Por definição, uma empresa é uma pessoa jurídica que busca, por meio de bens e serviços, atender a alguma necessidade humana. Em consequência, o seu processo produtivo tem como finalidade alcançar o lucro. Entretanto, além dos bens materiais, uma empresa é composta essencialmente por pessoas. Assim, é importante lembrar que são os profissionais que cuidam dos processos e tornam10 os resultados tangíveis.
Nesse sentido, para que a empresa obtenha sucesso, é fundamental que os colaboradores sejam tecnicamente qualificados, tenham acesso a formações complementares, sejam motivados pela gestão e pela área de recursos humanos e não se envolvam em conflitos. Aliás, a lista de fatores para o sucesso pode ser ainda maior do que isso!
Para que tudo isso funcione adequadamente, existe a chamada “Psicologia Organizacional”, bastante atrelada ao universo da gestão de pessoas. Convidamos você a continuar esta poderosa leitura e entender mais sobre o assunto!
O que é psicologia organizacional e do trabalho?
A psicologia organizacional e do trabalho estuda os fenômenos psicológicos que interferem e/ou são consequências do ambiente das organizações. Dessa forma, ela tem o objetivo de solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas nesse contexto.
Com isso, essa área busca manter a qualidade do clima organizacional, oferecer condições favoráveis ao trabalho, desenvolver o capital humano e, consequentemente, favorecer também o alcance de metas, objetivos e resultados extraordinários.
Entre os focos de atuação da psicologia organizacional, é possível destacar:
- Recrutamento e seleção: otimização de métodos para encontrar os melhores profissionais.
- Análise de cargos e salários: revisão regular e atenta dos níveis dos colaboradores.
- Aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment): avaliação periódica para mapear os colaboradores.
- Avaliação de desempenho e performance: processo de autoavaliação, avaliação da gestão, da área e da empresa, com feedback. Deve ajudar a traçar objetivos e planos para o futuro profissional do colaborador.
- Gestão do clima organizacional: com a aplicação de pesquisas de avaliação de clima.
- Resolução de problemas e conflitos entre profissionais: entendimento dos conflitos para encontrar a melhor maneira de resolvê-los.
- Planejamento de carreira: organização de uma estrutura de crescimento da empresa, das áreas e de cada funcionário. Com isso, fica mais fácil promover a retenção de talentos.
- Promoção da qualidade de vida no trabalho: ações que visam à construção de um ambiente de harmonia entre pessoas e o bem-estar das equipes, contribuindo para estimular um convívio agradável e saudável.
Como a psicologia organizacional muda o dia a dia nas empresas?
Se a sua empresa ainda não promove nenhuma das ações acima, é hora de conversar com o seu gestor. Pode ser que essa conversa seja o ponto de partida para começar um projeto de psicologia organizacional no local em que você trabalha. Já se o local em que você presta serviços já tem ações do tipo, analise para avaliar o que pode ser melhorado.
Por estudar o bem-estar, o progresso e o relacionamento entre funcionários dentro de uma empresa, a psicologia organizacional influencia diretamente no bom andamento da empresa. Para realizar esse trabalho, é necessário contar com psicólogos qualificados e especializados nessa área.
Confira alguns pontos nos quais estes profissionais trabalham diariamente dentro das organizações:
1. Prevenção de conflitos
A psicologia organizacional preza, essencialmente, pelo bem-estar dentro das organizações. Dessa maneira, ela incentiva as pessoas a compreenderem a importância do trabalho em equipe. Assim, elas mesmas passam a evitar conflitos umas com as outras.
Nesse sentido, as suas ações são voltadas para evitar conflitos de todas as espécies dentro da empresa. Isso incentiva os profissionais a desenvolverem relações interpessoais de qualidade, ou seja, em que todos procurem sempre contribuir para o trabalho do outro e também para o entendimento entre todas as partes envolvidas nos processos organizacionais.
2. Estímulo à capacitação de colaboradores
Outro ponto essencial em que a psicologia organizacional atua é para que os colaboradores se tornem cada vez mais capacitados. Dessa forma, estimula-se o desenvolvimento tanto das competências técnicas quanto das competências comportamentais.
Isso acontece por meio da realização de cursos, treinamentos, palestras, workshops, participação em eventos, entre muitos outros mecanismos. Assim, os profissionais da empresa realizam, cada vez mais, um trabalho de excelência, obtendo melhores oportunidades de crescimento na carreira.
3. Preocupação em atender às necessidades dos profissionais
A psicologia organizacional se preocupa não só com os resultados que pode alcançar, mas também com as necessidades e objetivos dos colaboradores. Isso ocorre porque essa área da psicologia entende que é somente por meio de um bom desempenho profissional que é possível obter cada vez mais conquistas para todos: empresa e colaboradores.
Assim, esse setor trabalha para identificar essas necessidades e oferecer benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, horas extras, banco de horas, bônus salariais, entre muitos outros. A ideia é que essas medidas aumentem ainda mais a satisfação do colaborador com o trabalho que realiza.
4. Empatia para compreender problemas pessoais
Todos nós estamos sujeitos a imprevistos, não é mesmo? Tendo isso em vista, os profissionais responsáveis por trabalhar a psicologia organizacional nas empresas têm muito bem desenvolvida a empatia. Dessa forma, eles compreendem quando os colaboradores da empresa estão com dificuldades ou problemas pessoais.
Por isso, é possível prestar o apoio necessário para que estes mesmos colaboradores consigam superar as adversidades e desafios da vida. Assim, por meio dos aprendizados retirados de cada experiência, podem voltar a realizar um trabalho de excelência na empresa.
