De acordo com W. Chan Kim e Renee Mauborgne, autores do livro A Estratégia do Oceano Azul, as empresas precisam criar uma curva de valor para conseguirem alcançar diferenciação no mercado em que atuam. Por meio da construção de gráficos, a organização é capaz de delimitar os atributos de valor do seu segmento e comparar seus resultados com os apresentados pela concorrência.
Com esses dados, a organização se torna capaz de definir suas características mais significativas e como elas podem diferenciá-la de seus concorrentes. Quanto maior o valor, mais elevadas são as chances de a organização alcançar o sucesso que deseja. Os valores gerados pelos gráficos permitem que a empresa entenda sua posição no mercado e tenha embasamento para tomar decisões e desenvolver um planejamento estratégico assertivo que resulte em vantagem competitiva e lucro.
[php_everywhere instance=”2″]
Vantagens da criação da curva de valor
A criação da curva de valor permite que a empresa:
- Elimine fatores do seu produto/serviço que já são bastante usados pela concorrência e não são determinantes para a compra do cliente;
- Reduza a produção de produtos/serviços que não são valorizados pelos stakeholders;
- Eleve os atributos que fornecem lucro e o desejo de compra do consumidor;
- Crie atributos inéditos e relevantes no segmento em que atua;
- Entenda seu público-alvo para, assim, oferecer um produto/serviço condizente com o que ele procura;
- Conheça a concorrência e seja capaz de saber quais são os reais valores oferecidos pelas outras empresas;
- Entenda as tendências do mercado, trançando ideias e estratégias alinhadas às inovações do mercado e obtenha fidelização do cliente.
Como criar a curva de valores
- Estabeleça seu modelo de negócio;
- Defina quais são os atributos expressivos dos produtos/serviços oferecidos;
- Categorize esses atributos de acordo com importância;
- Classifique os produtos/serviços dos concorrentes;
- Desenhe as curvas da concorrência no mesmo gráfico;
- Compare e analise os dados da empresa com o concorrente;
- Estabeleça um plano de ações.
Após definida a curva de valores, a empresa deve conhecer todas as diretrizes estabelecidas pela ferramenta e colocá-las em prática em seus processos. Uma vez que isso acontece, a organização é capaz de tornar a concorrência irrelevante para o alcance do seu lucro.
Vale lembrar que o Coaching é uma metodologia abastecida de ferramentas e técnicas capazes de auxiliar o gestor a definir objetivos e metas assertivas para a sua empresa e assim, alcançar diferenciação, sucesso e lucro.
Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]