Todo gestor deve refletir com frequência a respeito de como o desenvolvimento profissional dos colaboradores se reflete no sucesso corporativo. Não observar essa ligação pode custar caro em médio e longo prazo para sua companhia. Caso essa ainda não seja uma questão prioritária para seus colaboradores, vale a pena considerar o processo de Coaching.
Ao longo do artigo vamos explicar com mais detalhes a aplicação da metodologia para a gestão de recursos humanos. Ressaltamos que o Coaching tem um grande potencial transformador para o gerenciamento de colaboradores e resultados.
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Coaching na gestão de Recursos Humanos: qual é a sua importância?
O processo de Coaching na gestão de recursos humanos é importantíssimo. O fluxo oferece apoio para indivíduos frustrados e pouco interessados em suas próprias funções. Heads de células também podem ser treinados por meio das técnicas de Coaching Executivo. Características como flexibilidade, adaptabilidade, poder de oratória, poder de persuasão e objetividade são trabalhadas ao longo do processo.
Projetos complexos e lucrativos só podem ser absorvidos por times criativos e alinhados. As diretrizes do grupo devem estar fixadas na mente dos envolvidos nas operações e transações de vendas. As decisões de diretorias e de componentes das altas classes estratégicas afetam todos os setores e, por isso, devem ser analisadas com cuidado.
Os níveis de motivação e de satisfação de uma indústria devem ser mensurados e acompanhados com frequência. Dessa maneira, crises e abalos podem ser identificados e amenizados rapidamente. Pesquisas de clima organizacional podem fornecer dados relevantes para que pontos negativos e pontos positivos sejam diagnosticados e avaliados.
As novas plataformas de negócios transformam a velocidade de transmissão de dados em oportunidades de negócios e crescimento. As oportunidades aparecem naturalmente dentro de estruturas bem planejadas, aqueles que se esforçam e se dedicam com certeza conquistarão boas posições.
Nem sempre as pessoas estão preparadas para cargos de destaque. Os departamentos de recursos humanos precisam saber identificar talentos jovens e eficazes. O dinamismo moderno exige muitas facetas e muitas habilidades diferentes para que tudo seja conduzido de acordo com a realidade atual. O sucesso está nos pequenos detalhes e nas soluções que oferecem comodidade para consumidores exigentes.
Benefícios do Coaching na gestão de recursos humanos
O Coaching pode ter excelentes resultados quando aplicado no setor de recursos humanos de empresas de diferentes segmentos. Para que fique mais clara a importância da metodologia para esse setor, listamos alguns dos benefícios.
Melhora na comunicação
O treinamento para aplicação da metodologia Coaching permite evoluir a capacidade de escuta dos profissionais. A partir disso, eles terão ferramentas para se tornarem mais empáticos e perceptivos, a ter melhor capacidade de refletir sobre seu público interno. Os colaboradores envolvidos com o método Coaching se aproximam da gestão corporativa.
É possível observar, também, o fortalecimento da política interna de feedback partindo dessa aproximação. Os colaboradores passam a se sentir mais confortáveis para reportar as percepções internas que possuem. A comunicação passa a ser aberta e mais bem direcionada na companhia.
Competências melhor desenvolvidas
Todos os colaboradores de uma empresa possuem competências que podem ser melhor aproveitadas. A grande questão é identificar e desenvolver essas habilidades para um direcionamento relevante para a companhia. Nem sempre é simples, mas o Coaching é uma ferramenta que pode te auxiliar na conquista desse objetivo.
A metodologia conta com ferramentas cientificamente validadas, como o PDA, que permite mapear as competências relevantes do perfil do colaborador. Partindo dessa avaliação, é possível definir competências que poderão ser desenvolvidas e mais bem direcionadas. O processo de Coaching bem conduzido é capaz de oferecer uma série de resultados fantásticos.
Melhor retenção de talentos
Hoje em dia, já está claro que os profissionais utilizam outros critérios, além do salário, para permanecer em uma empresa. Os colaboradores desejam permanecer em uma companhia que investe em seu desenvolvimento profissional. Muitas empresas se veem às voltas com altas taxas de turnover (rotatividade) devido à falta de um programa voltado ao desenvolvimento de seus funcionários.
Alta rotatividade, além de representar prejuízos financeiros por demandar mais processos de recrutamento, também é ruim para a imagem corporativa. Uma empresa que possui alta rotatividade tende a ter sua reputação bastante prejudicada. Além disso, outro reflexo importante é o da perda de tempo com o treinamento de novos colaboradores.
O processo de Coaching é bastante apreciado pelos profissionais, uma vez que é personalizado e visa potencializar talentos. Os colaboradores passam a ter suas habilidades mais desenvolvidas, descobrindo, assim, as suas forças. Com o passar do tempo, é possível observar a queda da evasão de funcionários.
Coaching nos recursos humanos: qual é o seu papel?
O processo de Coaching tem como objetivo aproximar a área de recursos humanos dos seus colaboradores. Os gestores se tornam mais próximos dos seus funcionários e a empresa como um todo tende a se desenvolver. Os colaboradores percebem que a organização é importante e que podem evoluir em conjunto com ela.
A empresa ganha porque passa a contar com profissionais com talentos melhor desenvolvidos. Os colaboradores, por sua vez, ganham porque passam a ter uma relação mais positiva com seus líderes. Cria-se o entendimento de que há relevância dos talentos para a companhia. Os funcionários tendem a se sentir cada vez mais satisfeitos.
O aumento da produtividade e a retenção de talentos estão na lista de ganhos que o Coaching oferece. Os profissionais se sentem estimulados a pensar com maior foco em sua eficiência e cumprimento de tarefas. O engajamento é potencializado e as funções são melhor alinhadas dentro da companhia. Isso significa que cada colaborador passa a cumprir o que é realmente da sua competência.
O setor de recursos humanos precisa ter uma visão clara sobre os profissionais. Somente com esse conhecimento é possível alocar cada perfil onde terá mais chances de sucesso. A ideia é que o profissional possa ter seu potencial completamente explorado com foco no sucesso. O mapeamento do perfil e do programa de desenvolvimento pelo Coaching é essencial para o crescimento da companhia.
Outro risco que a empresa corre ao não desenvolver plenamente o setor de recursos humanos é contratar profissionais limitados para cargos relevantes. Colaboradores despreparados e desmotivados tendem a entregar resultados medianos. Visando evitar essa situação, a o Coaching pode ser usado para ampliar o desenvolvimento.
Processo de Coaching na gestão de Recursos Humanos: como deve ser feito?
Entenda melhor como deve ser aplicado o processo de Coaching na gestão de Recursos Humanos.
Estruturação do programa
O primeiro passo do processo de Coaching é definir a estratégia que será adotada. O programa será individual, para um grupo ou para todos os colaboradores? Também é essencial definir quem irá conduzir as etapas. Será um colaborador da empresa com formação na área ou um profissional terceirizado?
Outra questão de grande relevância é a que diz respeito ao objetivo do programa. Ele quer desenvolver a liderança, identificar e realocar talentos? Objetiva aumentar a produtividade dos profissionais?
Uso de ferramentas virtuais
A tecnologia é uma grande aliada de programas de Coaching em recursos humanos. É interessante conhecer mais profundamente essas tecnologias para entender como elas podem auxiliar a sua companhia. Isso contribui para um processo de Coaching potencializado e com mais chances de ser bem empregado. Outro papel relevante da tecnologia é que os gestores recebem informações detalhadas a respeito do desempenho de cada colaborador.
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