Não é de hoje que o cenário profissional tem se tornado cada vez mais exigente, tanto do ponto de vista dos produtos e serviços, que necessitam evoluir e desenvolver-se de modo a oferecer uma qualidade cada vez maior, quanto dos colaboradores em geral.
Nesse aspecto é procurado, cada vez mais pelas empresas, nada menos do que a excelência. Sendo assim, não só as habilidades técnicas de um profissional têm sido colocadas à prova, mas as habilidades comportamentais também.
E quando pensamos nesse perfil de profissional, uma habilidade em particular assume certo destaque, trata-se da Autoconfiança. Sem essa habilidade torna-se inviável que uma pessoa seja capaz de atingir patamares cada vez mais altos, afinal de contas, como ela será capaz de evoluir continuamente se não acreditar que é capaz disso.
Assumir cargos de altíssima responsabilidade, lidar com projetos complexos além de acreditar que é capaz de realizar todos os sonhos que almeja, apenas é possível se uma pessoa acreditar, verdadeiramente, em si mesmo.
Deste modo eu separei uma lista de dicas extraordinárias que vão te ajudar a aprimorar e desenvolver essa importante habilidade. Lembre-se, ela será fundamental para que você seja capaz de atingir o seu verdadeiro potencial. Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.
[php_everywhere instance=”2″]
Benefícios e Importância da Autoconfiança
A autoconfiança é fundamental para a construção da sua marca no mundo — como as pessoas te percebem, como elas se envolvem e como elas se lembrarão de você. Pessoas com pouca autoconfiança têm muita dificuldade de se apresentar, dialogar por períodos longos e estabelecer relações profundas e duradouras.
Mais do que isso, pessoas que não são autoconfiantes perdem a chance de viver experiências agregadoras, conhecer pessoas interessantes e de fazer contatos que podem levar à ascensão profissional ou desenvolvimento de um projeto significativo. A falta de autoconfiança, portanto, pode acarretar a perca de uma série de oportunidades na vida e na carreira.
Pensando nisso, vale a pena refletir: de 0 a 10. quanto você se sente confiante no seu ambiente de trabalho? E em seu relacionamento? E com seus amigos e sua família? Você consegue expor suas opiniões de forma clara e segura? Quando se sente coagido por algum motivo, como você reage? Você se sente merecedor do sucesso?
Para aumentar a autoconfiança, é necessário ir além de fatores externos, ambientes ou pessoas. A confiança em si mesmo é uma questão de bem estar e harmonia com seu próprio “eu”.
A autoconfiança te permite viver o dia a dia com mais leveza, sem precisar se esforçar o tempo todo para se sentir aceito pelos outros. Apenas aproveitando, verdadeiramente, cada momento na sua autenticidade.
De modo mais objetivo, a autoconfiança é uma importante habilidade e que traz grandes benefícios para a vida de uma pessoa, do ponto de vista pessoal e profissional.
Alguns desses benefícios são:
- Crescimento da autoestima;
- Melhoria na tomada de decisões;
- Capacidade de explorar o seu verdadeiro potencial;
- Redução do medo, bem como da ansiedade, sobretudo ao assumir grandes responsabilidades;
- Maior senso de propósito e determinação;
- Elevação do desempenho e produtividade.
Confira agora algumas dicas que vão te ajudar no processo de tornar-se cada vez mais confiante.
Dicas para aumentar a autoconfiança
Ser autoconfiante é reconhecer claramente o seu valor pessoal. Confira abaixo algumas dicas poderosas para fortalecer sua autoconfiança:
Ressignifique, Honre e Respeite
A falta de autoconfiança geralmente é desencadeada por algum trauma ou situação constrangedora por qual o indivíduo passou em determinado momento de sua vida, no qual gerou e estabeleceu uma crença limitante a respeito de si.
O primeiro passo para potencializar sua autoconfiança, portanto, é a ressignificação: dar a estes fatos um novo sentido. Para isso, é preciso honrar e respeitar sua própria história, apreciando os momentos positivos e agregando aprendizado das situações negativas ocorridas no passado.
Promova o Autoconhecimento na sua vida
O autoconhecimento é fundamental a fim de proporcionar, para a vida de qualquer pessoa, um profundo desenvolvimento pessoal e profissional.
Isso porque, é através dele que somos capazes de identificar, verdadeiramente, quais são os nossos pontos fortes e fracos. Desenvolvê-los será uma atitude de extrema valia no que diz respeito à busca pela excelência.
E essa excelência e proficiência conquistada, no desenvolvimento de suas habilidades, bem como no sentido de propósito que o autoconhecimento lhe garante, que é possível tornar-se cada vez mais confiante.
Não faça comparações
Ao longo de sua história, você adquiriu uma bagagem que levou à construção de suas particularidades, bem como sua essência, identidade, defeitos e qualidades. São essas características que te tornam um ser insubstituível e incomparável. Você não é melhor nem pior que alguém, apenas único e, portanto, extremamente valioso.
Acredite em você
Seu poder de realização é imensurável, pois todo ser humano possui um potencial infinito. Basta, apenas, saber como identificá-lo e desfrutá-lo. Dedique cinco minutos do dia para você: se conecte com seu “eu” mais íntimo, reflita, se perceba, se autoconheça. Esta prática te permitirá obter maior controle sobre si mesmo.
Seja criterioso com suas relações
Tenha relacionamentos saudáveis: mantenha apenas aquelas pessoas que te fazem bem, que te aceitam e te respeitam, que são agregadoras e construtivas. Priorize sempre estar em boas companhias.
Respeite-se
Quando você toma consciência de seu valor, suas crenças, hábitos e escolhas se tornam mais saudáveis e favoráveis para seu crescimento. Você passa a permitir que faça parte de sua vida apenas aquilo que deseja, que te torna melhor, mais forte e confiante, compreendendo seus limites e suas vontades. Isto é amor e respeito próprio.
Aprecie-se!
Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.
Imagem: Por Gajus
[php_everywhere instance=”1″]