Dentro de uma empresa sabemos que para alcançar resultados verdadeiramente extraordinários é preciso contar com colaboradores motivados, pois estes, ao sentirem-se satisfeitos com seu cargo, função e com a carreira que têm a oportunidade de construir na organização, passam a desempenhar cada vez melhor suas demandas e atividades, contribuindo, assim, para que haja desenvolvimento e crescimento para todos e para os negócios de uma forma geral.
Neste sentido, é preciso investir e encontrar mecanismos que verdadeiramente inspirem e motivem os colaboradores que fazem parte de uma empresa, não só para que esta cresça e alcance o sucesso que almeja, mas para que eles também se empenhem constantemente, no sentido de batalharem para atingirem suas metas, sonhos e objetivos.
Assim, entre estes fatores que contribuem para a motivação profissional está o benefício social, que é o tema do artigo de hoje. Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender um pouco mais o que é e a sua importância para profissionais e empresas.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é benefício social?
Os benefícios sociais são vantagens e facilidades oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores, funcionando como uma remuneração indireta em que parte do salário é convertida em serviços importantes de assistência ao trabalhador. De acordo com a legislação trabalhista brasileira, os benefícios sociais são classificados como legais — quando obrigatórios — e espontâneos, quando a empresa decide, por vontade própria, oferecer determinados serviços e vantagens aos seus profissionais.
Entre os benefícios mais comuns, podemos destacar: planos de assistência médica, assistência odontológica, vale-alimentação, vale-transporte, bolsa de estudos, previdência privada e seguro viagem. Estes tipos de financiamento podem ser concedidos de modo integral, sendo totalmente custeados pela empresa, ou apenas parcial — quando o colaborador paga parte dele.
Estes benefícios colaboram diretamente para a satisfação e o aumento da produtividade dos colaboradores, que se sentem amparados pela empresa, além de mais seguros e atraídos pelo pacote de conveniências. Em geral, organizações que oferecem benefícios são consideradas melhores para trabalhar e, nestes locais, o turnover é muito mais baixo do que em ambientes em que esta prática não costuma ser adotada.
Tipos de benefícios
Para que entendamos melhor como funcionam os benefícios sociais, vou falar um pouco mais sobre eles e também sobre os principais que oferecidos pelas empresas. Continue comigo e confira:
Benefícios legais
São aqueles garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT ou por convenções sindicais, e que toda empresa é obrigada a oferecer. São eles: 13º salário, PIS, hora extra, vale-transporte, FGTS, férias, banco de horas, entre muitos outros.
Benefícios espontâneos
São aqueles que a empresa, voluntariamente e sem nenhuma obrigação, decide conceder aos seus trabalhadores. Exemplos: cesta básica, tíquete-refeição, bônus, gratificações, assistência médica e odontológica, empréstimos consignados, bolsas de estudo, e assim por diante.
Benefícios monetários
São gratificações em dinheiro concedidas pela empresa, registradas na folha de pagamento, gerando encargos sociais para o governo. São exemplos: aposentadoria, complementação de aposentadoria, financiamento de remédios, férias e planos de empréstimo.
Benefícios não-monetários
São os benefícios em forma de serviços e facilidades, disponibilizados diretamente ao trabalhador. Exemplos: refeitórios e lanchonetes, acesso a clubes, transporte da empresa, serviços sociais e horários flexíveis.
A importância dos benefícios sociais
Os benefícios sociais são essenciais para garantir que os profissionais sintam maior segurança, satisfação e se identifiquem com a empresa. Pelo viés da organização, essas vantagens são fundamentais para aumentar a produtividade, maximizar os ganhos e manter o bom clima organizacional.
Ao oferecer tais facilidades, a empresa mostra seu compromisso com a satisfação dos colaboradores, além de atenção à gestão de pessoas e preocupação com o investimento na melhoria do ambiente. Todos só têm a ganhar.
Confira a seguir o que torna importante oferecer benefícios sociais aos colaboradores de uma empresa:
Motivação
A partir do momento que a empresa investe em qualquer um destes tipos de benefícios sociais, os colaboradores sentem que estão inseridos em um ambiente em que são verdadeiramente valorizados. O resultado disso são profissionais ainda mais motivados, que encontram uma razão e um propósito para estarem trabalhando ali, empregando suas melhores habilidades e competências na execução de suas atividades.
Produtividade
Outro ganho que se obtém ao investir no oferecimento de benefícios sociais é o aumento da produtividade. Isso acontece, pois os profissionais entendem que a empresa importa-se com eles verdadeiramente, o que traz como resultado, não só uma produtividade maior, mas também desenvolve profissionais mais proativos, que desejam encontrar formas mais eficazes de realizar suas demandas, entregando, assim, qualidade para a empresa e automaticamente para seus clientes.
Clima organizacional
Algo que é de fundamental importância para todo e qualquer tipo de empresa é que ela tenha um clima organizacional agradável e colaborativo, em que todos possam desempenhar suas atividades com maestria e excelência.
Neste sentido, entende-se que o oferecimento do benefício social contribui significativamente para um bom clima organizacional, pois a partir do momento que os colaboradores recebem este tipo de incentivo, eles se sentem mais felizes e satisfeitos com o trabalho e com a empresa como um todo.
Turnover
Além destes benefícios que citei até aqui há também o da diminuição considerável dos índices de turnover nas empresas. Isso porque o colaborador entende que a empresa está lhe valorizado e reconhece que isso também acontece através do benefícios. Assim, eles passam a resistir cada vez mais em mudar de emprego, pois não querem deixar para trás as vantagens que já têm na organização atual.
Atração de talentos
Da mesma forma que, através do benefícios sociais, é possível reter talentos, estas vantagens que as empresas oferecem a seus colaboradores também têm o poder de atrair profissionais considerados talentos em suas áreas de atuação e que poderão contribuir significativamente para o aumento dos resultados da organização.
Ao tomarem conhecimento desses benefícios, entre outros, que as empresas oferecem, eles passam a se interessar por trabalhar nelas, pois sabem que lá seus talentos serão reconhecidos e plenamente valorizados.
Vantagem competitiva
O ganho de vantagem competitiva através dos benefícios sociais ocorre porque os colaboradores da empresa, ao trabalharem com afinco, passam a melhorar consideravelmente os produtos e serviços que esta oferece. Com isso, ela se torna preferida aos olhos de seus clientes, o que faz com que ela fique sempre a frente de seus concorrentes no mercado em que atua.
Conforme pudemos acompanhar, investir em benefícios sociais, não é apenas uma forma que as empresas têm de cumprir com suas obrigações legais, no que diz respeito a direitos trabalhistas, mas é também uma maneira de deixar seus colaboradores, clientes e até mesmo seus fornecedores mais felizes e satisfeitos. Neste sentido, a minha dica é que você analise quais destes benefícios a sua empresa consegue oferecer e realmente realize este investimento, pois seus retornos serão verdadeiramente positivos.
E você, o que pensa sobre os benefícios sociais? Acredita que eles podem contribuir positivamente com o crescimento da organização? Use o espaço abaixo para me contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Copyright: Por Andrey_Popov – ID da foto stock livre de direitos: 126683501
[php_everywhere instance=”1″]