Como as políticas empresariais influenciam as estratégias de produção?

Políticas empresariais são as metas, objetivos, desafios e estratégias definidas pela alta direção da empresa, e que servem como parâmetro e indicativo para seu crescimento. Toda organização deve estabelecer suas próprias políticas e trabalhar ativamente para que as decisões e planejamentos sejam seguidos e aplicados corretamente.

As políticas empresariais são baseadas nos valores, missão e visão da empresa. São elas que norteiam o comportamento empresarial frente aos colaboradores, clientes e ao mercado em que atua. O objetivo principal destas diretrizes é ampliar as oportunidades, maximizar resultados e eliminar obstáculos que podem limitar o sucesso da organização.

 

Dentro deste contexto, destacam-se algumas estratégias, tais como: de mercado, financeira, comercial e, em especial, as estratégias de produção. Esta última é fundamental para a empresa, pois diz respeito aos seus recursos principais: os produtos e serviços oferecidos.

Entenda as estratégias de produção

Na prática, a estratégia de produção se divide em duas partes: conteúdo e processo. O conteúdo reúne as decisões tomadas pela empresa, os nichos de atuação, suas prioridades competitivas, além das referências para melhorar progressivamente o desempenho da produção.

O processo, por sua vez, diz respeito a “como fazer”. Ou seja, trata-se da metodologia escolhida e que será utilizada pela empresa para que as metas, objetivos e resultados sejam alcançados efetivamente. Deste modo, podemos perceber como as políticas empresariais influenciam nas estratégias de produção: a partir das diretrizes estabelecidas, a organização determina o papel e a importância de cada produto/serviço dentro do seu planejamento.

A felicidade é imprescindível para um bom relacionamento empresarial!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Com isso, a empresa pode criar um processo de produção mais robusto e organizado, pautado por regras e orientadores mais coesos e mais condizentes com seus objetivos e visão de futuro. Além disso, essas diretrizes permitem que as empresas mensurem os pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria em seus processos de produção, bem como medir seus progressos, acertos, corrigir erros e acompanhar os resultados.

 

Gostou do artigo? Deixe sua opinião!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010