A liderança é uma habilidade nata, mas que pode ser desenvolvida por meio de treinamento e desenvolvimento com Coaching.
Não há dúvidas do quão é importante ter um líder à frente das equipes. Este profissional precisa ser alguém com dinamismo, serenidade, zelo, flexibilidade, que seja hábil para tomar decisões e levar em conta o ponto de vista dos colaboradores, além de ser inspirador.
Um líder com todas essas habilidades é capaz de motivar sua equipe, envolver todos nos processos e garantir o comprometimento dos colaboradores na busca por resultados extraordinários.
[php_everywhere instance=”2″]
Diante dessas necessidades, ficam as perguntas: como surgem estes líderes? A liderança é uma habilidade nata? A resposta é sim, a liderança é uma habilidade nata que pode (e deve) ser estimulada e aprimorada. Muitos líderes já mostram suas habilidades ainda na infância, enquanto outros a manifestam na fase adulta.
Liderança não é algo restrito a gestores. Independentemente do cargo ocupado, é importante que as empresas incentivem seus colaboradores a serem líderes. Isso contribui positivamente para o bom andamento dos processos na organização, além de revelar talentos e promover o crescimento profissional.
Quando a organização se planeja, ela se prepara para as mais diversas situações — tanto boas quanto ruins. Um planejamento de gestão de pessoas deve ter ações e estratégias voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de líderes.
Como criar um plano de desenvolvimento de liderança
Mesmo consagradas empresas, com históricos de sucesso, podem ter problemas com liderança. Por isso, é preciso estar atento ao pipeline de preparação dos líderes. Afinal de contas, um líder ineficaz que tenha se mantido no cargo por muito tempo pode resultar em péssimas notícias futuras ou, até mesmo, já estejam acontecendo no presente momento.
Nunca é tarde para começar um plano de desenvolvimento de liderança. Mas para que ele funcione é preciso que existam apoiadores que caminhem juntos rumo ao mesmo objetivo. Ou seja, os participantes precisarão ser modelos de comportamento. Porque, no fim das contas, até mesmo o melhor dos planos pode ter resultados ineficientes se os líderes não estiverem receptivos e engajados.
Deixar de lado o envolvimento ou a participação dos maiores decisores fará com que o caminho para a perda total do plano seja bem curto. Por isso, os executivos precisam ser modelos de comportamento. Já que são eles que vão moldar os próximos líderes. E é exatamente por esse motivo que o plano precisa começar de cima, com essas pessoas.
Junte os principais líderes para que todos estejam cientes e de acordo com a atual situação da organização. Deixe claramente definido qual é o problema atual com a liderança e se comprometa a realizar um esforço em conjunto para solucionar esse problema.
Tenha uma visão muito bem definida
Para que o seu plano de liderança comece é preciso que tenha definidas quais serão as ações necessárias para que ele seja colocado em prática. É comum que a visão englobe grandes sonhos e esperanças. E isso é algo muito bom, porque é exatamente o tipo de inspiração que trará motivação. Mas também é preciso saber que ela pode ser perigosa, porque carece de informações sobre como, na prática, alcançar o grande objetivo.
Continue com os esforços [em todas as etapas do processo]. Comece definindo uma visão do seu plano de desenvolvimento de liderança. Assim, essa visão poderá ser algo exclusivo para a sua organização. Mesmo que inclua conceitos com a construção de um pipeline robusto para o desenvolvimento de líderes.
Garanta que todos os líderes sejam especialistas em determinadas áreas ou, pelo menos, o início para uma transição de novos líderes. As suas decisões, aqui, poderão causar grandes impactos a longo prazo.
Determine os impactos
Sejam eles pessoais, práticos ou organizacionais. Definir metas e objetivos irá te ajudar a traduzir a visão para a realidade. Os líderes devem desempenhar um importante papel nos três níveis.
Assim, determine o nível no qual você pretende desenvolver melhor as habilidades de liderança. Isso vai ajudar a dar mais clareza e permitirá que você estabeleça objetivos realistas e possíveis de serem alcançados.
A nível pessoal: para liderar pessoas é preciso que você seja capaz de liderar a si mesmo. Aqui, o foco do plano de desenvolvimento é focar no trabalho em equipe, resolução de conflitos, gestão de tempo, redução de estresses, accountability pessoal e outras habilidades fundamentais.
O nível prático possui foco de desenvolvimento em áreas como a função de líder de uma equipe, como se comunicar com ela, como identificar e solucionar problemas de desempenho e como criar uma cultura de accountability. Geralmente, a liderança prática é aplicada a gestores e supervisores da linha de frente e a níveis intermediários.
Nível organizacional é o tipo de desenvolvimento de liderança que amplia o modelo mental e a capacidade de entrega de resultados organizacionais. Isso significa que os líderes desenvolvem habilidades para engajar os decisores, capacitar outras pessoas para liderar, conduzir a empresa em direção às mudanças estabelecidas e diversas outras habilidades que contribuem com o objetivo da empresa.
Criando o seu plano
Assim como qualquer piloto precisa verificar diversos itens de seu carro de corrida antes de iniciar uma corrida, um plano de liderança jamais deverá ser iniciado sem a correta e certeira preparação. Garanta que o seu plano terá um cronograma com marcos específicos, que te ajudarão a manter o ritmo.
Crie um mapa que inclua estratégias de comunicação do seu plano de desenvolvimento de liderança, programas de treinamento relacionados, parâmetros para avaliação do sucesso e um contínuo processo de desenvolvimento.
Tenha em mente que o desenvolvimento de liderança nunca acaba. Por isso, mantenha seu plano sempre vivo, com atualizações e melhorias contínuas.
Coaching para o desenvolvimento de lideranças
Aliado importante para quem deseja liderar de forma eficaz e obter excelentes resultados, o Coaching é uma ferramenta extraordinária para quem busca desenvolvimento humano, permitindo o aprimoramento das habilidades pessoais e eliminando possíveis crenças limitantes que impedem o alcance de resultados satisfatórios.
Além disso, o Coaching auxilia as pessoas no desenvolvimento das seguintes habilidades:
- Gestão de tempo eficiente;
- Foco;
- Capacidade para gerir o capital humano;
- Comunicação assertiva;
- Planejamento estratégico;
- Garantir um ambiente de trabalho saudável;
- Comprometimento com o cumprimento das metas da organização.
Estas e muitas outras habilidades são essenciais para que haja uma liderança de excelência dentro de todo e qualquer tipo de organização. Assim, por meio do Leader Coach Training – LCT, formação voltada para o desenvolvimento de líderes aqui do IBC, é possível que os profissionais obtenham conhecimentos e aprendam técnicas e ferramentas essenciais para inspirar seus colaboradores e contribuir com o alcance do sucesso de todos, inclusive dos negócios como um todo.
Se você ficou interessado em aprimorar o seu estilo de liderança através do Coaching, entre em contato com um de nossos consultores, conheça mais sobre o LCT e inscreva-se para a próxima turma agora mesmo!
E você, acredita que seja importante desenvolver líderes em sua organização? Você se considera um líder nato? Use o espaço abaixo para me contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o, com seus amigos, em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: Jirsak / Shutterstock