A alta competitividade, o dinamismo e a velocidade das mudanças no mercado são fatores que exigem que as empresas se tornem cada vez melhores na área em que atuam. Por isso, é fundamental contar com um capital humano capacitado e engajado, o que se reflete na construção de equipes de alto desempenho.
Uma equipe de alto desempenho é aquela que alcança e supera as metas predefinidas com regularidade e consistência. Para atingir os resultados, o time se vale de ferramentas como o conhecimento, habilidades técnicas e trabalho em grupo colaborativo. Esses grupos costumam demonstrar independência e responsabilidade para atuar nos projetos.
No artigo a seguir iremos apresentar com mais detalhes o conceito de equipes de alto desempenho e listar dicas de como construir um grupo com esse foco. Vamos começar? Boa leitura!
O que são equipes de alto desempenho?
As equipes de alto desempenho são aquelas formadas por profissionais que possuem os conhecimentos e habilidades necessários para atingir as metas individuais e coletivas. Porém, mais do que serem tecnicamente qualificados, esses colaboradores têm facilidade para trabalhar em grupo, gerando os resultados almejados pela organização.
O foco das equipes de alto desempenho é buscar pela concretização de resultados mais robustos, constantes e competitivos. Em um time que apresenta alta performance é natural que todos os membros deem o melhor de si.
Existe um profundo comprometimento com a conquista dos objetivos, levando a um sistema de trabalho sinérgico. Os conhecimentos e habilidades individuais desses profissionais se complementam resultando em um coletivo mais forte.
Principais características de uma equipe de alto desempenho
As equipes de alta performance apresentam algumas características bastante destacadas. Confira abaixo quais são os pontos que distinguem esses grupos, contribuindo para a maior produtividade sem perder o foco na qualidade.
Multidisciplinariedade
As equipes de alta performance costumam reunir profissionais de áreas distintas. As experiências variadas contribuem para soluções mais criativas e pertinentes para cada questão.
Complementaridade
Como citamos acima, a equipe de alta performance é formada por profissionais de áreas diferentes. Contudo, mais do que essa variedade, é essencial que as competências sejam complementares. Os conhecimentos somados devem resultar em soluções inovadoras e únicas.
Colaboração
Há forte senso de colaboração entre os membros das equipes de alto desempenho. Os profissionais compreendem que precisam se ajudar mutuamente para alcançar os resultados esperados.
Alinhamento
Existe forte alinhamento de estratégias e habilidades entre os colaboradores.
Comunicação
Nessas equipes, os bons resultados são obtidos através de uma comunicação efetiva e sem ruídos.
Autonomia
Como essas equipes são constituídas por profissionais devidamente qualificados, há maior autonomia para a realização das atividades. Essa é uma característica que permite que os profissionais assumam suas responsabilidades mais efetivamente.
Confiança
É estabelecida uma relação de maior confiança entre o líder e o liderado, permitindo haver uma troca mais honesta de feedbacks.
Comprometimento
Nas equipes de alto desempenho há maior comprometimento individual e coletivo. Os resultados positivos são reflexos desse engajamento dos colaboradores com suas demandas e com as demandas gerais.
5 Dicas para estimular o alto desempenho da equipe
Construir equipes de alto desempenho é essencial para o crescimento e aumento da competitividade das empresas. Confira, abaixo, dicas poderosas para melhorar a performance profissional de seu time:
1. Conheça sua equipe
O desempenho da equipe é maximizado quando o potencial de cada indivíduo que a compõe é plenamente despertado. Portanto, quando o líder conhece amplamente as habilidades, competências, pontos fortes e motivações de seus liderados, ele consegue desfrutar o máximo de seus talentos.
O ideal é que os colaboradores também se conheçam bem. Uma ferramenta que pode ser de grande ajuda nessa busca por autoconhecimento é o Coaching. Através da metodologia eles poderão aprender a olhar de forma mais clara para si, entendendo quais são seus pontos fortes e as suas limitações.
2. Feedback
O feedback é um retorno que o líder fornece para a equipe — ou para os colaboradores, de maneira individual — a respeito de seu desempenho, com o objetivo de realizar melhorias. Esta poderosa ferramenta auxilia efetivamente no aprimoramento das habilidades e competências dos liderados, tornando-os cada vez melhores no papel que desempenham.
A cultura do feedback é uma ferramenta essencial para a construção de equipes de alto desempenho. É fundamental que os líderes saibam como oferecer feedbacks positivos e com pontos de melhoria de forma adequada.
Os primeiros devem ser concedidos para incentivar os colaboradores a manter o bom desempenho. Já os segundos precisam ser concedidos de forma construtiva, de maneira que auxilie o colaborador a mudar os padrões que não contribuem para o seu crescimento.
3. Objetividade
As metas da empresa devem ser claras, bem entendidas e alinhadas com os colaboradores. Dessa forma, todos sabem qual o resultado a ser atingido, bem como os caminhos a serem tomados para atingir o sucesso conjunto. A comunicação também precisa ser objetiva para evitar possíveis ruídos que atrapalham a conquista do resultado desejado.
4. Cocriação
Uma equipe homogênea tem maior facilidade de interação e relacionamento, mas seus resultados podem não ser tão surpreendentes. Um time diversificado, por sua vez, possui maior potencial de realização, justamente por conta da variedade de competências, que complementam umas às outras.
Os diferentes perfis enriquecem o todo, pois permitem a troca de percepções e novas possibilidades, aumentando substancialmente o nível de excelência do grupo no desempenho das atividades. As criações em grupo são mais pertinentes quando existe essa diversidade de perfis de colaboradores.
5. Ambiente colaborativo
Um ambiente colaborativo dá abertura para que todos liderados contribuam com propostas e ideias, se sentindo confortáveis para se expressar e promover novas possibilidades e melhorias nos processos e estratégias. Deste modo, os liderados se sentem peças importantes para a empresa e, consequentemente, ficam mais motivados, engajados e comprometidos.
Um ambiente colaborativo é fundamental para que a equipe se desenvolva de forma a apresentar alto desempenho. Somente com a construção de relações mais salutares se consegue engajar os membros da equipe a trabalhar em conjunto de maneira a chegar a melhores resultados.
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