Dicas para uma liderança de sucesso

Líder e liderados reunidos

O líder é responsável por engajar e motivar um grupo de profissionais a entregar o melhor de si em prol de um objetivo em comum.

Um líder de sucesso é a figura responsável por engajar e motivar um grupo de profissionais a entregar o melhor de si em direção aos objetivos almejados pela organização. Esse líder organiza, de maneira sistemática, as diferentes habilidades e competências dos seus liderados, sabendo que todos são importantes para o grupo.

Diante de uma função tão importante, é natural que as empresas desejem sempre contratar e formar grandes líderes. Alguns teóricos afirmam que há uma predisposição nata para a liderança, mas, em geral, costuma-se considerar que qualquer pessoa possa desenvolver as características essenciais de um líder, desde que ela assim o deseje, é claro! A seguir, você vai conferir algumas dicas para quem quer ser um líder de sucesso. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

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Dicas para ser um líder bem-sucedido

Veja, na sequência, quais são as características predominantes dos líderes de sucesso, independentemente do porte ou segmento das organizações em que atuam.

1. Mais ação, menos palavras

O verdadeiro líder é aquele que dá o exemplo por suas ações e exige da sua equipe apenas o que ela é capaz de entregar. Além disso, ele estimula a produtividade de todos, demonstrando eficiência no desempenho das suas tarefas. É claro que todo líder deve se comunicar com eficácia, mas um bom exemplo é melhor do que mil palavras.

Diante disso, um bom líder é assíduo, pontual, dedicado às suas tarefas, ético, responsável, colaborativo e de bom relacionamento com todos. É por meio das suas ações que ele convida os demais funcionários a agirem da mesma forma, tendo em vista que, na posição que ocupa, ele é uma referência a ser seguida.

2. Inteligência emocional

inteligência emocional é fundamental para o exercício da liderança. Isso ocorre porque, quando o líder possui essa competência, ele consegue manter o equilíbrio, mesmo sob pressão, mantendo o foco sempre na solução. Essa característica essencial aos líderes favorece uma comunicação não violenta.

Isso quer dizer que, mesmo em meio aos dias mais difíceis, não há gritarias, ações impulsivas e comportamentos egoístas. O líder é a pessoa responsável por acalmar o time quando todos estiverem desestabilizados, trazendo a racionalidade de volta. Assim, razão e emoção se complementam, permitindo o alcance dos objetivos da equipe.

3. Comunicação efetiva

A habilidade de se comunicar é um requisito básico para os profissionais, independentemente da sua posição hierárquica. Para o líder, essa é uma característica determinante para a conquista de resultados satisfatórios. Uma comunicação efetiva permite que ele transmita a mensagem desejada com clareza, evitando incompreensões.

Em discurso oral ou escrito, o líder deve ser claro ao explicar o que deve ser feito, distribuir tarefas, corrigir, ensinar, prestar auxílio, tirar dúvidas, avaliar o desempenho, motivar, reconhecer méritos e estimular a adoção de certos comportamentos. Por isso, é preciso investir na aquisição de conhecimentos relativos à comunicação em ambiente profissional.

4. Objetividade

O líder de sucesso sabe onde está, aonde quer chegar e quais são as tarefas que precisam ser cumpridas para atingir os objetivos do grupo. Portanto, toda tarefa delegada pelo líder tem um propósito claro e que aproximará o líder e a sua equipe do estado desejado.

A objetividade consiste em fazer o que precisa ser feito, com determinação, definição de prioridades e capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. Por isso, o líder deve agir com consciência, ouvindo o que os seus colegas de equipe têm a dizer, mas consciente de que a palavra final sobre as estratégias é sua.

5. Compreensão

É fundamental que o líder tenha calma e seja compreensivo, mesmo em situações de crise. A liderança não pode perder a razão em nenhum momento, e deve manter-se sempre paciente e cautelosa. É a aplicação da inteligência emocional, citada acima.

Além do mais, o líder é um gestor de pessoas, o que demanda diálogo, jogo de cintura e diplomacia. Os liderados têm as suas vidas, as suas dificuldades, e nem sempre estão em um bom dia no trabalho. Assim, é importante conhecê-los, interagir com eles e ajudá-los naquilo que for possível. Seja um líder presente e participativo.

6. Promoção de um clima colaborativo

Um ambiente de trabalho agradável, que proporciona bem-estar aos colaboradores, é uma das maneiras mais poderosas de manter o engajamento, a motivação e o comprometimento do time.

Por isso, o líder deve sempre manter a sua equipe por dentro das novidades, projetos e objetivos da empresa. Além disso, ele dá espaço para que todos compartilhem a sua opinião sobre os assuntos, mostrando como cada indivíduo é importante para o crescimento da organização e é valorizado e respeitado por ela. Encontros, confraternizações e happy hours são sempre boas ocasiões para fortalecer essa coletividade.

7. Estímulo à melhoria contínua

O líder deve saber identificar oportunidades de melhoria na sua equipe e promover soluções. Isso pode ser feito por meio de orientação, treinamentos, workshops, palestras ou cursos de capacitação profissional e de desenvolvimento de habilidades comportamentais.

É importante que as figuras de liderança estimulem nos seus colaboradores a vontade de crescer, de atualizar os seus saberes, de adquirir novos conhecimentos e de enriquecer a sua atuação na empresa com esses avanços. Esse progresso é positivo tanto para o colaborador como para a própria organização, que ganha em produtividade e criatividade.

8. Planejamento

Por último, mas definitivamente não menos importante, o planejamento é outra forte competência dos líderes de sucesso que, antes de agir, analisam a situação e identificam as estratégias mais efetivas e os recursos que ajudarão a melhorar continuamente o desempenho da equipe.

Planejar significa pensar antes de agir, definido, de modo organizado e estratégico, o famoso 5W2H — uma série de perguntas básicas a serem definidas antes de fazer qualquer coisa em uma organização:

  • What? (O que?): qual ação será feita?
  • Why (Por quê?): por que essa ação é necessária? Que benefício se espera dela?
  • Where? (Onde?): em que lugar essa ação será executada?
  • When? (Quando?): em que momento a ação será feita?
  • Who? (Quem?): quais pessoas/empresas/departamentos serão responsáveis pela realização dessa tarefa?
  • How? (Como?): de que maneira essa ação será feita? Quais estratégias serão adotadas?
  • How much? (Quanto?): qual o valor financeiro que será investido na realização desta ação?

Uma liderança de sucesso, em conclusão, resulta de um somatório de competências técnicas e comportamentais, que podem e devem ser desenvolvidas continuamente. Se você deseja ser um líder bem-sucedido, não hesite em colocar as dicas acima em prática. Bom trabalho!

E você, querida pessoa, tem quais dos traços de liderança citados acima? Há algum outro que você gostaria de acrescentar? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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