Toda empresa precisa ter uma identidade para se diferenciar no mercado. O culture code serve exatamente para definir a forma como a organização deseja ser vista por seus clientes e público em geral. A cultura organizacional compõe-se das principais características da corporação, tornando explícito aquilo que ela acredita, pratica e valoriza. Tudo isso é resumido na definição de sua missão, visão e valores.
O culture code deve ser utilizado em todos os processos da organização. Também é necessário divulgar a missão, visão e valores para os clientes internos, pois quando conhecem os propósitos e objetivos da empresa, os seus colaboradores conseguem compreender o que o empregador espera de seu trabalho e como devem agir para contribuir com a conquista dos resultados almejados.
Como partes importantes do culture code, a missão, visão e valores determinam o comportamento institucional da organização. Esses elementos devem servir como guia de conduta para todos os funcionários e envolvidos no funcionamento da empresa, uma vez que eles também apontam os objetivos da corporação e como esta pretende alcançá-los. Elaborá-los, portanto, é fundamental para que todos saibam por onde caminhar.
A missão, visão e valores também ajudam a atrair talentos. Esses três elementos essenciais fornecem as informações necessárias para conquistar colaboradores que se identificam com o perfil da empresa e compartilham os mesmos princípios que ela. Além, obviamente, de servirem como orientação para os profissionais de Recursos Humanos – RH selecionarem candidatos mais adequados a compor o quadro de funcionários durante avaliações de currículos e entrevistas.
Aplicação da missão, visão e valores
Estabelecer missão, visão e valores é tarefa para empresas de todos os portes e ramos de atuação. Esses princípios essenciais ajudam a definir a direção estratégica, o que inclui integração das operações e motivação da equipe. Além de permitirem que o empreendedor compreenda qual o papel de seu negócio na sociedade e aonde pretende chegar.
As empresas devem se atentar para a definição da missão, visão e valores da empresa não ficar apenas como meros objetos decorativos. Esses princípios devem ser realmente utilizados no cotidiano de trabalho e na definição do objetivo e metas da organização. Precisam ser verdadeiros guias que ajudem todos os colaboradores a compreender o propósito da companhia existir, para onde quer ir e qual a lógica do seu funcionamento.
As empresas também devem se atentar para validar constantemente esses elementos ao longo de sua trajetória. A elaboração desse trio deve considerar o segmento de atuação e seu público de interesse (clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros). Também é importante estudar previamente o mercado, para determinar objetivos mais assertivos.
Continue a leitura e entenda a seguir do que se trata cada um destes pontos primordiais para todo e qualquer tipo de empresa.
Missão
A missão fala muito do que é a empresa e dos motivos pelo qual ela foi criada. Representa, basicamente, o propósito da organização existir, sua razão de ser e papel na sociedade. Ao definir a missão de sua empresa, você mostrará aos seus clientes e parceiros quem é e o que pretende fazer durante a sua jornada.
A ausência de missão pode prejudicar a elaboração de uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não estarão claros e bem definidos. A missão deve esclarecer o benefício que a corporação proporciona ao seu público-alvo. Além disso, precisa ser inspiradora e desafiadora para engajar os colaboradores a proporcionarem os melhores resultados aos seus clientes. O mais indicado é que seja curta, de fácil entendimento e memorização, como um verdadeiro mantra que justifica a existência da corporação.
Para entender melhor o conceito, confira abaixo alguns exemplos da missão de empresas conhecidas:
- Correios: Conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções postais e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas.
- Google: Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
- McDonald’s: Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
- Ford: Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.
- Samsung: Inspirar o mundo com nossas tecnologias inovadoras, produtos e design que melhoram as vidas das pessoas e contribuem para a prosperidade social ao criar um novo futuro.
Veja que a partir destes exemplos conseguimos perceber o real motivo que faz com que destas empresas existirem e fazerem o que fazem. Com isso, observamos que a missão de um negócio vai muito além do lucro com ele obtido. Ela diz respeito à possibilidade de fazer a diferença no mundo e no mercado em que a organização atua.
