O que fazer quando a insatisfação profissional bate em sua porta? Quando uma pessoa começa a sentir o peso da insatisfação no trabalho, várias outras questões surgem, e tomar uma decisão que mude esse cenário parece ser a atitude mais desafiadora do mundo. Muitas vezes, a dúvida, o medo, a insegurança e a ansiedade, fazem com que essa insatisfação se arraste, e a pessoa continue procrastinando uma decisão que traria para perto dela, a tão desejada realização profissional.
Diante de todas essas questões, nota-se que para essas pessoas, ficam as seguintes reflexões: O que pode ser feito? Será que a melhor opção estaria em continuar por esse caminho e ir vivendo um dia de cada vez? Ou seria o caso de arriscar outra área e mudar os ares? Quem sabe mudar de empresa seja suficiente? Afinal, é preciso tentar um pouco mais? Por que “jogar tudo fora”?
Percebe o quanto é viva, a angústia e o medo no coração de quem enfrenta a insatisfação profissional?
As pessoas até sabem que esses sentimentos podem ser transformados, porém, em alguns casos, nem sempre é tão simples tomar uma decisão que trará tantas mudanças. Por isso, o ideal é que as pessoas reconheçam que a atual profissão já não causa o efeito que elas desejam, e que não vale a pena continuar insatisfeito por conta do medo ou da incerteza de que outra profissão pode não dar certo.
A partir disso, é interessante que as pessoas comecem a tomar o controle de suas próprias vidas e aos poucos abracem medidas que farão com que as verdadeiras mudanças ocorram.
O Coaching como auxílio na realização profissional
Diversas pessoas tem visto o Coaching, como uma excelente forma de iniciar esse processo de transformação que auxilia as pessoas a conquistarem a tão sonhada realização profissional, além de outros benefícios extraordinários. Essa metodologia oferece uma transformação que se inicia de dentro para fora, ou seja, primeiro é trabalhado o seu interior e posteriormente isso se expande refletindo principalmente no lado profissional de cada um.
Estar infeliz com a atual profissão tem sido uma das queixas mais comuns dos últimos anos. Em 2015, por exemplo, a ISMA (International Stress Management Association) divulgou que 72% das pessoas, estão insatisfeitas com seu trabalho, e o Coaching consegue trazer de volta toda essa energia que está escondida. Mas como isso acontece?
Primeiramente, o medo da família e dos amigos não apoiarem qualquer decisão que for tomada deve ser deixado de lado, isso pode servir como uma barreira que impede o crescimento pessoal e profissional.
É respeitável ouvir a opinião de todas as pessoas que estão ao seu redor, mas também é fundamental que elas saibam que a decisão a ser tomada é exclusivamente sua. Pensar dessa forma não significa ser egoísta, pelo contrário, você estará valorizando seus sentimentos, suas vontades, e mais, estará correndo atrás dos seus sonhos. Afinal, você é possuidor da sua história, por isso, lute pelos seus sonhos.
Existe um momento na vida das pessoas que MUDAR é fundamental, e se ainda assim existir uma pontinha de dúvida de como, quando e por onde começar, permita-se mergulhar na metodologia do Coaching.
Um dos objetivos do Coaching é trabalhar a sua autoconfiança, e para conquistar a sua realização profissional, a autoconfiança terá que ser a sua melhor amiga. E como o Coaching pode oferecer tudo isso?
O Coaching e a profissão Coach
Em algum momento da sua vida, com certeza você já desejou que sua vida profissional/carreira passasse por uma grande transformação, e que com essa mudança, viesse também a sensação de realização, de conquista e de felicidade.
Normalmente, quando a insatisfação profissional chega, não existe mais produtividade, não há vontade de trabalhar, as pessoas já não são boas companhias, trabalhar em equipe se torna maçante, o estresse aumenta, o foco já não está presente como antes, e o interesse por descobrir novas informações é substituído pela vontade de pedir demissão.
Diante disso, é interessante dizer que o Coaching é capaz de restaurar a sua capacidade de desenvolver e descobrir novas habilidades. A gestão do tempo também é um benefício que as pessoas adquirem quando trabalham o autoconhecimento dentro do Coaching, dessa forma, sua produtividade aumenta, e a qualidade de vida também tem uma melhora significativa, já que o estresse diminui consideravelmente.
E é buscando toda essa energia, que muitas pessoas encontram no Coaching uma oportunidade de realização profissional. A partir daí, começam novas reflexões: por que não trabalhar com o Coaching? E por que não levar toda essa energia a milhares de pessoas? Percebe como novas possibilidades vão surgindo?
Analisando tudo isso, talvez esse seja o momento certo para as pessoas que se sentem perdidas e precisando de uma recolocação no mercado de trabalho, comecem a pensar em se entregar ao Coaching fazendo uma formação como o Professional & Self Coaching – PSC, que consegue proporcionar o necessário para a sua realização profissional acontecer.
E depois de analisar alguns dos benefícios que o Coaching oferece, e notar as várias possibilidades de melhoria que uma formação pode entregar, talvez a resposta para todas dúvidas esteja muito mais perto do que antes. Por isso, seja dono do seu destino, da sua história, faça diferente, saia da sua zona de conforto, dê voz aos seus sonhos e comece a mudança que a sua vida está pedindo. Vá em busca da sua realização pessoal e profissional.
[php_everywhere]