar. Falar como se fosse um amigo respeitoso é muito importante para começar uma abordagem de sucesso.
O método AIDA, criado pelo publicitário Elias St. Elmo Lewis, pode ajudar você nesse sentido. De acordo com o pensador, cada letra do termo AIDA é uma sigla. A letra A significa a “atenção” que você quer do seu público. A letra I significa o “interesse” que você deve gerar após a atenção ser conseguida. A letra D significa o “desejo” que o seu serviço ou produto precisa despertar. E a letra A é a “ação” do fechamento da venda.
4. Equilíbrio de prestatividade
Ao demonstrar prestatividade para o cliente, você estará demonstrando que está interessado nos desejos dele e que irá buscar a melhor maneira de entregar o que ele precisa. Todo esse interesse deve ser bem equilibrado. Ninguém quer uma pessoa que fique colada no pé, mas também não quer ninguém ficar sem atenção. É preciso saber medir o tanto que a sua prestação de serviço pode realmente ser útil para o cliente. Do contrário, só trará irritação.
5. Ter respeito e não ser invasivo
Ter respeito por outra pessoa parece algo muito comum e até superficial de se falar por aqui. Mas não é. Não basta apenas ser educado, é preciso respeitar o tempo que o consumidor demora em refletir e para informar a decisão dele.
Além disso, é preciso entender quais são seus limites para não parecer invasivo. Respeite também a privacidade e a necessidade que o seu cliente tem de se comunicar com outros membros da família ou conferir informações pessoais.
6. Jamais subestime um cliente
Tenha como regra: não subestimar um cliente. É essencial que você entenda quais são as necessidades do consumidor, mas também não o trate como um leigo em todos os assuntos. Esse ponto está muito ligado ao respeito. Se o cliente deseja comprar um serviço ou produto pela primeira vez, é provável que ele tenha dúvidas, mas esse não é o motivo para achar que ele não entende completamente o assunto. É possível que ele entenda muito mais do que você imagina.
7. Nunca pare de procurar
Conseguiu novos leads hoje? Então continue! Nada de descansar em horário de trabalho. A proatividade e a concentração são muito importantes para manter o seu foco e otimizar seu resultados. Quanto mais vendas, mais lucros.
8. Relações duradouras
Não basta apenas conseguir leads todos os dias, é preciso manter um bom relacionamento com eles. Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pode ser o caso com a sua primeira abordagem ao cliente. Por isso, siga minhas recomendações. Desse modo, você consegue fazer uma boa primeira abordagem e ainda cria um laço com o cliente.
9. A prática sempre ajuda
Nada como praticar sempre para melhorar, não é mesmo? Então faça isso! Pratique, estude melhores métodos e evolua seu lado profissional. Seu esforço será reconhecido quando seus resultados chegarem.
10. Coaching
Já falei aqui da importância do coaching para o autoconhecimento, que é essencial para uma boa abordagem de cliente. Agora vou falar de como o método pode cooperar para todo o processo de venda. O Professional & Self Coaching, por exemplo, é um método que desenvolve o seu crescimento profissional e pessoal, coopera com as características de liderança, ajuda a encontrar novas oportunidades de carreira e ainda ajuda efetivamente na aquisição de habilidades e competência de empoderamento e gerenciamento de pessoas.
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