O Instituto Brasileiro de Coaching assinou embaixo e faz parte do Pacto Global Rede Brasileira, mobilização proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU para que a comunidade empresarial internacional adote, em suas práticas de negócios, 10 valores fundamentais ao crescimento e desenvolvimento econômico de maneira sustentável.
Consciente de seu papel social como empresa, o IBC acredita que enquanto organização é possível sim, crescer e gerar menos impacto sobre o meio ambiente. Ao assinar o Pacto Global, o Instituto se compromete a pôr em prática todas as ações propostas nos 10 compromissos, que inclui a promoção de uma economia verde e inclusiva.
Está mais do que claro que não dá para ignorar que as interferências humanas estão deteriorando e tornando inutilizáveis muitas fontes de recursos naturais fundamentais ao futuro da raça humana. Em todos os níveis da cadeia produtiva o crescimento sustentável tem sido pauta frequente de discussões, uma vez que a falta de planejamento torna cada vez mais claros os impactos na saúde do planeta.
Em junho, através da Conferência Rio+20, este tema esteve no centro das atenções, chamando mais uma vez a população e as potências mundiais a repensar sua forma de produção e de consumo. Hoje pensar apenas numa economia aquecida já não é o “X” da questão, mas sim como continuar a produzir e crescer de forma sustentável, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e também ambiental.
Veja os 10 Princípios apoiados pelo IBC
1 – Apoiar e respeitar a proteção aos direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência
2 – Assegurar de sua não participação na violação destes direitos
3 – Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva
4 – Eliminar todas as formas de trabalho forçado e compulsório
5 – Abolir o trabalho infantil de toda cadeia produtiva
6 – Eliminar a discriminação no emprego
7 – Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
8 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade pessoal
9 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis
10 – Combater a corrupção em todas as suas forças, inclusive extorsão e propina.