Algumas pessoas são líderes natos. Já na infância, demonstram esse perfil em atitudes em que comandam determinadas situações, como em brincadeiras, atividades escolares, entre irmãos etc. Outras pessoas, porém, se deparam com o desafio de liderar, durante a trajetória da sua carreira profissional.
Independentemente de qual for o caso, algumas características são essenciais para uma liderança eficaz, com resultados satisfatórios. Comunicação, percepção, inteligência emocional, planejamento estratégico, técnicas de feedback, entre outros, são alguns aspectos necessários para que um profissional conduza com eficácia os seus colaboradores e equipes. Neste artigo, vamos compreender qual é o papel do coaching na formação de líderes de sucesso. Continue a leitura e saiba mais!
O coaching no contexto das lideranças
Por meio do coaching, profissionais de diversas áreas, estão conseguindo aprimorar as suas habilidades e capacidades e adquirir novas competências, realizando uma liderança plena, harmoniosa e com os resultados esperados.
O coaching proporciona ao líder técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, ou seja, ele estará munido de conhecimento para aprimorar as habilidades e capacidades dos seus liderados e eliminar barreiras e crenças limitantes que podem estar impedindo o alcance efetivo dos resultados.
Esse método vem agregar mais um diferencial a esses profissionais, que estão cada vez mais presentes no mercado: são os líderes inspiradores, motivadores e comunicadores, que conduzem com maestria os processos de trabalho e, sobretudo, desenvolvem pessoas. Isso permite a criação de um ambiente seguro e confiável para que os colaboradores possam desempenhar com eficácia as suas funções e, consequentemente, alcançar os resultados esperados e propostos pelas organizações e por si mesmos.
As sessões de coaching são etapas de um processo de condução do indivíduo do estágio atual (necessidade de aprender a liderar) ao estado desejado (ser um líder competente). Em cada sessão, diversas ferramentas e técnicas são utilizadas para identificar as forças e os pontos de desenvolvimento do indivíduo, dando início a um processo de crescimento contínuo.
Os traços de liderança que o coaching ajuda a desenvolver
Há conhecimentos, competências e habilidades essenciais em um líder que o processo de coaching ajuda a desenvolver. São fatores fundamentais, tanto para o próprio desenvolvimento profissional dele, como de toda a equipe. Nesse sentido, precisamos reforçar que o líder é o exemplo a ser seguido. Por isso, confira, na sequência, os 6 principais traços que o coaching ajuda a desenvolver nos líderes.
1. Planejamento estratégico
Planejar estrategicamente as atividades de uma equipe significa compreender o estado atual, definir o estado desejado (objetivos específicos), definir as ações que devem ser realizadas para alcançar essas metas, delegar funções de acordo com as características de cada colaborador e monitorar continuamente o desempenho de cada um. Desafiador, não é mesmo? Todavia, o processo de coaching certamente ajudará o indivíduo a passar por cada uma dessas etapas com segurança e tranquilidade.
2. Gestão do tempo
Um líder tem muitos recursos a serem administrados: recursos humanos, tecnológicos, materiais, intelectuais, financeiros etc. Além disso, é fundamental que um bom líder saiba administrar bem o tempo que tem à disposição. Assim, ele deve orientar todos os seus colaboradores, definindo prazos eficazes e realistas para a execução de cada atividade. Ele deve orquestrar o trabalho de todos, pois o atraso de um prejudica a equipe inteira. Por isso, ele deve saber a hora de tranquilizar e de alertar os colaboradores.
3. Motivação
Também é função do líder motivar os seus liderados. Para que isso ocorra, ele deve explicar os objetivos organizacionais a serem alcançados e evidenciar a importância de cada um nesse processo. Isso inclui reconhecer os conhecimentos, competências e habilidades de cada um, especialmente nos momentos de desempenho expressivo. Pequenas premiações; como elogios, bonificações e até promoções de cargo, revelam o quanto a empresa reconhece e valoriza o bom desempenho mostrado por cada um.
4. Foco
Ter foco significa concentrar a sua atenção sobre um único fator, ignorando as distrações. Trata-se de uma característica que deve ser desenvolvida tanto pelo líder como pelos seus liderados, pois evita a procrastinação e a queda na produtividade. Além disso, ter foco é também saber definir prioridades. Dessa forma, um bom líder explica a cada colaborador quais atividades devem ser priorizadas e como elas devem ser feitas. Parte do seu trabalho é também orientar, tirar dúvidas e prestar auxílio.
5. Feedback de qualidade
Ao acompanhar o andamento das atividades, é também função do líder avaliar o desempenho de cada um e dar feedbacks, tanto individuais como em equipe. O feedback é o momento de enaltecer os pontos positivos e evidenciar os pontos que podem e devem ser melhorados. Além disso, é também a hora exata de dar dicas e recomendações gerais para que essas melhorias possam ser identificadas, tanto em termos técnicos como em termos comportamentais.
6. Capacitação contínua
Como um desdobramento natural do feedback, a capacitação contínua também deve ser estimulada pelo líder. Dessa forma, ele deve oferecer e incentivar nos seus colaboradores as leituras, os cursos, os treinamentos, a participação em eventos da área, as mentorias, enfim, todas as ferramentas que promovam o desenvolvimento constante de cada colaborador. Além disso, é fundamental que o próprio líder também participe de processos de capacitação com alguma frequência.
O investimento em capital humano está em alta nas organizações, pois já é um fator determinante no que diz respeito à competitividade das empresas. O líder é um dos responsáveis por gerir esse capital, e, por isso, o coaching voltado às lideranças é um forte aliado para quem deseja ser um líder de sucesso, alcançando resultados extraordinários. Dessa forma, se esse for o seu caso, não hesite em entrar em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. Estamos ansiosos para atendê-lo!
E você, ser de luz, já participou de alguma sessão de coaching? Tem vontade de ser um líder de sucesso? Quais aspectos gostaria de desenvolver nesse sentido? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!