Confiança: Uma Nova Marca de Gestão

Veja de que modo sua forma de gerir influencia no sucesso de sua empresa

Você é controlador ou sabe delegar? Se for gerente, diretor, líder de empresa ou ocupa algum cargo de chefia dentro do meio corporativo logicamente tem um perfil de gestão. Saber confiar ou conduzir a rédeas curtas todas as ações de seus subordinados são alguns perfis, mas de que modo sua forma de gerir influencia no sucesso de sua empresa?

Embora muitos líderes, com certeza os mais conservadores, ainda mantenham uma posição firme e cristalizada quanto a delegar funções e dessa forma oprimam seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho ruim, e neles, uma sensação de desconfiança quanto à capacidade e insegurança na execução das tarefas, uma nova forma de gestão, a de confiança, tem sido cada vez mais usada, e é uma tendência no meio corporativo.

Alguns fatores como a globalização da economia, a velocidade das informações e do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, influenciaram essa nova forma de dirigir uma corporação, e instaurou um contexto novo dentro das empresas. Hoje, delegar não é mais sinônimo de passar aos outros o que o chefe não deseja fazer, mas sim, um sinal de que este confia na capacidade de seu empregado e que divide as responsabilidades pelos êxitos.

Chefes com perfis de controle tendem a fazer o contrário, centralizam todas as decisões, mantém um relacionamento indiferente com seus colaboradores, mandam, cobram de forma efusiva, e quando acontece, apontam o funcionário como único culpado pelos erros. Estes também tendem a assumir como seu, o mérito por uma tarefa executada com sucesso por um colaborador.

Segundo José Maria Gasalla e Leila Navarro, no livro “Confiança, a chave para o sucesso profissional”, a construção de um ambiente de trabalho pautado pela confiança, se dá por meio de uma série de qualidades, intituladas 10 Cs: Competência, Clareza, Consistência, Cumprimento da palavra, Coerência, Confiabilidade, Cumplicidade, Comprometimento, Consistência e Correspondência.

A partir desses pressupostos, a Gestão por Confiança exige que o líder crie um bom ambiente de trabalho, onde as decisões são compartilhadas e que seja pautado pelo diálogo, por interações com os colaboradores, pela otimização de seu tempo para a observação das ações, capacidades e potenciais individuais e coletivos do grupo, para dessa forma, instaurar um clima de confiança entre as partes. Com isso, a equipe se sente valorizada, motivada e entende que sua participação é fundamental para alcançar as metas estabelecidas e o sucesso da empresa.

Os gestores que buscam dar qualidade ao trato de seus colaboradores e os valorizam no dia a dia de trabalho, consequentemente tem uma melhor resposta em resultados, do que aqueles que limitam exageradamente a ação de uma equipe. Ser um bom gestor também é saber escutar, estar próximo dos seus colaboradores e oferecer a estes, as ferramentas capazes de desenvolver o melhor da potencialidade de cada um. Numa empresa todas as partes devem estar harmonicamente alinhadas num objetivo comum de realizações, do contrário, o fracasso é inevitável.

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