Todas as empresas, independentemente de seu segmento, devem traçar os objetivos que desejam alcançar. Para isso, é importante separar metas gerais de forma setorizada (ou seja, de cada departamento da empresa) e as metas individuais de cada funcionário, a partir de suas habilidades particulares e função exercida dentro da empresa.
As metas gerais são válidas para toda a empresa, e geralmente são mais fáceis de serem idealizadas e cumpridas — já que são o maior foco da empresa. As metas individuais precisam de um pouco mais de atenção, uma vez que dependem exclusivamente do comprometimento individual de cada colaborador e são baseadas nas especialidades de cada um.
O estabelecimento das metas individuais estimula o cumprimento de tarefas, contribuindo para a produtividade e propiciando a execução dos objetivos gerais da corporação. Confira algumas dicas de como definir metas individuais.
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Como definir metas individuais
Personalize as metas
A gestão tem papel fundamental na definição de metas individuais e personalizadas. O coordenador da equipe deve conversar com cada colaborador individualmente, conhecendo suas expectativas em relação ao projeto que está sendo realizado, seus interesses, suas habilidades, quais falhas têm sido cometidas e quais reclamações e sugestões ele tem a fazer.
O passo seguinte é traçar metas junto ao funcionário, de modo que ele se comprometa e concorde com o que foi estabelecido. Para que isso aconteça, é essencial criar um prazo para o cumprimento das metas individuais e mostrar qual o papel dele no planejamento estratégico empresarial.
Seja flexível
Após a definição das metas individuais, é preciso saber ser flexível caso seja necessário fazer alguma alteração. Na medida em que as ações são colocadas em prática, as metas podem ser validadas ou se mostrar inalcançáveis, necessitando de alterações. É preciso, portanto, acompanhar a equipe de perto e realizar reuniões periódicas para averiguar como anda o processo.
Comunique-se com a equipe
Dar feedbacks constantemente e acompanhar os processos de perto, mantendo um canal de comunicação sempre aberto, são atitudes que garantem o comprometimento da equipe. Isso demonstra que a empresa se preocupa não apenas com o resultado final, mas com o percurso e com a satisfação do funcionário.
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Imagem: pixfly / Shutterstock