5. Melhorias na comunicação diária
Hoje em dia, ainda existem muitos empreendedores, empresários, gestores, diretores e demais líderes, que acreditam que é necessário manter distância dos colaboradores, de modo que eles não “confundam” as relações dentro da empresa.
No entanto, esse tipo de pensamento está um tanto quanto ultrapassado. É necessário demonstrar aos colaboradores que o líder está sempre ao lado deles, para o que precisarem. Assim, eles podem ter mais confiança na empresa para realizarem um bom trabalho todos os dias.
Sabendo disso, a psicologia organizacional desenvolve mecanismos para facilitar a comunicação entre gestores e colaboradores, ou mesmo entre colegas. Dessa maneira, ela busca aproximá-los cada vez mais, no sentido de levar mais sinergia para a empresa como um todo.
6. Avaliação regular de todos os colaboradores da empresa, incluindo a gestão
De tempos em tempos, é preciso avaliar o desempenho de todos os colaboradores que fazem parte da empresa, inclusive aqueles que ocupam cargos de gestão. Assim, o intuito é compreender se eles estão realizando as suas atividades com excelência e identificar os pontos em que precisam melhorar para alcançar a alta performance.
Nesse sentido, a psicologia organizacional aplica técnicas e ferramentas que visam a fazer um mapeamento técnico, operacional e comportamental dos colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil compreender os pontos positivos e também os pontos de melhoria.
A partir disso, é possível elaborar ações e estratégias eficientes para potencializar as melhores competências e habilidades de cada colaborador. Além disso, podemos diminuir ou eliminar aquelas que estejam prejudicando a realização de um bom trabalho na empresa.
7. Motivação para o crescimento dos departamentos e da empresa
Para realizarem um bom trabalho, é preciso que os profissionais que compõem o quadro da organização estejam plenamente motivados.
Diante disso, a psicologia organizacional busca implementar ações de valorização e reconhecimentos dos profissionais, no sentido de trabalhar o bem-estar e a felicidade dos colaboradores. Consequentemente, isso se reflete na boa execução das suas atividades diárias.
8. Recrutamento e seleção de qualidade
Além de todos os benefícios que citamos aqui, a psicologia organizacional também promove uma seleção e um recrutamento mais eficazes. Assim, ela garante que os novos colaboradores sejam qualificados para as vagas e que tenham o perfil procurado pela corporação.
Dessa forma, ao adotar esse processo, podemos diminuir de maneira considerável a rotatividade na organização. Como os colaboradores selecionados estarão verdadeiramente de acordo com os cargos e funções, trabalham mais felizes e motivados.
A Teoria de Maslow e o bem-estar profissional
Falando em psicologia, o psicólogo Abraham Harold Maslow é um dos nomes mais significativos na área. Alguns dos temas das suas pesquisas estão conectados à gestão de recursos humanos. Afinal, esses profissionais se preocupam em como as pessoas se sentem e como se relacionam no ambiente organizacional.
Entre os seus estudos, podemos destacar a Pirâmide de Maslow, que consiste, basicamente na seguinte estrutura:
- Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, tais como respirar, beber água, alimentar-se e ter onde morar.
- Em seguida, está a camada da segurança, em que está a obrigatoriedade de se sentir seguro em relação ao emprego, família, saúde e questões financeiras.
- A camada seguinte é ligada às questões sociais, tais como os amigos, a família e a vida amorosa.
- O quarto nível se refere à estima, em que estão as conquistas individuais, confiança e autoestima.
- Por fim, no último nível está a realização pessoal, onde encontramos a autoavaliação, a ausência de preconceitos, a moralidade e a criatividade.
Como podemos perceber, o estudo de Maslow busca entender em que momento da pirâmide as pessoas estão e por quê. No âmbito empresarial, a área de recursos humanos precisa entender em qual momento o funcionário está, se ele está feliz ou não dessa forma e quais são as melhores maneiras de fazer com que eles evoluam pelos níveis da pirâmide. Dessa maneira, a empresa terá um funcionário produtivo, e a vida pessoal caminhará junto com a vida profissional, em harmonia.
Para que você entenda e visualize melhor a Pirâmide de Maslow, compartilho um vídeo aqui do IBC, que visa explicar de forma mais detalhada esta poderosa teoria:
A relação entre a psicologia organizacional e o coaching
Buscando aperfeiçoar e ampliar as competências dos profissionais, os cursos de coaching, como é o caso do Professional & Self Coaching — PSC, têm sido muito procurados por psicólogos organizacionais que desejam desenvolver as habilidades de um coach e alcançar, de forma mais efetiva, a excelência.
Eles buscam por essa qualidade máxima em aspectos como a comunicação, o relacionamento interpessoal, a liderança, o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Além disso, na atualidade, esses psicólogos comprovam por meio dos seus próprios resultados o quanto o coaching é efetivo.
Assim, a aplicação dessa poderosa metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial deve ser feita de forma adequada. Os resultados serão positivos e vão surgir quando o método também for aplicado em treinamentos de desenvolvimento de habilidades e competências específicas dos colaboradores.
Dessa forma, quem é da área de recursos humanos pode estudar a possibilidade de incluir cursos de coaching voltados para Treinamento e Desenvolvimento — T&D dentro do orçamento anual da empresa. Assim, será possível despertar o potencial infinito dos colaboradores e, consequentemente, alcançar resultados extraordinários para todos: empresa e profissionais.
Agora conte, ser de luz: gostou de conhecer um pouco sobre a psicologia organizacional? Deixe o seu comentário, falando o que achou e as suas experiências sobre o assunto! Além disso, se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe-o nas suas redes sociais, de modo que os seus amigos também conheçam o poder da psicologia organizacional aliada ao processo de coaching!
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