Visão
A visão organizacional é a situação em que empresa deseja estar em um período de tempo definido. Representa, portanto, aonde ela quer chegar, seu objetivo principal e o que deseja alcançar a curto, médio e longo prazo.
Confira abaixo alguns exemplos claros de visão:
- Fiat: Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
- Intel: Se é inteligente e conectado, é melhor com a Intel.
- Coca-cola: Atuar como base para nosso “Roteiro de Atividades” e orientar todos os aspectos de nosso negócio, descrevendo o que devemos conquistar para continuarmos com um crescimento sustentável e de qualidade.
- Telefônica: A vida digital é a vida como conhecemos, pois, a tecnologia já faz parte da essência do ser humano. Queremos criar, proteger e impulsionar as possíveis conexões da vida, para que as pessoas escolham aquilo que realmente importa em um mundo de possibilidades infinitas. Queremos ser uma ONLIFE TELCO, uma telco para as pessoas, uma telco para sua vida.
- Lacoste: Uma Marca, Um Time, Uma Voz, para um crescimento controlado com base na excelência operacional, na satisfação dos clientes e no desenvolvimento de talentos.
Com estes exemplos de visão conseguimos observar onde estas empresas pretendem estar no futuro, ou seja, quais resultados extraordinários elas desejam alcançar a partir de suas ações.
Valores
Os valores dizem respeito aos princípios que orientam todas as posturas da empresa e de sua equipe. Uma vez definidos, todos devem trabalhar para colocá-los em prática em todos os relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros. Nesse sentido, tratam-se dos alicerces da organização, pois representam tudo aquilo que ela acredita e quais são seus princípios e convicções.
Confira abaixo os valores que regem as ações de algumas das maiores empresas em atuação no Brasil e no mundo:
- Catho: Nossos valores transformam pessoas e histórias. Integridade, respeito, colaboração, realização profissional, Resultado viabilizando inovação, visão estratégica, excelência na execução e paixão pelo cliente.
- Magazine Luiza: Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento, Ética, Simplicidade e Liberdade de Expressão, Inovação e Ousadia.
- Bradesco: Cliente como razão da existência da Organização; Ética em todas as atividades e relacionamentos; Transparência nas informações necessárias às partes interessadas; Crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas; Respeito à dignidade e à diversidade do ser humano; Responsabilidade socioambiental, com incentivo de ações para o desenvolvimento sustentável.
- Carrefour: Paixão, Cuidar, Colaboração, Inovação, Excelência.
- Pfizer: Foco no cliente, Apoio à comunidade, Respeito pelas pessoas, Desempenho, Colaboração, Liderança, Integridade, Qualidade e Inovação.
Nos exemplos de visão das empresas que compartilhei acima, tivemos a oportunidade de conhecer os princípios que regem a atuação destas organizações e que orientam o comportamento de seus colaboradores no dia a dia de trabalho.
Missão, Visão e Valores do IBC
Acima, mostramos a Missão Visão e Valores de pequenas, médias e grandes empresas, sendo que temos a satisfação e a felicidade de dizer que algumas delas são nossas clientes.
A seguir, queremos compartilhar também os nossos, que são todos baseados em nossas crenças, sonhos e motivações. Confira:
-
- Nossa Missão: Despertar e desenvolver nos seres humanos seu Potencial Infinito.
- Nossa Visão: Ser a principal referência em Coaching no Mundo.
- Nossos Valores:
- Humanidade: Em primeiro lugar as Pessoas
- Lealdade: Ser leal a Princípios e Sonhos
- Visão sistêmica: Compreenda o Todo
- Evolução contínua: Desenvolver-se Sempre
- Resultados Extraordinários: Considere as pessoas a sua volta, seja leal aos seus sonhos, tenha visão sistêmica e se preocupe com o todo, permita-se evoluir sempre e você terá Resultados Extraordinários
Conheça mais sobre o IBC e como ele foi capaz de mudar a vida de mais de um milhao de pessoas!
