Programação Neurolinguística: uma metodologia que estuda as estruturas humanas

Brainstorming
Conheça a origem da PNL (Programação Neurolinguística)

 

A Programação Neurolinguística, conhecida também pela sigla PNL, é um sistema de conhecimentos criado por Richard Bandler e John Grinder na década de 70 que consiste, de acordo com as palavras de Bandler, em “[…]um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro”. Essa metodologia é usada por pessoas que estudam os comportamentos humanos, como profissionais de RH, Coachs, gestores de pessoas, terapeutas e educadores.

Mas o que seria na prática a PNL e quais seus objetivos?

Basicamente, ela estuda como as pessoas alcançam a excelência e o que fazem para realizarem coisas em que são especialistas. Outro foco é avaliar o comportamento do cérebro em relação à maneira que aprendemos novas informações e lidamos com fatos diários, uma vez que absorvemos conhecimento o tempo inteiro. A PNL também estuda a estrutura da subjetividade humana e como lidamos com o mundo real e o mundo subjetivo, ou seja, avalia como que o cérebro reage e usa as informações obtidas pelos cinco sentidos: olfato, visão, tato, paladar e audição, e com isso, transforma as informações obtidas em comportamentos, padrões emocionais e a maneira em que lidamos com o aprendizado e evoluímos.

A PNL age diretamente nas estruturas conscientes e inconscientes das pessoas, e ao obter informações de como o cérebro funciona e como reagimos a certas situações, essa metodologia se torna eficaz para o nosso autoconhecimento e para a resolução de problemas emocionais e psicológicos, como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico. Ao entender as estruturas de nossa mente e como essa se relaciona com a nossa linguagem corporal e comportamental, fica mais fácil agir diretamente no foco do problema sem precisar ter um histórico da pessoa em questão.

Estudando a relação que há entre a mente e a linguagem, a PNL é uma maneira de treinar o seu cérebro para alcançar seus objetivos e agir da maneira que você achar necessário, uma vez que você entenderá as estruturas de sua mente e a maneira que você interage com o mundo. A PNL é usada por profissionais direcionados a questões humanas por ser uma metodologia que proporciona mudanças objetivas e claras. Além de prover autodesenvolvimento e um crescimento contínuo tanto na área profissional quanto em âmbitos pessoais.  

E você, o que pensa a respeito da Programação Neurolinguística? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o tema. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais. 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010