A velocidade com que a informação se propaga, o avanço tecnológico e as constantes mudanças no mercado, fizeram com que as empresas buscassem por mudanças e quebrassem paradigmas. Ou seja, para obter o sucesso que tanto desejam, as empresas agora passaram a entender a visão do colaborador e a buscar por soluções em conjunto com os mesmos. Um conceito bastante aplicado no intuito de auxiliar as empresas no que se refere a gestão do seu capital humano é a visão compartilhada. Mas, afinal: o que é visão compartilhada? Continue a leitura e entenda este conceito e quais as principais vantagens para o seu negócio.
O que é visão compartilhada?
Este conceito faz parte do conjunto das cinco disciplinas contextualizadas no livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge. De acordo com o autor, a visão compartilhada refere-se ao estabelecimento de objetivos e metas comuns e compartilhadas, deixando de lado o pensamento individual. Seu foco é o de alcançar o sucesso da organização através do esforço coletivo de todos, desde a liderança até os colaboradores.
É importante dizer que o conceito da visão compartilhada explica que a partir do momento que as pessoas têm um objetivo em comum, elas se sentem parte fundamental nos processos da empresa, interessadas e motivadas a continuar um trabalho de excelência. Isso ocorre de forma livre e espontânea, pois o colaborador não vê os objetivos da organização como uma obrigação, mas sim, como o seu próprio objetivo.
A visão compartilhada aplicada no dia-a-dia
Agora que está claro o que é visão compartilhada, fica o questionamento: como fazer com que o profissional veja as metas da empresa como suas metas? Através de um exercício muito simples: a empresa deve fornecer conhecimento a seus colaboradores e dar abertura para que eles exponham suas ideias, opiniões, sonhos, expectativas e ambições, dessa forma, o profissional é inserido na realidade e nos objetivos da organização e assim, através do seu trabalho, se sente pertencente e envolvido com o sucesso da mesma.
Veja bem, a visão compartilhada não diz respeito a apenas realizar as atividades em conjunto, mas sim, efetuar um trabalho que resulte na visão de futuro da empresa. Só assim a organização é capaz de alcançar resultados extraordinários: quando todos, independentemente do nível hierárquico, trabalham sob a mesma ótica e direção.
Para que a visão compartilhada seja de fato aplicada na rotina organizacional, é papel do líder, propiciar conhecimento e abrir espaço para que os colaboradores exponham suas ideias e objetivos e assim, sintam-se motivados e trabalhem de forma holística e alinhada para o alcance do sucesso da organização.
[php_everywhere instance=”2″]
Benefícios da visão compartilhada
Aplicar a ideia da visão compartilhada traz inúmeras vantagens e benefícios para a organização empresarial. Quer saber quais são? Segue a lista dos principais benefícios e vantagens deste poderoso conceito:
- Estimula a criatividade
- Proporciona a criação de produtos/serviços novos
- Maximiza os resultados
- Aumenta o foco do colaborador
- Evidencia ao profissional a importância do seu trabalho
- Quebra ideias e crenças ultrapassadas
- Gera maior exposição de ideias
- Reconhece as limitações e dificuldades, tanto da empresa quanto do colaborador
- Promove o relacionamento interpessoal
- Diminui a rotatividade de profissionais
- Retêm talentos
- Viabiliza veracidade nas informações
- Dissemina o conhecimento
- Incentiva a aprendizagem contínua
- Concede uma comunicação com menos ruídos
- Permite que as atividades sejam realizadas com eficácia e eficiência
- Impulsiona o trabalho em equipe
- Desenvolve o pensamento coletivo
- Garante diferencial competitivo a empresa
- Alinha ideias
- Fomenta o alcance de resultados positivos
O Coaching e a visão compartilhada
Para que a visão compartilhada seja uma realidade nas organizações empresariais, pode ser necessário investir em novas formas de gerenciar os processos, formar líderes, dentre outras intervenções. Diante disso, o Coaching pode ser um poderoso aliado neste processo de mudança na empresa. Através das técnicas e ferramentas do Coaching, será possível criar um ambiente apto para que a visão compartilhada seja implementada de maneira eficaz. Graças a esta metodologia, é possível criar aspectos importantes para a disseminação do conhecimento, tais como:
- Motivação dos colaboradores
- Alinhamento de metas e objetivos
- Crescimento organizacional
- Desenvolvimento de habilidades
- Descoberta de novos talentos
- Sinergia entre equipes
- Planejamento estratégico
- Gestão de tempo
- Gestão de atividades
- Reuniões assertivas
- Comunicação eficaz
- Empatia
- Rapport
- Ouvir na essência
- Inteligência Emocional
- Oportunidade de ascensão de carreiras
Para saber mais sobre este assunto, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. Não deixe algo tão importante para a sua empresa em segundo plano. A hora de mudar é agora.
Agora, me conte: você já conhecia a visão compartilhada? Você acredita que a sua empresa já a vive? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 430168801 – https://www.shutterstock.com