Motivando a equipe a aprender sempre com seus erros

Equipe motivada

Saiba como fazer sua equipe aprender com os erros.

Está muito enganado quem pensa que as falhas servem apenas para desestabilizar a empresa. Quando o líder sabe como gerenciar pessoas de maneira eficiente, consegue buscar em cada deslize uma solução. Assim, pode mostrar como cada pequeno erro é capaz de gerar uma proposta nova ou uma resolução, reforçando a ideia de que seus colaboradores precisam aprender sempre.

Quando se tem esse entendimento é possível criar outro registro nos colaboradores a respeito dos erros. O indivíduo deixa de lado aquela perspectiva de que é menos competente por um pequeno deslize e adquire mais confiança. Além disso, usar os erros para entender como agir melhor em uma situação futura contribui para o aperfeiçoamento. 

No artigo a seguir iremos dar dicas de como motivar a sua equipe a aprender com seus erros. Com o passar do tempo será possível visualizar as transformações que essa nova perspectiva oferece. Vamos começar? 

Dicas de como motivar a sua equipe a aprender sempre com seus erros

Ao cometer um erro, é importante que o profissional assuma uma postura analítica que permita aprender com o ocorrido. Todo mundo está suscetível a cometer erros e deve estar preparado para aprender com eles. Uma vez que o deslize já foi cometido, é imprescindível tirar o melhor dele para uma situação futura. 

O bom líder busca alternativas que auxiliem seus colaboradores a entender seus erros como oportunidades de aprendizado. Os profissionais devem ser motivados a ter essa visão para que possam então ampliar seus horizontes. Confira, abaixo, algumas dicas de como fazer com que uma equipe aprenda com seus erros.

1.Saída da zona de conforto

Muitos funcionários adotam o pensamento de “por que eu preciso fazer algo, se isso não vai interferir em meu setor?”. Esse é um erro muito comum que deve ser combatido pelo líder.

Todos devem entender que cada colaborador é fundamental não apenas para desenvolver especificamente sua atividade, mas para ajudar nos demais processos da empresa.

O ideal é que, de tempos em tempos, alguns membros da equipe sejam deslocados para auxiliar outras equipes. Estando inseridos em um universo diferente é natural ter algumas dúvidas e até mesmo cometer pequenos erros. Nessas situações é importante que seja reforçado o quanto isso ajuda no crescimento da qualidade do trabalho do indivíduo. 

2. Deixe um canal aberto para toda a equipe

Todo líder deve saber como conversar com seu funcionário: isso é importante para que, quando houver falhas, elas sejam resolvidas dentro da própria equipe. Quando a comunicação é ativa, os erros se tornam pequenos e resolvíveis, colaborando para o desenvolvimento rápido e eficiente do grupo.

Os membros da equipe não podem ter medo de procurar o líder e dividir com ele suas dúvidas e questões. A construção de um ambiente comunicativo seguro permite que os profissionais aceitem melhor seus erros e encontrem na liderança o apoio de que tanto precisam nos momentos difíceis. Colocar-se de uma forma aberta ao diálogo já é ter um canal aberto para a comunicação. 

3. Crie estratégias para ações rotineiras

Não é fácil assumir um erro e, muito menos, mostrar que esse erro foi cometido. Entretanto, se o líder souber levar a situação, é possível reverter esse quadro. Aproveite os momentos de relaxamento da equipe — como a hora do café, ou algum instante de descontração — para mostrar que todos os erros são administráveis. 

Inclusive, é válido explicar para a equipe que quando um erro é reportado permite o desenvolvimento de uma solução para ocasiões semelhantes no futuro. Os erros existem para nos apontar fragilidades nos sistemas.

A partir da detecção de um ponto fraco podemos corrigi-lo. Sente, converse, exponha! A comunicação é sempre a melhor forma de desenvolver uma equipe e aprender sempre.

4. Incentive a troca de experiências

A troca de experiências entre os colaboradores é uma forma prática de aprendizado para a equipe. O líder pode organizar algumas reuniões em que os colaboradores possam dividir suas principais dificuldades. Caso as tenham superado, podem explicar como fizeram. Se ainda não tiverem encontrado uma solução pertinente, podem pedir aos colegas que auxiliem.

Muitas vezes, erramos porque não temos a perspectiva certa para encontrar a resposta para a questão que nos traz dificuldade. Pode ser que um colega, que tem outra visão, entenda como solucionar a questão. Essas reuniões também ajudam a criar um clima de maior cumplicidade entre os profissionais. Ao longo do tempo isso ajuda a melhorar os resultados conquistados.

5. Premiações para conquistas individuais e coletivas

Uma forma de motivar os colaboradores a aprender com seus erros é oferecer bonificações pelas suas conquistas. O profissional entende que, ao se aperfeiçoar e bater suas metas, terá a chance de receber um prêmio. Mais do que se esforçar para acertar, as premiações garantem a chance de olhar para os erros como uma forma de aprender para se superar.

As premiações podem ser financeiras, mas também podem ser um dia de folga, a possibilidade de trabalhar home office alguns dias, entre outras. O mais importante é criar um incentivo para que os erros se configurem em algo positivo para que o indivíduo possa crescer.

6. Processo de Coaching

Muitas empresas já descobriram o quanto o processo de Coaching pode ser positivo para os seus colaboradores, especialmente os que estão em posição de liderança. Essa poderosa metodologia se baseia em um caminho de autoconhecimento que ajuda o indivíduo a entender e desenvolver suas habilidades. O profissional é levado a olhar com mais atenção para as suas características principais.

A partir da identificação da existência das respostas para as suas questões, o profissional pode evoluir. Encontrar as respostas dentro de si é essencial para se tornar uma pessoa mais completa e aberta para as oportunidades do mundo. O processo de Coaching pode ajudar os colaboradores a compreenderem que os erros podem ser corrigidos e que servem de base para o crescimento. 

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