Como definir missão, visão e valores?
Se você tem planos de abrir o seu próprio negócio ou já fez este investimento, porém ainda não parou para definir estrategicamente a missão, visão e valores organizacionais da sua empresa, aqui vão algumas dicas poderosas, que você pode colocar em prática agora mesmo. Confira:
Tenha clareza sobre cada um
O primeiro passo em direção à uma definição assertiva de missão, visão e valores da sua empresa já está sendo dado, ou seja, você já está aqui buscando conhecimento sobre do que se trata cada um destes pontos, para que assim não erre e não se confunda no momento em que estiver definindo-os.
Pode parecer redundante falar isso, no entanto, é verdadeiramente importante ressaltar a sua necessidades, pois muitos empresários e empreendedores, na hora em que estão definindo a missão, visão e os valores de suas empresas, pelo simples fato de não conhecerem o conceito dos três, acabam se confundindo e misturando as definições, o que pode causar desentendimentos no futuro.
Leve a sério este processo
Outro erro que muitos empresários e empreendedores cometem na elaboração da missão, visão e valores de suas empresas é ter pressa para defini-los. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que este processo requer bastante atenção e dedicação de sua parte e também da parte de seus sócios, líderes, gestores, e demais pessoas que você considere primordiais neste momento.
Digo isso, pois todos terão como principal demanda definir a identidade da empresa para o mercado em que esta atua. Sendo assim, é preciso gastar o tempo que for necessário, pois dessa maneira, as chances de se chegar à definições verdadeiramente assertivas são muito maiores.
Foque na essência de sua empresa
Neste processo, um ponto que deve ser levado em consideração é a essência da empresa, pois isso vai facilitar bastante a elaboração de uma missão, visão e valores, que realmente estejam de acordo com a identidade que a organização deseja transmitir para seus clientes, colaboradores, concorrentes, fornecedores e demais stakeholders com quem tenha contato ao longo de sua trajetória.
Neste sentido, refletir sobre este fator, ou seja, sobre a essência da sua empresa, esteja ela em atuação ou não, tornará este momento de definição muito mais assertivo e fácil de ser realizado.
Metas e objetivos
No que diz respeito à visão que você deseja definir para o seu negócio, algo que você pode levar em consideração para facilitar este processo é pensar nas metas e objetivos que você deseja que a sua empresa alcance com o passar dos anos.
Digo isso, pois a partir do momento que você pensa em metas e objetivos, você pensa no futuro e no estado desejado pretendido para o seu negócio. Diante disso, além de tornar mais fácil a elaboração, refletir sobre estes dois pontos vai também facilitar o alcance das conquistas e dos resultados extraordinários organizacionais que você almeja atingir com a sua empresa.
Pense em sonhos tangíveis
De nada adianta definir sonhos, metas e objetivos que você não vai ter condições de alcançar com os seus negócios. Assim, ao definir a visão de sua empresa, pensando nos pontos que citei acima, é essencial refletir de forma razoável para que estas definições sejam no mínimo alcançáveis.
Isso porque quando você define sonhos intangíveis, você pode acabar definindo também uma visão inalcançável, o que, com o passar do tempo, pode gerar em você um sentimento de frustração e uma vontade de desistir no futuro.
O conceito de missão, visão e valores também vale como estratégia para a criação do seu perfil profissional. Definir esses elementos contribui para se destacar no mercado de trabalho e encontrar uma empresa que compartilhe os mesmos princípios e objetivos que você. Faça esse exercício e boa sorte!
Agora me conte, Ser de Luz: gostou deste artigo? Já tem clareza sobre a missão, visão e valores de sua empresa? Fale-me mais sobre isso nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos também aprimorem seus conhecimentos sobre este tema.
Copyright: 691696012 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vaclavek