Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Data marcada por comemorações e, com certeza, elas têm muito que comemorar. Hoje, graças às lutas e conquistas de mulheres por todo mundo, estas podem desfrutar de direitos que gerações anteriores não tiveram, viver suas escolhas e sua identidade pessoal e profissional.
Há pouco tempo a mulher era discriminada e excluída da sociedade e não lhe cabia outro papel a não ser o de dona de casa. Com as mudanças ocorridas no último século e as que ainda vêm ocorrendo, agora é bem mais fácil notar a mudança no mercado de trabalho, onde ela tem alcançado novos patamares e cada vez ocupado seu espaço.
A presença feminina é maior, inclusive em muitos cargos e profissões antes ocupadas somente por homens. Segundo pesquisa do IBGE, o mercado ampliou as oportunidades de trabalho para as mulheres e, elas têm sido empregadas, em aproximadamente de 41% de vagas, sendo 24% destas em cargos de liderança.
Este é um número bastante elevado, mediante um cenário em que até o século XIX o trabalho feminino não era valorizado. É certo que ainda existem muitas barreiras culturais, mais isso não está mais limitando a evolução do trabalho da mulher, e por mais que seja uma barreira a ser enfrentada, este também é um fator a mais de motivação para elas.
Atualmente já é possível notá-las trabalhando em cargos melhores e com salários maiores. Um grande exemplo da conquista feminina no mercado de trabalho é o da presidente Dilma Rousseff. Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi militante na época da ditadura, ocupou cargos de chefia durante toda sua vida, foi ministra antes de chegar à presidência do Brasil.
É bem verdade que ainda existem preconceitos, mas as mulheres os têm superado dia pós dia, mostrando suas capacidades, habilidades e desempenhado seu papel de profissional com maestria. E claro, fazendo isso com um toque a mais de amor, competência e sensibilidade.
Parabéns a todas as mulheres!